Lives & Webinars

Lives 2022

Live do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

painel dia da cienciaPainel “Materiais para um mundo mais sustentável”

  • A importância da Ciência de Materiais no desenvolvimento de uma Agricultura Sustentável (Cauê Ribeiro, EMBRAPA)
  • A ciência dos materiais como aporte para um modelo alternativo ao da Zona Franca de Manaus (Hidembergue da Frota, UFAM)
  • Contribuição da catálise em busca da sustentabilidade (Simoni Meneghetti, Ufal)

Data: 8 de julho (sexta-feira), às 16h30.

Local: YouTube da SBPMat

Palestrantes

  • Cauê Ribeiro de Oliveira (EMBRAPA). Pesquisador sênior na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), onde coordena a Rede de Nanotecnologia para o Agronegócio. Orientador credenciado nos programas de pós-graduação em Química da UFSCar e do IQSC-USP. Engenheiro de Materiais pela UFSCar (1999), mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais pela UFSCar (2002) e doutor em Química pela UFSCar (2005).  CV Lattes.
  • Hidembergue Ordozgoith da Frota (UFAM). Professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi Reitor da UFAM  (2001 – 2009) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1994 – 1997). Foi coordenador do Subprograma Educação para a Ciência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT II) do Ministério de Ciência e Tecnologia (1995 – 1997). Engenheiro Civil pela UFAM (1977), mestre (1981) e doutor (1985) em Física pelo IFSC – USP. Pós-doutorado na Universidade do Tennessee e no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos (1990-1992). CV Lattes.
  • Simoni Margareti Plentz Meneghetti (Ufal). Professora associada no Departamento de Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal (2011 – 2016). Mais de 15 anos de experiência na indústria química. Bacharel em Química (1992) pela Ulbra, mestre em Química pela UFRGS (1996) e Doutora em Físico-Química de Materiais Macromoleculares PELA Université Louis Pasteur Strasbourg (França, 2000).  Pós-doutorado na Université Louis Pasteur Strasbourg e na UFAL. CV Lattes.

Moderadoras

  • Mônica Alonso Cotta (UNICAMP). Professora titular e diretora do IFGW – UNICAMP. Presidente da SBPMat. Editora executiva da revista ACS Applied Nano Materials. CV Lattes.
  • Iêda Maria Garcia dos Santos (UFPB). Professora titular do Departamento de Química da UFPB. Diretora científica da SBPMat. CV Lattes.

 


Minicursos SBPMat – Horiba

1. Minicurso “Evolução da Espectroscopia Raman:  Inovadores métodos de escaneamento de amostras, quimiometria por inteligência artificial, microgeoprocessamento de imagens e correlações colocalizadas com Microscopia Eletrônica de Varredura e MicroFluorescência de Raios X.”image016

Data: 14 de Junho (terça-feira), das 9:00 às 12:00.

Local: Online (link será enviado aos inscritos).

Palestrantes: Filipe Siqueira/ Igor Carvalho (HORIBA)

Valor: Minicurso gratuito.

Certificado: Sócios/as da SBPMat com anuidade 2021 ou 2022 paga receberão certificado de participação. Pessoas que nunca foram sócias ou estão com anuidade atrasada podem pagar a anuidade 2022 e ter acesso ao certificado de participação do minicurso e às demais vantagens de ser sócio/a (inclusive desconto no XX B-MRS Meeting). Veja aqui os valores da anuidade e como acertar.

Página para inscrições: Inscrições Encerradas.

Resumo do minicurso image007

Este minicurso será focado em Raman e NanoRaman aplicados aos Materiais, Ciência e Engenharia dos Nanomateriais. Você aprenderá os princípios básicos da espectroscopia Raman aplicada e do imageamento Raman (a importância da resolução espectral para a geração de imagens). Teoria, aplicação e instrumentação serão os temas principais para uma ampla gama de caracterização de materiais, incluindo polímeros, cerâmicos, biomateriais, ciências da vida e materiais bidimensionais (2D).

A microscopia Raman e NanoRaman é uma das únicas técnicas capazes de fornecer análises não destrutivas, precisas e combinadas com imagens de alta resolução. A espectroscopia Raman fornece informações valiosas sobre a amostra estudada, como composição química e estrutural. Baseada na interação luz-matéria, a técnica Raman pode realizar caracterizações através de medidas de mapeamento, obtendo informações relevantes, como: distribuição de partículas, homogeneidade, tamanho de grão, alterações de fase e várias outras características da amostra através da avaliação química do material.

Os efeitos da ligação química, deformação e tamanho do cristais serão abordados e mostraremos como medir e criar imagens dessas características. Além disso, discutiremos imagens combinadas por fotoluminescência excitada a laser e espalhamento Raman de cristais bidimensionais (2D) para revelar a estrutura de estado sólido espacialmente variável desses materiais.O desenvolvimento da instrumentação possibilita a hifenização do Raman com outras técnicas, como Fotoluminescência, Fluorescência e AFM, podendo alcançar resoluções em escala nanométrica. A técnica pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, fármacos, fotovoltaicos, grafeno, células, nanopartículas, microplásticos, dentre outros.

Os tópicos e conteúdos serão valiosos para pesquisadores na indústria e na academia, cientistas de materiais, químicos e físicos de caracterização, professores e alunos de pós-graduação.

Os participantes aprenderão sobre:image005
• Espectroscopia Raman e NanoRaman
• Imagens espectrais Raman e NanoRaman
• Fotoluminescência combinada a imagens Raman
• Deformação em materiais de estado sólido
• Imagens de tamanho de cristalito espacialmente variável

2. Minicurso “Espectroscopia de Fluorescência – Análise de Absorbância e Transmitância Simultâneas – Tecnologia A-TEEM para Caracterização Química Molecular”

Data: 21 de Junho (terça-feira) das 9:00 às 12:00.

Local: Online (link será enviado aos inscritos).

Palestrantes: Filipe Siqueira/ Igor Carvalho (HORIBA)

Valor: Minicurso gratuito.image013

Certificado: Sócios/as da SBPMat com anuidade 2021 ou 2022 paga receberão certificado de participação. Pessoas que nunca foram sócias ou estão com anuidade atrasada podem pagar a anuidade 2022 e ter acesso ao certificado de participação do minicurso e às demais vantagens de ser sócio/a (inclusive desconto no XX B-MRS Meeting). Veja aqui os valores da anuidade e como acertar.

Página para inscrições: Inscrições Encerradas.

Resumo do minicurso

O fenômeno fluorescência é a capacidade de uma amostra emitir luz ao sofrer uma ação externa, seja, uma reação química, radiação incidente, atrito, eletricidade, entre outros. A técnica de fluorescência nos permite caracterizar quimicamente essas amostras a partir da luz por elas emitida.
A espectroscopia de fluorescência pode ser realizada em distintos modos e utilizando diversos acessórios, como por exemplo, esfera integradora para determinação de rendimento quântico de emissão; análise de tempo de vida de emissão; análise de fluorescência com resolução temporal; matriz de excitação-emissão de fluorescência, análise de absorbância e transmitância, análise de cinética química entre outros. A espectroscopia de fluorescência pode ser aplicada às mais diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, fármacos, fotovoltaicos, grafeno, células, nanopartículas, conversão de energia, entre outros.
A Análise de absorbância e Transmitância Simultâneas (A-TEEM) é uma técnica óptica simples e rápida que não requer extensas rotinas de preparação de amostra. A técnica é conhecida como impressão digital molecular A-TEEM, com A-TEEM significando Matriz de Emissão de Excitação de Transmissão de Absorbância-Transmissão. Esta nova técnica A-TEEM fornece impressões digitais moleculares verdadeiras e rastreáveis, bem como quantificação precisa.image012

A coleta de sinal de espectros de absorbância/transmitância é fundamentada na utilização de um detector CCD multicanal para aquisição espectral de fluorescência. Como essa tecnologia é baseada numa configuração instrumental única de fluorômetro/espectrômetro simultâneo, ela permite a medição de espectros e cinética de fluorescência, bem como espectros e cinética de absorbância e transmitância UV-visível, de maneiras que a detecção tradicional de fluorômetro baseado em PMT de canal único não pode. O funcionamento interno da instrumentação será abordado em termos de configuração do detector, uso do filtro e fatores de correção do instrumento. As aplicações de tal instrumentação de espectroscopia incluem a capacidade de corrigir automaticamente os efeitos do filtro interno ao medir soluções de alta concentração e isso será demonstrado em detalhes. A detecção de CCD permite a medição da cinética espectral, e demonstraremos isso especificamente para casos de ligação molecular e transferência de energia, uma ferramenta útil para entender a biofísica de proteínas e ligação ou movimento de pequenas moléculas. O uso de um detector CCD também permite a medição de amostras que emitem na região NIR, como alguns lantanídeos e materiais semicondutores, e apresentaremos alguns casos de uso em que isso foi aplicado com sucesso.
Como a detecção de absorbância é medida simultaneamente com a emissão de fluorescência, as matrizes de emissão de excitação de absorbância-transmitância (A-TEEM) são adquiridas com rapidez e precisão para análise de componentes de misturas complexas, como novas nanopartículas. Medições como essas levam de segundos a minutos em comparação com horas potenciais em um fluorômetro padrão baseado em PMT. Todas essas aplicações serão demonstradas e discutidas neste Minicurso.


Lives 2021

Women in Science

Scientific underrepresentation aggravated by race and geographic distribution, and the impacts of the pandemic on scientific production.

An international discussion panel with female scientists.

When: September 2nd (Thursday) from 18h30 to 21h00 (BRA).

Where: ONLINE on B-MRS YouTube (open to all public) and at the Event System of the XIX Brazil MRS Meeting (for meeting attendees).

women_banner_quadradoSpeakers

Débora Menezes – Brazil

  • President of the Brazilian Physical Society (SBF). First female President.
  • Professor at the Federal University of Santa Catarina (UFSC).
  • Bachelor (USP, Brazil) and PhD (University of Oxford, UK) in Physics.

Katemari Rosa – Brazil

  • Professor at the Federal University of Bahia (UFBA).
  • Coordinator of a national project for building an oral history archive of Black scientists in Brazil.
  • Co-founder of LBsTem group for lesbian, bi and trans women in STEM.
  • Bachelor in Physics (UFRGS, Brazil). PhD in Science Education (Columbia University, USA).

Marissa Reigel – USA

  • R&D Manager at the Savannah River National Laboratory (SRNL).
  • Chair of the Inclusion, Diversity, and Equity Awareness Committee at ASM International.
  • Bachelor and PhD in Metallurgical and Materials Engineering (Colorado School of Mines, USA).

Silvina Ponce Dawson – Argentina

  • Professor at the University of Buenos Aires (UBA) and researcher at the National Council for Scientific and Technical Research (CONICET).
  • Acting President Designate of the International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP).
  • Member of the Executive Committee of the Gender Gap in Science Project and coordinator of its Latin American chapter.
  • Member of the advisory committee for the Program on Gender Equality of the Argentinian Ministry of Science.
  • PhD in Physics (UBA, Argentina).

Moderators

Andrea de Camargo. Professor at the Institute of Physics of São Carlos (IFSC/USP), Brazil. Scientific Director at B-MRS. Editor of the Journal of Materials Science. Winner of the LORÉAL-UNESCO-ABC For Women in Science Award in 2007. Bachelor in Chemistry (UNESP, Brazil) and Ph.D. in Applied Physics (USP).

Monica Cotta. Professor at the “Gleb Wataghin” Institute of Physics (IFGW-UNICAMP). President of B-MRS and Director of IFGW-UNICAMP (first women in both positions). Associate Editor of ACS Applied Nano Materials. Bachelor and Ph.D. in Physics (UNICAMP).

 


Empreendedorismo na ciência:
do laboratório ao mercado

Bate-papos com empreendedores

Assunto: Empreendedorismo como opção profissional depois da graduação, pós-graduação ou pós-doc.

Modalidade: Virtual (lives).

Formato: Bate-papos com fundadores de startups e empresas de base tecnológica sobre suas experiências e reflexões, conduzido por membros dos University Chapters da SBPMat. Perguntas do público serão bem-vindas.

Quando: Segundas e quartas-feiras do mês de março (ver calendário abaixo), sempre das 18h30 às 19h30.

Onde: Na plataforma Zoom e no Facebook da SBPMat.

Organização: SBPMat (Programa Lives & Webinars e Programa University Chapters).

Certificados de participação: Certificados serão emitidos para as pessoas que fizerem a inscrição e participarem de, no mínimo, 4 lives.

Idioma: português.

Evento gratuito.


Bate-papo com Gustavo Simões, cofundador e CEO da Nanox.

08 de março de 2021 (segunda-feira), das 18h30 às 19h30.

Site da Nanox: https://www.nanox.com.br

Assista à gravação: https://www.facebook.com/watch/?v=289903725988041

 

Bate-papo com Marcelo Oliveira Rodrigues, sócio fundador da Krilltech.

10 de março de 2021 (quarta-feira), das 18h30 às 19h30.

Site da Krilltech: https://krilltech.com.br

Assista à gravação: https://www.facebook.com/watch/?v=1062631887556188

 

Bate-papo com Tiago Hilário Ferreira, sócio fundador da Innoma.

15 de março de 2021 (segunda-feira), das 18h30 às 19h30.

Site da Innoma: http://www.innoma.com.br

Assista à gravação: https://www.facebook.com/watch/?v=292882968863599

 

Bate-papo com Amanda Santos, sócia fundadora da Nanomed.

17 de março de 2021 (quarta-feira), das 18h30 às 19h30.

Site da Nanomed: https://nanomed.com.br

Assista à gravação: https://www.facebook.com/watch/?v=779770249634737

 

Bate-papo com Lucas Bories Fachin, empreendedor na Nanogreen.

22 de março de 2021 (segunda-feira), das 18h30 às 19h30.

Site da Nanogreen: https://www.ngreen.com.br

Assista à gravação: https://www.facebook.com/watch/?v=872814243296543

 

Bate-papo com David Travesso, presidente do conselho da Sunew.

24 de março de 2021 (quarta-feira), das 18h30 às 19h30.

Site da Sunew: https://sunew.com.br

Assista à gravação: https://www.facebook.com/watch/?v=473882387138926

 

Bate-papo com Ana Luiza Millás, pesquisadora principal da 3D Biotechnology Solutions.

29 de março de 2021 (quarta-feira), das 18h30 às 19h30.

Site da 3D Biotechnology Solutions: http://www.3dbiotechnologiessolutions.com

Assista à gravação: https://www.facebook.com/watch/?v=143543484273443

 


 

LIVES 2020

A SBPMat está promovendo um ciclo de seminários online (webinários) sobre técnicas e instrumentos de pesquisa e ensino, voltados à Ciência e Engenharia de Materiais e área afins.

Gratuitos, os webinários ocorrerão ao longo dos meses de junho, julho e agosto deste ano, e serão proferidos em idioma português ou inglês, conforme o webinário, por profissionais de empresas parceiras da SBPMat, especialistas nessas técnicas.

Os seminários online serão realizados na plataforma Zoom da SBPMat. Para participar, é necessário preencher um breve formulário de inscrição. Também haverá também transmissão ao vivo (live) da maior parte dos webinários pelo Facebook da SBPMat (https://www.facebook.com/SBPMat/), a qual será aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Entretanto, perguntas e interações com os palestrantes ocorrerão apenas no Zoom, mediante inscrição. A sala do Zoom tem capacidade limitada. Ao atingir a lotação, os inscritos que tentarem entrar na sala serão redirecionados ao Facebook, quando pertinente.

As inscrições para todos os webinários já estão abertas.

Atenção: Neste ciclo de webinários, por motivos operacionais, NÃO haverá certificados de participação.


Como se inscrever

  1. Escolha abaixo os webinários do seu interesse.
  2. Clique no link de inscrição de cada webinário do qual você deseja participar.
  3. Preencha o breve formulário.
  4. No e-mail que você informou no formulário, você receberá o link para participar do webinário no Zoom.
  5. No dia e horário do seminário, clique no link usando seu computador ou dispositivo móvel e participe!
  6. Se a sala estiver lotada, você será direcionado/a para a live do webinar no Facebook.

Programação

Junho 2020

Micro-XRF aplicado a Ciências dos Materiais. 

  • Quando: 09/06 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: João Fiori (Bruker).
  • Idioma: português.
  • Resumo: Este webinar visa, de maneira simples e exemplificada, apresentar uma das técnicas analíticas mais promissoras e versáteis da atualidade, a Microfluoerescência de Raios X (micro-XRF). A micro-XRF permite uma rápida e simples análise multielementar não-destrutiva de Carbono (C) a Urânio (U), com limites de detecção na ordem de ppm, nos mais variados tipos de materiais tais como metais e ligas, cerâmicas, materiais compósitos, plásticos e polímeros, filmes finos, semi e supercondutores, dentre outros. Através da técnica de micro-XRF é possível realizar análises de pequenos pontos < 20 µm e de distribuição (mapeamento) em amostras grandes sem qualquer tipo de preparação de amostra. Além disso, a técnica permite medições de espessura de camadas e estudos de domínio cristalino (mapeamento de Laue), o que amplia o campo típico de aplicação da micro-XRF e permite com que ela seja uma poderosa ferramenta de pesquisa e controle de qualidade nas mais diversas áreas.

Microscopias FTIR, Raman e Eletrônica de Transmissão para Análise de Materiais.

  • Quando: 16/06 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrantes: Luciana Pataro e Daniel Stroppa (Thermo Fisher).
  • Idioma: português.
  • Resumo: As microscopias FTIR e Raman permitem a visualização das amostras e realização de caracterização química com alta resolução, sendo usadas para a análise pontual de defeitos e falhas, assim como o mapeamento para verificar distribuição de compostos em uma amostra, em diferentes áreas de análise de materiais, polímeros, fibras, fármacos, materiais de carbono e microplásticos. A microscopia eletrônica de transmissão para análise de materiais aborda a caracterização estrutural e química de nanopartículas usando TEM, incluindo as técnicas mais relevantes para obtenção de imagens com alta resolução espacial (TEM convencional e TEM por varredura) e para análise local e mapeamento químico (EDX). Esta técnica é importante para atividades de pesquisa e desenvolvimento e controle de qualidade em diversas áreas, incluindo metalurgia, catalise e pigmentos.

Técnicas de magnetometria para a pesquisa em nanopartículas magnéticas.

  • Quando: 23/06 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Igor Fier (Quantum Design).
  • Idioma: português.
  • Resumo: Neste webinar, serão discutidos conceitos relevantes da investigação científica na área sob a ótica do experimentador. Funcionamento da instrumentação, ajuste de parâmetros experimentais e montagem de amostras serão temas recorrentes ao expor técnicas como magnetometria de amostra vibrante, SQUID, susceptibilidade magnética, hipertermia magnética, bem como seus méritos e desafios. Resultados, aplicações e exemplos da literatura serão usados para ilustrar e embasar os tópicos discutidos.

3D optical profilometry for material science applications.

  • Quando: 25/06 (quinta-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Nestor Costa (Analítica/Sensofar).
  • Idioma: inglês.
  • Abstract: Sensofar profilers have the unique ability to integrate three technologies into the same system: Active Illumination Focus Variation, Confocal and Interferometry. This gives great versatility in applying metrology to a wide range of samples, such as in the field of materials science. Thin film thicknesses, tribological wear volumes or surface roughness are examples of commonly analyzed properties.

Crossbeam laser – Enabling New Microscopy Workflows Through Gentle Large-Volume Material Removal. 

  • Quando: 30/06 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Antonio Casares (Zeiss).
  • Idioma: inglês.
  • Abstract: The LaserFIB combines an ultra-short pulsed laser, typically a femtosecond (fs) laser, and a FIB-SEM, all in one microscope. Massive material ablation by the laser allows to gain rapid access to structures buried deeply in e.g. packaged electronics or display devices. The targeted regions of interest can then be analyzed by FIB-SEM. Remarkably, sample damage or heat effects induced by the laser are minimal. Thus, the LaserFIB is attracting attention also in the field of materials engineering and characterization, e.g. for the fabrication of micromechanical testing devices with dimensions of up to millimeters or large cross sections for EBSD.

Julho 2020

Caracterização de poros e partículas e determinação da densidade de materiais cerâmicos.

  • Quando: 02/07 (quinta-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Vanessa Farias (Anton Paar).
  • Idioma: português.
  • Resumo: A alta qualidade de produtos cerâmicos possui relação direta com a distribuição do tamanho da partícula, porosidade e densidade do material. Através das técnicas de Difração a laser, Adsorção física de gás e Picnometria a gás, é possível obter resultados altamente precisos para estas caracterizações físicas, as quais podem influenciar principalmente na resistência mecânica e tenacidade das cerâmicas.

Aprendizagem ativa unindo metodologia de seleção de materiais e simulação em tempo real.

  • Quando: 07/07 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrantes: Carlos Andrés Olivares Garrido e Mauricio Dwek (ESSS e Ansys Granta).
  • Idioma: português.
  • Resumo: Esta apresentação é voltada para professores ligados ao ensino de materiais em cursos de Design, Ciências ou Engenharias. Abordaremos diferentes formas de ampliar o envolvimento dos alunos em processos de aprendizagem ativa usando ferramentas digitais. Para tanto, traremos exemplos de acoplamento da metodologia de seleção sistemática de materiais com simulações numéricas em tempo real. Os casos apresentados são os primeiros passos no desenvolvimento de novos recursos pedagógicos para a integração da modelagem numérica no ensino superior.

Imageamento químico e estrutural 2D/3D de alta resolução: Raman, FLIM e espectroscopia óptica aplicados a ciências dos materiais e da vida.

  • Quando: 08/07 (quarta-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrantes: João Lucas Rangel e Igor Carvalho (Horiba).
  • Idioma: português ou inglês.
  • Resumo: Técnicas de espectroscopia óptica, como Raman, AFM e FLIM, permitem uma caracterização química e estrutural em micro e nano escalas. Os materiais são ainda melhor caracterizados por essas técnicas quando são mapeados em 2D/3D; um mapa de alta resolução é adquirido, contendo todas as informações químicas e a diferenciação entre um ponto e outro. Graças ao avanço da tecnologia, essas técnicas de caracterização estão se tornando mais populares, mais rápidas e poderosas, levando a um enorme aumento no nível de compreensão das propriedades e comportamentos dos materiais.

Levando a caracterização de materiais multimodal mais longe com a técnica de microscopia eletrônica de varredura com feixe de íons de Xe (Plasma FIB-SEM).

[ESTE WEBINAR NÃO TERÁ TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA NO FACEBOOK DA SBPMAT. PODERÁ SER ASSISTIDO APENAS NO ZOOM]

  • Quando: 14/07 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Rui Eduardo Moreira (Tescan).
  • Idioma: português.
  • Resumo: Neste webinar, mostraremos as técnicas mais recentes para caracterização química e estrutural de materiais utilizando a técnica de MEV com duplo feixe, aliado a correlação direta de diversas técnicas analíticas recentes. Abordaremos aplicações práticas utilizando detectores como EDS, EBSD, TOF SIMS, RAMAN e outros, acoplados ao microscópio eletrônico com feixe de íons de Ga e íons de Xe, facilitando assim o total entendimento dos materiais em estudo.

Espalhamento dinâmico de luz – caracterização de nanopartículas.

  • Quando: 15/07 (quarta-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrantes: Hugo Vasconcellos/ Danielle C. Silva (Instrutécnica).
  • Idioma: português.
  • Resumo: Essa técnica é bastante usada na academia e na indústria, com frequência sem um conhecimento adequado de seu embasamento teórico e de seus limites.  Existem alguns novos desenvolvimentos que conseguem superar alguns limites. Vamos fazer uma revisão da teoria e suas implicações na prática: função auto-correlação e correlação cruzada. Limites teóricos e práticos de tamanho e concentração. Quando e como é possível ultrapassar alguns desses limites. Distribuições monodispersas e polidispersas, o que significam as diferentes distribuições. A técnica se aplica à caracterização de quaisquer materiais nanoparticulados. Distribuição de tamanho. Através de sua extensão para medir potencial zeta, caracteriza também carga superficial e estabilidade de suspensões coloidais.

Caracterização eletroquímica de dispositivos fotovoltaicos.

  • Quando: 21/07 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: André Guimarães (Metrohm).
  • Idioma: português.
  • Resumo: No webinar serão apresentadas diferentes opções de medidas fotovoltaicas como: medidas de fotocorrente por potencial (voltametria, polarização) para obtenção de curvas i-V, Extração de Carga, Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIS), IMVS e IMPS, que permitem a caracterização completa de dispositivos fotovoltaicos, como células solares e fotocatalisadores, além de estudos dos processos de transferência de carga, e tempo de recombinação eletrônica em semicondutores.

Caracterização do material da sua camada: espessura, composição química e propriedades mecânicas como dureza, elasticidade, plasticidade e adesão.

  • Quando: 22/07 (quarta-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Danilo Bittar (Helmut Fischer).
  • Idioma: português.
  • Resumo: A correta caracterização da camada é fundamental para diversos produtos acabados. As camadas podem ter a finalidade anticorrosiva e/ou decorativa em um determinado produto. Estudar a espessura da camada, sua composição química, dureza, plasticidade, elasticidade e adesão dão ao pesquisador ou gerente de produto plena capacidade de desenvolver os seus produtos e materiais com suas camadas protetivas e/ou decorativas de maneira a cumprir os requerimentos técnicos que um determinado produto exige. Para a determinação de camadas utilizaremos Fluorescência de Raios-X (espessura e composição química), Nanoindentação (dureza, elasticidade e plasticidade) e Scratch Teste (adesão). Essas técnicas aplicadas na medição de camadas são pouquíssimo utilizadas no Brasil, com grande potencial de crescimento em especial nos segmentos como Automotivo, Aeroespacial, Petroquímico, Semicondutores, Eletrônico, Joias e metais preciosos entre outros campos industriais onde uma camada é aplicada.

High-Resolution Kelvin Probe, Conductivity and Mechanical Measurements on Advanced Materials. 

  • Quando: 28/07 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrantes: Paco Martinez (CSI – Concept Scientific Instruments).
  • Idioma: inglês.
  • Resumo: An overview of electrical and mechanical measurements using advanced modes in Scanning Probe Microscopy will be presented. We will then move on to discuss modern high-resolution modes such as, HD-KFM, ResiScope and SoftIC, which are unique features available on the new GALAXY DUAL controller. Layers of graphene and MoS2 can only be resolved with high-sensitivity and high-resolution kelvin probe microscopy. ResiScope is a conductance technique with a wide range of 10 decades, which can easy resolve the staircase doping profile of SiC doped sample, as well as nanoparticles and complex alloys. True topography and mechanical properties on soft polymer samples like PMMA, PS, PDMS and PDES are only achieved with the soft intermittent contact mode.

Agosto 2020

Soluções de vácuo para pesquisa em materiais.

  • Quando: 04/08 (terça-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Luís Almeida (Edwards Vacuum).
  • Idioma: português.
  • Resumo: Nesta palestra, abordaremos o que é vácuo e quais são as soluções de vácuo que auxiliam na realização de pesquisas em materiais. Serão apresentados equipamentos já renomados da Edwards neste mercado, mas também novidades e lançamentos muito importantes para as pesquisas relacionadas. Os equipamentos são aplicáveis a diversas linhas de pesquisa de materiais, auxiliando em processos de caracterização, analise de superfícies em escalas atômicas, simulação de atmosferas controladas e geração de vácuo em diversas escalas de pressão.

Not just for experts – PDF analysis in the home laboratory.

  • Quando: 05/08 (quarta-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrantes: Christina Drathen e Arnt Kern (Bruker).
  • Idioma: inglês.
  • Resumo: Atomic pair distribution function (PDF) analysis is a powerful technique for studying the short and intermediate range structure of a wide range of materials. While the technique has gained in popularity in recent years, conventional opinion is that PDF analysis is too time-consuming – and complicated – to be done on a laboratory diffractometer. Here we show how to expand the capabilities of your diffractometer and use PDF analysis when traditional diffraction techniques fall short.

Caracterização Elétrica de Materiais.

  • Quando: 12/08 (quarta-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Bruno Duarte (Keysight). Bruno Duarte é engenheiro de aplicações de RF na Keysight Technologies. Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Escola Politécnica da USP e especialista em Tecnologias e Sistemas de Informação pela UFABC. Atuou nas empresas Rede Globo, Agilent Technologies e Telefonica Global Solutions, sendo hoje responsável pelas soluções de RF, microondas e medidores de impedância na Keysight.
  • Idioma: português.
  • Resumo: A apresentação versará sobre as técnicas de caracterização elétrica de materiais em estado sólido ou líquido para a obtenção de parâmetros como permissividade elétrica, permeabilidade magnética, resistividade e condutividade superficial e volumétrica, ensaios voltamétricos, curvas IV/CV e espectroscopia de impedância.

Instrumented Indentation Techniques on Polymers.

  • Quando: 19/08 (quarta-feira) às 14 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: Jocelyn Esparza (Nanovea).
  • Idioma: inglês.
  • Abstract: We will dive into the different indenters, environmental conditions and test parameter combinations that can be used to obtain various mechanical properties. These properties include: hardness, elastic modulus, creep and relaxation, stress strain, glass transition temperature (Tg), stiffness and fatigue etc.

How Vacuum Sub-System Development Drives Innovation in Instrumentation

  • Quando: 26/08 (quarta-feira) às 11 horas (horário de Brasília).
  • Palestrante: John M. Screech (Agilent Technologies). John has been fortunate to work for not one, but two of the world’s leading Mass Spec companies, and for the bulk of his career has helped develop Vacuum Sub-systems for the Analytical Instrumentation market. John has been with Agilent Technologies since 2011 and currently works in the Vacuum Products division as a Senior Applications Engineer. John is based in Toronto, Canada.
  • Idioma: inglês.
  • Resumo: With vacuum sub-systems making up a significant percentage of the size, weight, and cost of many scientific instruments, it’s no secret that vacuum sub-system co-development has played a key role in instrument developer’s quest for smaller, lower cost, highly robust devices. Vacuum technologists and suppliers have been at the forefront of these efforts to support instrument developers in reaching new heights and new markets for their products. This Webinar will review some of the quantum leaps (molecular drag pumps, multi-inlet turbo pumps, innovative fore-pump scenarios) that have enabled the ‘mainstreaming’ of previously complex scientific instruments. Presenter John Screech will lead viewers through the innovations of the early 2000s and discuss ‘incubation’ partnership in assisting the next generation of instrumentation leaders. Key Learning Objectives: Insight into key drivers of vacuum performance in instrumentation. Overview of recent vacuum innovations. Preview of vacuum for next-generation instruments.
  • Público-alvo: Designers of analytical instruments. Lab scientists and technicians. Instrument support personnel.