Gente da nossa comunidade: pesquisadores do DEMa-UFSCar ganham dois prêmios da Petrobrás na área de materiais refratários.



Os pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Dra. Mariana de Albuquerque Lima Braulio e Dr. Eduardo Prestes, ambos orientados pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa -UFSCar), foram contemplados com premiações concedidas pela empresa Petrobras.

O primeiro deles foi o “Prêmio Inventor 2013”, em decorrência do depósito de patente realizado no INPI (BR 10 2012 030520-8), intitulada “Sistema refratário nanoestruturado de elevada resistência a erosão e ao choque térmico”, de autoria de Eduardo Prestes, Mariana A. L. Braulio, Victor C. Pandolfelli (UFSCar) e Jorivaldo Medeiros, Daniel Telhado, Jordana Veiga (Petrobras). A solenidade de entrega ocorreu no Cenpes da Petrobras.

Já a segunda premiação se trata do “Prêmio Petrobras de Tecnologia 2013”, concedido à Mariana A. L. Braulio e Victor C. Pandolfelli, pelo trabalho “Macromercado para nanomateriais: aumentando o desempenho operacional das unidades de craqueamento catalítico (UFCC)”. O trabalho foi selecionado como o melhor na categoria doutorado no tema de tecnologia de refino e petroquímica.

Ambos os trabalhos envolveram o desenvolvimento de cerâmicas refratárias nanoestruturadas, cuja finalidade principal é o aumento de disponibilidade operacional das UFCCs. Como o lucro cessante associado a uma parada de produção pode alcançar valores próximos a US$ 500.000/dia por UFCC, esforços para se maximizar o tempo de campanha e minimizar as paradas destas unidades são essenciais. Uma vez que um dos aspectos que limitam as campanhas é a baixa vida útil dos refratários, materiais nanoestruturados de elevado desempenho foram desenvolvidos e estão em teste em escala piloto desde 2011 na Revap (Refinaria Henrique Lage da Petrobras), visando a extensão da vida útil dos equipamentos e maior segurança operacional.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *