Notícias da SBPMat: Interações internacionais em reuniões em San Francisco.


“Golden Gate Bridge, SF (cropped)” by Bernard Gagnon – Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.

Entre 6 e 10 de abril deste ano, o professor Roberto Mendonça Faria, presidente da nossa SBPMat, esteve em San Francisco (Califórnia, Estados Unidos), participando do “2015 MRS Spring Meeting”, um dos dois encontros anuais da Materials Research Society (MRS). Na ocasião, representando a SBPMat, o professor Faria realizou uma série de reuniões.

Numa delas, participaram o presidente, a vice-presidente e o diretor executivo da MRS, respectivamente, Oliver Kraft, Kristi S. Anseth e Todd M. Osman. Nessa reunião, os diretivos das duas sociedades acordaram a continuidade do contrato que disponibiliza as publicações da MRS aos sócios da SBPMat e discutiram formas de estabelecer colaborações entre os programas University Chapters de ambas as sociedades. Além disso, o presidente da SBPMat convidou os três diretivos da MRS a participarem do décimo quarto encontro da sociedade.

Em outra reunião, participaram, além do professor Faria, o professor Robert Chang, secretário geral da International Union of Materials Research Societies (IUMRS), e o professor José Alberto Giacometti, membro do Conselho da SBPMat. Os três professores definiram que serão coorganizadores do “simpósio U” do XIV Encontro da SBPMat, intitulado “Importance of social implications of nanotechnologies in Science popularization“. O simpósio já conta com dois palestrantes convidados: Guillermo Foladori (Universidad Autónoma de Zacatecas, México) e Noela Invernizzi (Universidade Federal do Paraná, Brasil). Na reunião, o professor Chang, que foi plenary speaker no XIII Encontro da SBPMat, confirmou sua presença no encontro deste ano.

Numa terceira reunião, o presidente da SBPMat conversou com representantes do Institute of Physics (IOP), e ambas as partes manifestaram o desejo de levar adiante o projeto da publicação “Science Impact”, a qual, de acordo com o professor Faria, está tendo uma excelente repercussão.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *