Boletim SBPMat – edição 21 – maio 2014.


Edição nº 21 – Maio de 2014
Saudações, .

XIII Encontro da SBPMat: João Pessoa – 28/9 a 2/10

Anúncios:

– O prazo para submissão de trabalhos para os simpósios da SBPMat foi prorrogado até 6 de junho. Realize sua submissão.

– Doutores do Estado de São Paulo podem solicitar um auxílio Fapesp para participar do XIII Encontro da SBPMat. Saiba como.

– Opções de hospedagem em João Pessoa? Aqui tem algumas.

Entrevistas com plenaristas:

Entrevistamos o prof. Alberto Salleo, da Universidade de Stanford, que falará no XIII Encontro da SBPMat sobre dispositivos eletrônicos orgânicos. Jovem, porém dono de uma carreira que já se destaca internacionalmente, Salleo nos contou sobre os trabalhos de seu grupo, que tem se aprofundado no estudo do papel exercido pelas imperfeições no transporte de cargas em semicondutores orgânicos. Ele também compartilhou conosco seus papers mais destacados, publicados na Nature Materials. Finalmente, Salleo falou sobre os próximos desafios e aplicações da eletrônica orgânica e adiantou o que pretende abordar na sua plenária, que promete ser informativa e amena para um amplo público. Veja nossa entrevista com Alberto Salleo (traduzida ao português).

Gente da nossa comunidade 

Na ocasião de sua posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), conversamos com o professor Fernando Lázaro Freire Junior, que já foi presidente, diretor financeiro e diretor científico da SBPMat. Ao longo de sua trajetória científica, o professor Fernando Lázaro tem se dedicado especialmente à pesquisa de materiais baseados em carbono: filmes de DLC, nanotubos e grafeno. O pesquisador nos contou como virou um cientista e comentou suas contribuições mais destacadas à área de Materiais. Com grande parte de sua carreira desenvolvida na PUC-Rio, o professor destacou, na mensagem para os leitores mais jovens: é possível fazer pesquisa de impacto internacional no Brasil. Veja nossa entrevista com Fernando Lázaro Freire Junior.

História da SBPMat

Aqui também falamos com o professor Fernando Lázaro Freire Junior, presidente da sociedade durante dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2009. Nesse período, a SBPMat organizou, além dos 4 encontros anuais, com número crescente de participantes, a Internacional Conference on Advanced Materials (ICAM 2009). Foi também nesses anos que a sociedade estruturou sua secretaria. O professor Fernando Lázaro nos apresentou um breve panorama de suas gestões, lamentou algumas pendências (proximidade com os sócios e interação com o setor produtivo) e, no final, opinou que o pessoal mais novo deve participar mais das decisões da SBPMat. Veja aqui.

Artigo em destaque

– Nosso “Artigo em destaque” (matéria de divulgação científica sobre um paper made in Brazil) do boletim de abril foi publicado no site Materials Today. Veja.

– O “Artigo em destaque” do nosso boletim de março consta entre os 10 mais lidos do mês de abril no site Materials Today. É o 4º. Veja.

Você pode sugerir artigos da área de Materiais com significativa participação brasileira publicados em periódicos com alto fator de impacto para ser divulgados na seção “Artigo em destaque” do boletim: comunicacao@sbpmat.org.br.

Dicas de leitura

Divulgação científica de artigos publicados em periódicos de alto fator de impacto.

-Descobertas sobre o dissulfeto de molibdênio geram nova técnica de análise e avançam nas aplicações deste material bidimensional (divulgação de paper da Science). Aqui.

-Num liquidificador, cientistas criam rota de produção de grafeno em grande escala para compósitos e revestimentos (divulgação de paper da Nature Materials). Aqui.

Biomateriais: microestruturas de seda são produzidas com fotolitografia e guiam a adesão de células(divulgação de paper da Advanced Materials). Aqui.

Biomimética: novas descobertas sobre anatomia das lagartixas inspiram material adesivo de ótimo desempenho desenvolvido sem nanotecnologia (divulgação de paper da Advanced Materials). Aqui.
Novidades dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq) sobre Materiais.

– INCT Namitec: Para monitorar a poluição do ar, projeto universidade-empresa desenvolve sensores sem bateria e de baixo custo. Aqui.
Outras novidades da área.

– Novo laboratório do IPT para desenvolvimento de estruturas, componentes e peças de baixo peso e alta resistência. Aqui.

– Estudo no Reino Unido de £ 3 milhões sobre nanopartículas para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Aqui.

Oportunidades

 Pós-doutorado na UFRGS em micro-nanomateriais, monitoração e processos para aplicação industrial. Aqui.

Seleção de novo diretor geral para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Aqui.

Chamada São Paulo (Fapesp) – Finlândia para projetos colaborativos em alguns temas de Materiais. Aqui.

– Prêmio L´Oréal-Unesco-ABC “Para Mulheres na Ciência para projetos de pesquisa de jovens doutoras. Aqui.

Próximos eventos da área

13th International Conference on Modern Materials and Technologies (CIMTEC 2014). Aqui.

1st International Conference on Polyol Mediated Synthesis. Aqui.

 2º Workshop Adesão Microbiana e Superfícies. Aqui.

13th European Vacuum Conference + 7th European Topical Conference on Hard Coatings + 9th Iberian Vacuum Meeting. Aqui.

19th International Conference on Ion Beam Modification of Materials. Aqui.

XIII Encontro da SBPMat. Aqui.

MM&FGM 2014 – 13th International Symposium on Multiscale, Multifunctional and Functionally Graded Materials. Aqui.

X Brazilian Symposium on Glass and Related Materials (X-BraSGlass). Aqui.

Nosso perfil no TwitterNossa página no Facebook
Para divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *