Boletim SBPMat – edição 27 – novembro 2014.


 

Edição nº 27 – Novembro de 2014

Saudações, .

Notícias da SBPMat

 

XIV Encontro da SBPMat – Rio de Janeiro, 27 de setembro a 1º de outubro de 2015

– Até dia 5 de dezembro, está aberta à comunidade científica a chamada de propostas de simpósios temáticos para o próximo encontro da SBPMat. A submissão das propostas pode ser feita por pesquisadores com título de doutor, ligados a instituições ou empresas do Brasil ou do exterior. Veja a chamada.

–  O site do XIV Encontro da SBPMat já está no ar. Visite o site.

 

Programa University Chapters da SBPMat

Foi criado o quinto UC (university chapter) da SBPMat. Sediado na Universidade de Caxias do Sul, trata-se do primeiro da região sul. Conheça este UC.

O University Chapter Biomaterials, da UNESP e USP de Bauru (SP), realizou um seminário sobre biomateriais que contou com a participação de pesquisadoras do exterior. Saiba mais.
Proceedings da ICE 2013
Os proceedings da 6th Internacional Conference on Electroceramics, realizada em João Pessoa em novembro de 2013 sob os auspícios da SBPMat, foram publicados online no volume 975 do periódico AMRSaiba mais.

 

Arquivos das plenárias do XIII Encontro da SBPMat 
O professor José Arana Varela nos cedeu o arquivo da sua Palestra Memorial “Joaquim da Costa Ribeiro”, na qual abordou desafios globais para a área de Materiais, a história das sociedades científicas da área no mundo e dados sobre publicações da comunidade brasileira de pesquisa em Materiais, entre outros assuntos. O arquivo se soma em nosso Slideshare aos de outras 16 apresentações plenárias ou premiadas dos encontros de 2012, 2013 e 2014. Veja a apresentação do prof. Arana Varela.

 

Artigo em destaque 

Uma equipe de cientistas de Minas Gerais desenvolveu nanopartículas com características “verdes” desde o processo de síntese até a aplicação. As nanopartículas demonstraram capacidade de fotodegradar compostos orgânicos que poluem as águas. Além de publicar os resultados da pesquisa em um periódico com alto fator de impacto, os autores estão preparando uma patente visando a comercialização de um produto para descontaminar águas.

Veja a matéria de divulgação que preparamos para esta edição.

Gente da nossa comunidade

“É primordial que se tenha prazer em fazer pesquisa e que você acredite no potencial e na qualidade do seu trabalho”, disse o vencedor do Prêmio Capes de Tese 2014 na área de Materiais, Luís Fernando da Silva, em entrevista para nosso boletim. Em seu doutorado pela USP São Carlos, Luís Fernando sintetizou compostos usados como sensores de gás pelo método hidrotermal-microondas e analisou suas propriedades estruturais por meio de espectroscopia de absorção de raios X. Na entrevista, falou sobre sua carreira acadêmica e sobre o trabalho premiado. Veja.

Entrevistamos também o ganhador da menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2014 na área de Materiais, Augusto Batagin Neto. Em seu doutorado na UNESP, ele desenvolveu um trabalho de simulação de propriedades de materiais orgânicos para aplicação em dispositivos. “Busquemos cada vez mais aumentar a nossa visibilidade, divulgando nossa pesquisa, não apenas nos meios tradicionais, mas também em outros meios diversificados de comunicação, inclusive redes sociais”, recomendou Augusto. Na entrevista, ele nos falou sobre sua carreira acadêmica e sobre o trabalho merecedor da menção honrosa. Veja.
Oswaldo Alves (UNICAMP) e Marcos Pimenta (UFMG), da comunidade de Materiais foram eleitos membros da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Saiba mais.

 

História da pesquisa em Materiais no Brasil 

Para comemorar um aniversário da criação do Instituto de Física de São Carlos (USP), abordamos a participação dessa instituição na história da pesquisa em Materiais no Brasil, desde a década de 1950, e o impacto dessas ações no meio acadêmico e na sociedade em geral. Saiba mais sobre esta história.

Dicas de leitura
Matérias de divulgação científica sobre artigos publicados nos periódicos científicos mais renomados da área.

– Moldes de ADN para fabricar nanopartículas com diversos formatos (divulgação de paper da Science). Aqui.

– Com características similares às de folhas de grama, nanopilares compostos por cristais orgânicos empilhados prometem novas células solares (divulgação de paper da Nanoletters). Aqui.

– Grafeno duplica produção de energia elétrica em biocélulas a combustível, mostram brasileiros em

artigo destacado em capa da Physical Chemistry Chemical Physics. Aqui.

Livros

– Resenha no site da Amazon sobre o livro Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap, assinado por Ethel Schuster, Haim Levkowitz e Osvaldo Novais Oliveira Jr., pesquisador brasileiro da comunidade de Materiais. Aqui.

Periódicos

Em 2014, o Institute of Physics lançou três novos periódicos científicos do interesse da nossa comunidade de Materiais:

2D Materials.

Materials Research Express.

Translational Materials Research.

 

Oportunidades
– Concurso para professor no Instituto de Física da USP. Aqui.

 

Próximos eventos da área
XIV Encontro da SBPMat. Rio de Janeiro. 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Site.
Nosso perfil no TwitterNossa página no Facebook
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir artigos e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *