XII Encontro da SBPMat: expectativas superadas.


Com um clima agradável, a cidade de Campos do Jordão recebeu, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, cerca de 1.400 pesquisadores e estudantes da área de Ciência e Tecnologia de Materiais que participaram do XII Encontro da SBPMat. O evento apresentou um aumento na sua abrangência internacional e nacional com relação a 2012, com inscrições provenientes de 25 países dos continentes americano, europeu, africano e asiático e 24 estados brasileiros pertencentes às cinco regiões do país.

Coordenada pelos professores José Alberto Giacometti e Julio Ricardo Sambrano, esta edição do encontro anual da SBPMat contou com 16 simpósios, sete palestras plenárias e um painel de debate composto por empresários brasileiros e estadunidenses e um representante do Instituto Fraunhofer. O evento também abrigou o encontro do clube Humboldt e teve uma exibição com 30 estandes.

“A nossa expectativa com relação ao encontro deste ano era muito boa porque tínhamos uma equipe organizadora muito bem montada, mas o encontro foi além de nossas expectativas”, diz o professor Roberto Mendonça Faria, presidente da SBPMat. Faria destaca a boa distribuição, infraestrutura e conforto do local do evento (o Campos do Jordão Convention Center),  a envergadura dos palestrantes das plenárias e a qualidade e quantidade (cerca de 1.800) dos trabalhos apresentados. “Esta não é apenas a minha opinião, mas também representa o retorno que temos recebido dos participantes”, comenta o professor. “Sem dúvida, este evento fortaleceu a nossa sociedade”, finaliza.

A programação iniciou e finalizou com homenagens instituídas pela SBPMat para dois pioneiros da pesquisa em Materiais no Brasil, Joaquim Costa Ribeiro e Bernhard Gross. Na abertura, que contou com a presença de autoridades científicas como o presidente da Materials Research Society (MRS), professor Orlando Auciello, o professor Elson Longo apresentou a Palestra Memorial Joaquim Costa Ribeiro. Já a cerimônia de encerramento contou com a entrega do Prêmio Bernhard Gross aos melhores trabalhos apresentados por estudantes em cada simpósio e ao melhor trabalho de todo o encontro.

Além disso, durante o evento, a SBPMat oficializou um acordo com a MRS que disponibiliza aos sócios da SBPMat as publicações eletrônicas da MRS; criou o programa de seções universitárias (university chapters) dentro da SBPMat e aprovou um contrato com o Institute of Physics (IoP) para a confecção e distribuição de uma publicação que fará o levantamento de toda a pesquisa em Materiais feita no Brasil.

Agradecimentos

O comitê organizador do XII Encontro da SBPMat aproveita para agradecer os organizadores dos simpósios e todos que colaboraram para avaliar trabalhos e realizar outras tarefas; em especial, os estudantes da Universidade Federal Paulista (Unifesp) pela ajuda prestada à organização do XII Encontro, os plenaristas, os convidados de cada simpósio e os outros apresentadores de trabalhos que compareceram ao XII Encontro.

O comitê também presta homenagem ao professor Elson Longo por ter sido agraciado com a Palestra Memorial Joaquim Costa Ribeiro, aos estudantes que foram premiados com o melhor trabalho de cada simpósio e ao estudante que recebeu o prêmio de melhor trabalho do encontro.

XIII Encontro da SBPMat

O próximo encontro anual da sociedade será realizado em João Pessoa (PB), no Centro de Convenções, de 28 de setembro a 2 de outubro de 2014. A chamada para propostas de simpósio está aberta a toda a comunidade científica.

Veja a galeria de fotos do encontro, com imagens de alguns momentos representativos:

Cincopa WordPress plugin

Veja mais fotos do evento em nosso Facebook.

 Participou do XII Encontro da SBPMat? Deixe seu comentário.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *