Boletim SBPMat – edição 15 – novembro 2013.


Newsletter

Edição nº 15 – Novembro de 2013

Saudações,

Notícias da SBPMat

– Eleições na SBPMat . Candidatos homologados: veja os membros da chapa para diretoria e seu plano de ação e os candidatos ao conselho. Aqui.

– XIII Encontro da SBPMat (João Pessoa, 28 de setembro a 2 de outubro de 2014). Saiba quem são os coordenadores do evento e veja imagens de João Pessoa e do centro de convivência, que acaba de ser inaugurado. Aqui.

– Estamos no Linkedin. Criamos um grupo na rede social profissional para colocar em contato pessoas, empresas e instituições atuantes na área de Materiais para troca de informações, anúncio de oportunidades e eventos e discussões. Peça participação no grupo.

 

Artigo científico em destaque

Uma equipe de dez pesquisadores brasileiros investigou a mobilidade de elétrons e buracos (portadores de carga) no grafeno na presença de oxigênio, pensando no uso do material como sensor desse gás. O trabalho, totalmente feito no país, contribuiu ao entendimento dos mecanismos de espalhamento de cargas e rendeu um artigo publicado na ACS Nano. Veja o texto de divulgação que preparamos para o boletim.

História da pesquisa em Materiais

História da SBPMat. O professor Guillermo Solórzano, presidente da diretoria fundadora da SBPMat, compartilha lembranças da criação da sociedade: o que o levou a liderar os esforços de organização para criar a SBPMat, como reuniu os primeiros sócios, como conseguiu os primeiros recursos financeiros da sociedade… Veja aqui a breve entrevista.

Dicas de leitura

Matérias de divulgação de artigos científicos

– Grupo de cientistas, com participação de brasileiro, aumenta a eficiência de LEDs de pontos quânticos ao controlar a interação de elétrons com o material (com base em paper da Nature Communications). Veja.
– Novo paradigma em células solares: família de materiais com efeito fotovoltaico de volume para todo o espectro solar (com base em paper da Nature). Veja.
– Como nanopartículas metálicas reagem em contato com o ambiente? Oxidam muito rapidamente (com base em paper da Nature Materials). Veja.
– Colaboração Unesp – MIT desenvolve material de óxido de estanho com altíssima capacidade de detectar gás tóxico (com base em paper da Sensors and Actuators B: Chemical). Veja.
Outras novidades
– E-book sobre nanotoxicologia: o coautor Oswaldo Alves apresenta o livro e fala sobre riscos no uso de nanopartículas. Veja.
– Érbio, telurito… o impacto dos materiais nas comunicações ópticas. Veja.
Desde a 6th International Conference on Electroceramics (ICE2013), evento apoiado pela SBPMat:
– Pesquisa em eletrocerâmica acena com dispositivos capazes de revolucionar o dia a dia. Veja.
– Combustíveis alternativos: reator utiliza óxido de cério para gerar hidrogênio ou monóxido de carbono.Veja.

Gente da nossa comunidade

O professor José Arana Varela, presidente da SBPMat no período 2010 – 2011, é contemplado com prêmio da American Ceramic Society. Veja.

Oportunidades

– Curso de verão na Unicamp sobre materiais avançados e caracterização, com possibilidade de auxílio financeiro. Saiba mais.– Inscrições abertas para os novos cursos de mestrado e doutorado  em Engenharia de Nanotecnologia da COPPE. Saiba mais.– Oportunidade de doutorado Brasil – Holanda em ressonância magnética detectada eletricamente de fios moleculares. Saiba mais.

– Concurso para professor titular na USP em Física dos Materiais. Saiba mais.

– Concurso para professor no IFSC-USP na área de Materiais. Saiba mais.

– Concurso para professor na USP-Santos em Física aplicada a petróleo e gás nas áreas de Magnetismo e Materiais Magnéticos, Materiais e Dispositivos Semicondutores e Simulações em Sistemas Moleculares. Saiba mais.

– Chamada de propostas para pesquisadores de SP dentro do convênio Fapesp – Braskem. Saiba mais.

– Desafio Universitário seleciona ideias inovadoras para ciclo do concreto. Saiba mais.

Próximos eventos da área

  • 10º Encontro Brasileiro sobre Adsorção. Aqui.
  • 13th International Conference on Modern Materials and Technologies (CIMTEC 2014). Aqui.
  • 19th International Conference on Ion Beam Modification of Materials. Aqui.
  • XIII Encontro da SBPMat. Aqui.
Nosso perfil no TwitterNossa página no Facebook
Para divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *