Boletim da SBPMat – edição 42.


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 42 – 29 de fevereiro de 2016 

Notícias da SBPMat: XV Encontro - Campinas (SP), 25-29/09/2016 

Plenárias: Veja quem são os cientistas que proferirão as palestras plenárias em nosso evento e comece e se entusiasmar. Aqui.

Expositores: O contato para empresas interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação é comercial@sbpmat.org.br (Alexandre).

Simpósios: A lista de simpósios aprovados para compor o evento será divulgada no site do encontro até o dia 07/03.

Datas importantes: A submissão de resumos estará aberta até 30 de maio. As notificações de aceitação de trabalhos serão enviadas aos autores até 10 de julho.

Local do evento:Veja vídeo sobre a cidade de Campinas e folder sobre o centro de convenções Expo D. Pedro.

Organizadores: Coordenam esta edição do evento as professoras da Unicamp Ana Flávia Nogueira (Instituto de Química) e Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física “Gleb Wataghin”). Saiba quem são os membros da comissão local, aqui.

Notícias da SBPMat: diretoria e conselho 

Os membros da diretoria executiva e do conselho eleitos no final de 2015 tomaram posse de seus cargos no dia 29 de janeiro, em uma reunião realizada na cidade de Campinas. Conheça os cientistas que vão dirigir nossa sociedade nos próximos anos.

Artigo em destaque 

Em artigo publicado na Nanoscale, cientistas da UFRGS, com a colaboração de um pesquisador da Alemanha, reportaram um método “verde” para fabricação de nanopartículas feitas de uma liga de paládio e cobre. Os autores também comunicaram que a composição da nanoliga influi na sua capacidade de se oxidar e reduzir. Os resultados podem ser aplicados no design de nanomateriais mais eficientes para diversas aplicações. Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade 
Nosso entrevistado nesta edição é o professor Roberto Mendonça Faria (IFSC-USP). Apaixonado por desvendar mistérios dos materiais por meio da pesquisa científica, Faria fez contribuições significativas ao estudo dos polímeros ferroelétricos, polímeros eletrônicos e células solares orgânicas. Além de presidente da SBPMat e diretor do IFSC – USP, Faria já foi coordenador de um Instituto do Milênio, de um INCT e do polo São Carlos do IEA – USP. Na entrevista, ele nos falou sobre sua trajetória científica, as realizações conseguidas enquanto presidente da SBPMat e seus planos para o futuro imediato dentro da nossa sociedade e na internacional IUMRS, onde acaba de assumir a segunda vice-presidência. Na mensagem aos jovens, o professor Faria destacou a importância de “fabricar conhecimento”. Veja nossa entrevista.
Ruth Kiminami, professora do DEMa-UFSCar, é incluída em livro publicado pela Wiley que apresenta perfis de 100 mulheres cientistas e engenheiras de sucesso da área de cerâmica e vidro do mundo. Saiba mais.
Ex-presidentes da SBPMat Elson Longo e José Arana Varela constam entre os 50 pesquisadores atuantes no Brasil com mais citações segundo o Google Scholar. Saiba mais.
Especial: Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) 
Vários equipamentos de caracterização recebendo feixes de nêutrons para interagir com a matéria formarão o Laboratório Nacional de Nêutrons, que, após sua inauguração, prevista para 2022, estará aberto à comunidade científica dia e noite, 80% do ano. Os feixes de nêutrons virão do RMB, um reator nuclear de pesquisa de 30 MW, atualmente em desenvolvimento sob responsabilidade da CNEN. O laboratório ficará em Iperó (SP). Veja nossa matéria, com entrevista ao coordenador do projeto, José Augusto Perrotta.

Dicas de leitura
  • Estabilização de superóxido de lítio abre possibilidades de baterias com melhor desempenho (divulgação de artigo da Nature). Aqui.
  • Novo método de nanoescultura para fabricação de estruturas cristalinas de 1-2 nm usando STEM (divulgação de artigo da Small). Aqui. 
  • No mercado (ou quase): didímio metálico é obtido no Brasil pela primeira vez, possibilitando produção nacional de superímãs. Aqui.
Oportunidades
  • Curso online sobre escrita científica – produção de artigos de alto impacto, com videoaulas, apostilas e testes. Aqui.
Próximos eventos da área
  • 5th International Conference on Surface Metrology. Póznan (Polônia). 4 a 7 de abril de 2016.  Site.
  • 9th Brazilian-German Workshop on Applied Surface Science. Maresias, SP (Brasil). 10 a 15 de abril de 2016. Site.
  • 43rd International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 25 a 29 de abril de 2016. Site.
  • 5ª escola de SAXS. Campinas, SP (Brasil). 2 a 6 de maio de 2016. Site.
  • 40th WOCSDICE ‐ Workshop on Compound Semiconductor Devices and Integrated Circuits held in Europe & 13th EXMATEC ‐ Expert Evaluation and Control of Compound Semiconductor Materials and Technologies. Aveiro (Portugal). 6 a 10 de junho de 2016. Site.
  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA Conference 2016). São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1 de julho de 2016.  Site.
  • 1st International Symposium on Advanced Photonic Materials. São Petersburgo (Rússia). 27 de junho a 1º de julho de 2016. Site.
  • XXV International Conference on Raman Spectroscopy (ICORS2016). Fortaleza, CE (Brasil). 14 a 19 de agosto de 2016.  Site.
  • XV Encontro da SBPMat. Campinas, SP (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2016. Site.
  • Aerospace Technology 2016. Estocolomo, Suécia. 11 a 12 de outubro de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *