Boletim da SBPMat. 80ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 80. 30 de abril de 2019.

Nota Pública

O conselho e a diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) vêm a público se manifestar contra os cortes anunciados para o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que podem inviabilizar a pesquisa e a inovação tecnológica no País. (…)

Acesse aqui a nota pública na íntegra.

Eleições na SBPMat

Ocorrem neste ano as eleições para Diretoria Executiva e membros do Conselho Deliberativo da SBPMat. Já está aberto o prazo para inscrever chapas candidatas à Diretoria e para declarar interesse em ser membro do Conselho. Sócios com anuidade em dia poderão votar e ser votados. Conheça o calendário completo do processo eleitoral e outras informações úteis. Aqui.

newsletter

Da Ideia à Inovação

Tecnologia e conhecimento científico podem se transformar em produtos por meio da criação de startups. A Nanogreen é uma startup dedicada à fabricação de nanopartículas por técnicas a laser, criada em 2016 em Joinville (SC). Conheça o perfil, história e perspectivas desta startup e a visão de seus empreendedores. Aqui.

logo nanogreen news

Artigo em Destaque

Uma equipe de pesquisadores da UFMG desenvolveu um dispositivo capaz de gravar dados em formato binário em um material bidimensional e conservá-los por longos períodos. Com baixo consumo de energia e compatibilidade com plataformas flexíveis, o dispositivo aponta novas possibilidades ao desenvolvimento de memórias para eletrônicos vestíveis. O trabalho foi reportado na 2D Materials. Saiba mais.

paper news

Cientista em Destaque

Entrevistamos o cientista italiano Maurizio Prato, professor da Universidade de Trieste (Itália). Dono de um índice H de 119, Prato é especialista em adicionar moléculas orgânicas à superfície de nanomateriais de carbono, gerando materiais com alto impacto em segmentos como nanomedicina e energia. Ele proferirá uma das palestras plenárias no XVIII B-MRS Meeting. Saiba mais.

prato news

Novidades dos Sócios SBPMat

– O ex-presidente da SBPMat José Arana Varela, falecido em 2016, foi homenageado com nome de rua em Araraquara. Saiba mais.

O sócio fundador da SBPMat Edgar Zanotto (UFSCar) proferiu em Nova York a Samuel R. Scholes Award Lecture, distinção da Alfred University outorgada anualmente a pesquisadores de materiais vítreos mundialmente destacados. Saiba mais.

O sócio da SBPMat Victor C. Pandolfelli (UFSCar) é coautor do “melhor paper” 2017-2018 do Journal of the European Ceramic Society. Saiba mais.

– O ex-presidente da SBPMat Elson Longo (CDMF-UFSCar) e a sócia da SBPMat Camila Cristina de Foggi (Unesp) são coautores de artigo que consta entre os 100 papers da Scientific Reports mais lidos em 2018 na área de materiais. Saiba mais.

banner evento

XVIII B-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat
(Balneário Camboriú, SC, 22 a 26 de setembro de 2019)

Site do evento: www.sbpmat.org.br/18encontro/

Submissão de trabalhos: prorrogada até 10 de maio.

Submissão de trabalhos. A submissão de resumos está aberta até 10 de maio. Notificações de aprovação, modificação ou rejeição serão enviadas até 31 de maio. Notificações finais para resumos que precisarem de modificação serão enviadas até 21 de junho. Veja as instruções para autores, aqui.

Local da abertura. A cerimônia de abertura, a palestra memorial e o coquetel de boas-vindas serão realizados no dia 22 de setembro (domingo) no complexo Cristo Luz, uma das principais atrações turísticas da cidade. Conheça o local, aqui.

Festa do evento. Será realizada no lounge do Green Valley, um destacado clube noturno. Saiba mais sobre o Green Valley, aqui. A festa contará com a impactante banda Brothers. Assista à Brothers, aqui.

Cidade-sede. Balneário Camboriú (SC) é um importante destino turístico que oferece praias urbanas e agrestes, ecoturismo e esportes de aventura, e passeios de barco, bondinho, bicicleta e teleférico – tudo dentro de uma paisagem única que combina serra, mar e arranha-céus. O visitante tem acesso a muitíssimas opções de gastronomia, hospedagem e compras, bem como à agitada vida noturna que se destaca no cenário brasileiro.

Simpósios. 23 simpósios propostos pela comunidade científica internacional compõem esta edição do evento. Veja a lista de simpósios, aqui.

Prêmios para estudantes. Para participar do Bernhard Gross Award, os autores deverão submeter um resumo estendido até 11 de julho, além do resumo convencional. Saiba mais, aqui.

Inscrições. Já estão abertas as inscrições. Saiba mais, aqui.

Local do evento. O encontro será realizado no Hotel Sibara Flat & Convenções, localizado no centro da cidade, próximo a hotéis, restaurantes e lojas, e a apenas 100 metros do mar. Saiba mais, aqui.

Palestra memorial. A tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pela professora Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC – USP).

Palestras plenárias. Destacados cientistas de instituições da Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Itália proferirão palestras plenárias sobre temas de fronteira no evento. Também haverá uma plenária do brasileiro Antônio José Roque da Silva, diretor do CNPEM e do projeto Sirius. Saiba mais sobre as plenárias, aqui.

Organização. O chair do evento é o professor Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física da UFSC) e o co-chair é o professor Hugo Gallardo (Departamento de Química da UFSC). O comitê de programa é formado pelos professores Iêda dos Santos (UFPB), José Antônio Eiras (UFSCar), Marta Rosso Dotto (UFSC) e Mônica Cotta (Unicamp). Conheça todos os organizadores, aqui.

Expositores e patrocinadores. 31 empresas já confirmaram participação no evento e apoio/patrocínio. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Dicas de Leitura

– Impressão 4D: cientistas criam metamateriais capazes de mudar de forma e função e depois voltar à configuração original, com possíveis aplicações na indústria aeroespacial, biomedicina e robótica (paper da Materials Horizons). Saiba mais.

– Prédio sede do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano) foi inaugurado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Saiba mais.

Oportunidades

– Processo de seleção para professor assistente do Departamento de Física da PUC-Rio. Saiba mais.

– Concurso para professor da UFRPE. Saiba mais.

– Concurso para professor da Universidade do Estado do Amazonas. Saiba mais.

– Pós-doutorado no IF USP em sílicas nanoestruturadas para uso em vacinas. Saiba mais.

Processo seletivo do programa de pós-graduação em Física da UFSC. Saiba mais.

Processo seletivo para mestrado e doutorado em Materiais da Unifesp. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Ciência dos Materiais na Unesp de Ilha Solteira. Saiba mais.

– Inscrições prorrogadas para o prêmio “Para Mulheres na Ciência”. Saiba mais.

Eventos

I Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais. São Carlos, SP (Brasil). 23 e 24 de maio de 2019. Site.

2019 E-MRS Spring Meeting e IUMRS – ICAM. Nice (França). 27 a 31 de maio de 2019. Site.

20th International Symposium on Intercalation Compounds (ISIC). Campinas, SP (Brasil). 2 a 6 de junho de 2019. Site.

10th International Conference on Materials for Advanced Technologies (ICMAT 2019). Cingapura. 23 a 28 de junho de 2019. Site.

X Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 8 a 12 de julho de 2019. Site.

20th International Sol-Gel Conference. São Petersburgo (Rússia). 25 a 30 de agosto de 2019. Site.

21st Materials Research Society of Serbia Annual Conference (YUCOMAT 2019) e 11th IISS World Round Table Conference on Sintering (WRTCS 2019). Herceg Novi (Montenegro). 2 a 6 de setembro de 2019. Site.

XVIII B-MRS Meeting. Balneário Camboriú, SC (Brasil). 22 a 26 de setembro de 2019. Site.

XL CBRAVIC (Brazilian Congress on Vacuum Applications in Industry and Science). 7 a 11 de outubro de 2019. Site.

XII Brazilian Symposium on Glass and Related Materials. Lavras, MG (Brasil). 22 a 25 de outubro de 2019. Site.

19th Brazilian Workshop on Semiconductor Physics. Fortaleza, CE (Brasil). 18 a 22 de novembro de 2019. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *