Evento da E-MRS sobre desenvolvimento sustentável: participação da SBPMat e de estudantes brasileiros.


Materials: A key enabling technology for secure energy & sustainable development”, foi o tema do 4th World Materials Summit, evento organizado pela Sociedade Europeia de Pesquisa em Materiais, a E-MRS, com a colaboração da SBPMat e das sociedades de pesquisa em Materiais da África, China, Índia e Russia, entre outras entidades. “Foi uma longa discussão sobre sustentabilidade”, resume o professor Roberto Mendonça Faria, presidente da SBPMat e um dos cerca de noventa participantes do evento, todos convidados pela organização.

O evento foi realizado em Estrasburgo (França) de 12 a 15 de outubro e abrigou um fórum para jovens pesquisadores, do qual participaram três estudantes brasileiros selecionados pela SBPMat.

Nos dias 14 e 15, houve uma série de painéis temáticos, com apresentação de trabalhos, projetos e programas seguida de debate. Os temas abordados foram: terras raras, gás de xisto, produção e gerenciamento de energia elétrica, recuperação de carbono e armazenamento de energia, biocombustíveis (com palestra do brasileiro Carlos Alberto Labate, diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol), carros do futuro, baterias e materiais leves.

Participantes do 4th World Materials Summit no Conselho da Europa, em Estrasburgo.

Estudantes brasileiros no fórum para jovens pesquisadores

Os primeiros dois dias do evento consistiram no Forum for next generation researchers, que reuniu uma seleção de jovens pesquisadores de vários países do mundo em torno de uma discussão sobre como a pesquisa em Materiais pode contribuir para a geração de energia segura e o desenvolvimento sustentável dos próximos 50 e 100 anos. O fórum contou com palestras de pesquisadores mundialmente reconhecidos e com apresentações dos jovens pesquisadores.

A partir da esquerda, Liziê, Fernanda e Douglas, os estudantes brasileiros que participaram do fórum, em rua de Estrasburgo.

Três doutorandos brasileiros selecionados pela SBPMat participaram do fórum, inclusive enquanto apresentadores de trabalhos, e também puderam assistir ao summit. Douglas José Coutinho, do Grupo de Polímeros Bernhard Gross do Instituto de Física de São Carlos da USP, apresentou alguns resultados do seu trabalho de doutorado na área de células solares orgânicas. Fernanda Stuani Pereira, estudante do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp – campus de Presidente Prudente, apresentou um trabalho sobre biocombustíveis e alimentos, desenvolvido em parceria com um estudante da Itália, também participante do fórum. “Começamos dois meses antes a trocar e-mails e ler sobre o tema; foi muito interessante”, conta Fernanda.

Liziê Prola, aluna do doutorado em Ciências dos Materiais da UFRGS, foi a terceira estudante brasileira selecionada para o fórum. Além de realizar o trabalho em dupla, no caso dela, com um estudante português, Liziê levou ao evento um pôster sobre sua pesquisa de doutorado, que trata da utilização de resíduos agrícolas (cascas, sementes e folhas) na remoção de corantes de efluentes pelo processo de adsorção.

A experiência foi muito positiva para os estudantes. Douglas destaca a discussão sobre o aumento na geração de energia, água e alimentos, o qual deverá ser suprido nas próximas décadas. “Estes problemas deverão ser parte do cotidiano de cientistas, políticos e da sociedade em geral”, diz o doutorando, que declara que pretende se tornar professor e pesquisador e, portanto, terá um papel muito importante na formação intelectual e social de muitos jovens. Fernanda, que pesquisa em seu doutorado a conversão de dióxido de carbono em diversos materiais, declara que o evento a ajudou a ver a importância de seu trabalho e lhe deu novas ideias. Ela também destaca a experiência cultural que a participação no fórum lhe proporcionou. “Estávamos em contato com estudantes e professores de diversos países e o evento foi organizado de forma em que pudemos estar bem próximos e dividirmos experiências e informações culturais”, conta.

 


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *