Boletim da SBPMat. 79ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 79. 31 de março de 2019.

Notícias da SBPMat

XVIII B-MRS Meeting. O prazo para submissão de resumos encerra em 15 de abril. Veja a mensagem dos coordenadores do evento, direcionado a toda a comunidade cientifica. Aqui.

Programa University Chapters. Equipes de estudantes da UFMS e UNIFESP São José dos Campos se incorporam ao programa da SBPMat, que passa a ter presença nas 5 regiões do Brasil. Saiba mais.

Eleições para Diretoria e Conselho. A SBPMat apresenta a comissão eleitoral, que está conduzindo o processo. Saiba mais.

Anuidades 2019. Os boletos referentes à anuidade 2019 ainda podem ser encontrados pelos sócios em suas áreas no site da SBPMat. Estudantes e profissionais que ainda não são sócios podem se associar a qualquer momento. Pagamento da anuidade é condição para participar das eleições, que ocorrem neste ano. Saiba mais.

Artigo em Destaque

Uma equipe de pesquisadores da UFABC e UNICAMP desenvolveu um filme que libera simultaneamente dois ativos antibacterianos e anticancerígenos. Testado in vitro, o material demonstrou eficiência na eliminação de bactérias e de células cancerígenas. O filme tem potencial para ser usado no tratamento tópico de lesões infecciosas e tumores malignos. O trabalho foi reportado no ACS Applied Materials and Interfaces. Saiba mais.

figura news

Cientista em Destaque

Nossa entrevista do mês é com a cientista que protagonizou a introdução e o desenvolvimento, no Brasil, da cristalografia estrutural e molecular por raios X – hoje amplamente utilizada em nossa comunidade. Na área, ela fundou o primeiro laboratório e uma sociedade científica. Também formou várias gerações de cristalógrafos estruturais hoje distribuídos pelo país, além de colaborar com dezenas de cientistas de diversas áreas para desvendar a estrutura de materiais e moléculas. Trata-se de Yvonne Primerano Mascarenhas (USP), que será homenageada pela SBPMat no XVIII B-MRS Meeting. Saiba mais.

yvonne news 2

Novidades dos Sócios SBPMat

– O sócio da SBPMat Aldo J. G. Zarbin (UFPR) escreveu sobre futuro da Química na Nature Chemistry a convite da revista. Saiba mais.

banner evento

XVIII B-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat
(Balneário Camboriú, SC, 22 a 26 de setembro de 2019)

Site do evento: www.sbpmat.org.br/18encontro/

Prazo para submissão de trabalhos encerra em 15 de abril.

Submissão de trabalhos. A submissão de resumos está aberta até 15 de abril. Notificações de aprovação, modificação ou rejeição serão enviadas até 31 de maio. Notificações finais para resumos que precisarem de modificação serão enviadas até 21 de junho. Veja as instruções para autores, aqui.

Simpósios. 23 simpósios propostos pela comunidade científica internacional compõem esta edição do evento. Veja a lista de simpósios, aqui.

Prêmios para estudantes. Para participar do Bernhard Gross Award, os autores deverão submeter um resumo estendido até 11 de julho, além do resumo convencional. Saiba mais, aqui.

Inscrições. Já estão abertas as inscrições. Saiba mais, aqui.

Local do evento. O encontro será realizado no turístico Balneário Camboriú (SC), no Hotel Sibara Flat & Convenções, localizado no centro da cidade, próximo a hotéis, restaurantes e lojas, e a apenas 100 metros do mar. Saiba mais, aqui.

Palestra memorial. A tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pela professora Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC – USP).

Palestras plenárias. Destacados cientistas de instituições da Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Itália proferirão palestras plenárias sobre temas de fronteira no evento. Também haverá uma plenária do brasileiro Antônio José Roque da Silva, diretor do CNPEM e do projeto Sirius. Saiba mais sobre as plenárias, aqui.

Organização. O chair do evento é o professor Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física da UFSC) e o co-chair é o professor Hugo Gallardo (Departamento de Química da UFSC). O comitê de programa é formado pelos professores Iêda dos Santos (UFPB), José Antônio Eiras (UFSCar), Marta Rosso Dotto (UFSC) e Mônica Cotta (Unicamp). Conheça todos os organizadores, aqui.

Expositores e patrocinadores. 31 empresas já confirmaram participação no evento e apoio/patrocínio. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Dicas de Leitura

– Usando técnica experimental avançada e simulações, cientistas revelam detalhes de como ocorre a formação de cristais, camada por camada, no nível atômico. Estudo contribui ao desenvolvimento de materiais de altíssima qualidade (paper da Nature Physics). Saiba mais.

– Cientistas conseguem produzir nanoestruturas de metais cristalinos usando nanomoldes. Além de superar os desafios experimentais e criar técnica simples, eles explicaram os mecanismos envolvidos nessa nanomodelagem (paper da Physical Review Letters). Saiba mais.

– Pesquisa liderada por cientistas do Brasil contribui ao desenvolvimento de fotocatalisadores cerâmicos muito estáveis, necessários para produzir combustíveis alternativos a partir de CO2 e fotossíntese artificial. Estudo é destacado por The American Ceramic Society (paper de The Journal of Physical Chemistry C). Saiba mais.

Inovação. Parceria entre empresa brasileira de nanotecnologia e indústrias têxteis levará em breve ao mercado novos tecidos funcionais que protegem do calor, raios UV e insetos, além de evitar odores. Saiba mais.

Oportunidades

– Concurso para professor do DEMa-UFSCar na área de materiais cerâmicos. Saiba mais.

– Bolsa para pós-doutorado em Físico-Química de coloides (biomateriais e polímeros naturais) na UNICAMP. Saiba mais.

– Processo seletivo para doutorado em Ciência dos Materiais na UFMS. Saiba mais.

– Sociedades mexicanas de materiais recebem propostas de simpósios para o XXIX IMRC que ocorrerá em agosto de 2020 em Cancun (México). Saiba mais.

WIN Rising Star Award in Nanoscience and Nanotechnology nominations. Saiba mais.

Eventos

Workshop “Além dos 10E7 Ciclos: novo conceito em fadiga”. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 2 de abril de 2019. Site.

International Workshop on Advanced Magnetic Oxides (IWAMO 2019). Aveiro (Portugal). 15 a 17 de abril de 2019. Site.

I Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais. São Carlos, SP (Brasil). 23 e 24 de maio de 2019. Site.

2019 E-MRS Spring Meeting e IUMRS – ICAM. Nice (França). 27 a 31 de maio de 2019. Site.

20th International Symposium on Intercalation Compounds (ISIC). Campinas, SP (Brasil). 2 a 6 de junho de 2019. Site.

10th International Conference on Materials for Advanced Technologies (ICMAT 2019). Cingapura. 23 a 28 de junho de 2019. Site.

X Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 8 a 12 de julho de 2019. Site.

20th International Sol-Gel Conference. São Petersburgo (Rússia). 25 a 30 de agosto de 2019. Site.

21st Materials Research Society of Serbia Annual Conference (YUCOMAT 2019) and 11th IISS World Round Table Conference on Sintering (WRTCS 2019). Herceg Novi (Montenegro). 2 a 6 de setembro de 2019. Site.

XVIII B-MRS Meeting. Balneário Camboriú, SC (Brasil). 22 a 26 de setembro de 2019. Site.

19th Brazilian Workshop on Semiconductor Physics. Fortaleza, CE (Brasil). 18 a 22 de novembro de 2019. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *