Nota Pública da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).


A diretoria e o conselho da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) externam sua preocupação diante da falta de perspectivas para a ciência, tecnologia e inovação (CTI) no Brasil. O setor sofreu cortes profundos nos últimos anos, que ameaçam inviabilizar programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento essenciais para a Nação. Não tem havido manifestação, por parte do governo, sobre a reversão desses cortes e garantia de um orçamento que possa minimamente manter o Brasil na trajetória ascendente das últimas décadas.

Ainda mais preocupante é a ausência de um plano estratégico para CTI, requisito fundamental para ajudar o Brasil a superar a grave crise que atravessamos. A fusão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações, por exemplo, parece não obedecer a alguma lógica que nos permita antever a formulação de políticas públicas para alavancar o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

No curtíssimo prazo, nossa sugestão é de que o governo recomponha os orçamentos e viabilize iniciativas em andamento das agências de fomento, como CAPES, CNPq e Finep, pois a interrupção ou diminuição de programas de CTI – ainda que por períodos curtos de tempo – podem trazer danos irreparáveis para o Brasil.

Na área em que mais concerne a nossa Sociedade Científica, o Brasil é um grande produtor de matérias primas e carece de investimentos suficientes em CTI para agregar valor aos produtos, constituir empresas de alta tecnologia e gerar empregos. Nunca é demais ressaltar que o conhecimento gerado nas ações de CTI é ingrediente indispensável para construirmos uma sociedade igualitária e desenvolvida que almejamos para nosso País.

SBPMat

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *