Mais duas universidades participam do programa University Chapters da SBPMat.



Membros e tutor do UC da UFMS.
Membros e tutor do UC da UFMS.

A partir deste mês de março, com a incorporação de uma unidade de University Chapter (UC) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), as cinco regiões do Brasil estão presentes no mapa dos UCs da SBPMat. Além disso, o mapa do programa ganha um novo ponto no estado de São Paulo, mediante a participação de uma equipe no campus São José dos Campos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O programa UCs, que agora conta com 11 unidades, congrega equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras em torno de atividades complementares à formação acadêmica.

De acordo com o presidente do UC da UFMS, o mestrando Gustavo Sander Larios, a criação do UC foi motivada pelo desejo de aumentar a interação entre estudantes de diferentes laboratórios, departamentos e grupos de pesquisa. Nesse sentido, a equipe da UFMS, que é formada por estudantes de graduação, mestrado e doutorado das áreas de Ciência dos Materiais, Física e Química, vai estimular a organização de seminários e encontros científicos envolvendo membros do UC e pesquisadores da SBPMat. “Pretendemos promover atividades que estimulem o desenvolvimento do conhecimento científico, perante as tendências nacionais e internacionais de pesquisas, proporcionadas através da interação entre os membros do UC”, completa Larios. O tutor desta unidade é o professor Cícero Rafael Cena da Silva.

Membros e tutor do UC da UNIFESP - São José dos Campos.
Membros e tutor do UC da UNIFESP – São José dos Campos.

No UC da UNIFESP de São José dos Campos, o principal objetivo é disseminar a Engenharia e Ciência de Materiais entre universitários de toda a região do Vale do Paraíba e também na sociedade como um todo, contam a mestranda Verônica Ribeiro dos Santos, presidente da unidade, e o professor Manuel Henrique Lente, tutor do UC. A equipe pretende “desvendar o conceito de Engenharia de Materiais, uma vez que para muitos ainda é uma incógnita, visto a grande diversidade de áreas de atuação que o profissional desta esfera é capaz de exercer”. De acordo com a mestranda e o professor, o grupo aspira, no futuro, tornar o UC uma fonte extracurricular de conhecimento científico e tecnológico e ampliar o número de membros. Algumas das atividades que a equipe pretende promover são: ciclos de seminários envolvendo estudantes e pesquisadores da UNIFESP e outras instituições; palestras de representantes de agências de apoio à C&T, entidades de classe, setores industriais etc.; visitas técnicas a institutos de P&D, empresas e incubadoras; cursos de verão; palestras de divulgação em escolas de ensino médio. Para realizar as atividades, o UC conta com uma populosa equipe de 24 estudantes de graduação (Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Materiais), três de mestrado e um de doutorado (Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Materiais, PPGECM), todos da UNIFESP.

Conheça o Programa UCs da SBPMat e as onze unidades que possui até o momento nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo: http://sbpmat.org.br/university-chapters/


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *