University Chapters


logoUCs-fundo branco-1200 pxO Programa University Chapters (UCs) da SBPMat/B-MRS tem como objetivo promover o crescimento profissional, a capacidade de liderança, o espírito colaborativo e a visão multi-institucional e multi-interdisciplinar em estudantes na área de Ciência e Engenharia de Materiais e áreas relacionadas. Isto é obtido a partir da criação de redes de colaboração acadêmica eficientes e efetivas, formadas pela interação criativa entre as diversas unidades do programa em todas as regiões do País.

Com este programa, a SBPMat/B-MRS confirma seu compromisso em contribuir para desenvolver, junto às novas gerações de pesquisadores e líderes na área de materiais, habilidades e competências indispensáveis para torná-los profissionais produtivos e capazes de resolver problemas científicos e não científicos inerentes da atividade de pesquisa.

Cada University Chapter é formado por estudantes de pós-graduação e graduação e professores de instituições que praticam o ensino, a pesquisa ou a divulgação da Ciência e Engenharia de Materiais e áreas afins. Estudantes do ensino médio também podem participar dos UCs. Os UCs propõem e realizam ações de promoção da Ciência e Engenharia de Materiais, tais como workshops, debates e canais em mídias sociais, e interagem entre si em ações conjuntas, como a organização do Simpósio do Programa UCs, realizado no evento anual da SBPMat (o B-MRS Meeting).

Saiba mais nas normas para o funcionamento dos UC, disponíveis aqui.

Coordenador do Programa UCs da SBPMat: Prof. Newton Martins Barbosa Neto (UFPA). Link para CV Lattes.


Veja como é fácil criar um UC da SBPMat na sua comunidade universitária

  1. O primeiro passo para criar um UC da SBPMat é reunir pelo menos 10 estudantes fortemente motivados para participar do programa, e organizar uma equipe que conte com uma diretoria composta por presidente, secretário/a e diretor(a) financeiro(a). A equipe deve ter estudantes de pós-graduação (de um ou mais programas) e pode ter estudantes de graduação (de um ou mais cursos). Também é necessário contar com pelo menos um professor, que será o tutor desse UC.
  2. O formulário de criação, disponível disponível aqui, deverá ser preenchido e enviado ao coordenador do Programa UCs da SBPMat, prof. Newton Martins Barbosa Neto, no endereço barbosaneto@ufpa.br.
  3. Após análise do formulário, uma notificação de aceite é enviada em até 15 dias, contando da data de recebimento. Em caso de aceite, o UC passa a ser considerado oficialmente como parte do Programa UCs da SBPMat, estando sujeito aos deveres e direitos implícitos. Saiba mais sobre deveres e direitos nas normas de funcionamento, disponíveis aqui.

Conheça os UCs criados até o momento

mapaUCS_05-20_fundo branco_900px

 

 

Saiba mais sobre cada um dos UCs da SBPMat.