Mensagem de Ano Novo da SBPMat.


Com esta mensagem de Ano Novo, saúdo toda a comunidade da SBPMat, no Brasil e no exterior.

É grande a expectativa de que a partir de 2019 o Brasil retome os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, que possam ser considerados como minimamente necessários para a manutenção de nosso sistema, desenvolvido com muito esforço nas últimas décadas. Para a reunião que a comunidade acadêmica teve com o futuro ministro da ciência e tecnologia no início de dezembro de 2018, a SBPMat enviou como sugestão principal a recomposição do orçamento da área. Sabe-se que o Brasil precisa investir muito mais na geração de conhecimento para resolver seus graves problemas econômicos e sociais. Recuperar o orçamento é apenas o primeiro e mais urgente dos passos, em face da situação das universidades e centros de pesquisa no País. São também relevantes, e fizeram parte das sugestões da SBPMat, a ênfase em parcerias entre ministérios para abordar problemas da sociedade de grande abrangência que sempre requerem ciência, tecnologia e inovação, e a busca de sinergia com o setor privado para transformar conhecimento em riqueza e bem-estar social.

A área de materiais, em particular, tem se mostrado essencial para todo e qualquer tipo de desenvolvimento. Desde as descobertas fundamentais de ciência básica para a compreensão da natureza e conquista do espaço, até aplicações em medicina e agricultura, áreas que hoje progridem enormemente a partir de novos materiais e metodologias criadas para estudá-los. No Brasil, por exemplo, a inauguração da primeira etapa do Sirius, nova fonte de luz síncrotron, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, revelou uma obra prima da ciência e engenharia de materiais. Ainda mais relevante é que grande parte dessa tecnologia é brasileira.

A SBPMat tem se empenhado continuamente em prover um espaço para que pesquisadores, do Brasil e exterior, possam comunicar e debater suas contribuições científico-tecnológicas, e buscar parcerias para novos desafios num campo altamente multidisciplinar. Nosso último Encontro em Natal (RN), em setembro de 2018, repetiu o sucesso de edições anteriores com essa perspectiva. Alguns dos muitos avanços da ciência e tecnologia em materiais foram destacados nos Boletins da SBPMat, como uma amostra do trabalho de qualidade que se faz no Brasil. A SBPMat também considera estratégica a divulgação científica. Em 2018 criou uma nova série do Boletim, denominada “Da ideia à inovação”, com reportagens especiais sobre o impacto de tecnologias que chegaram à sociedade.

Finalizo agradecendo à comunidade da SBPMat, desejando saúde e sucesso em 2019, na expectativa de encontrar muitos de vocês no Balneário Camboriú (SC), de 22 a 26 de setembro, para o nosso próximo Encontro.

Professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior

Presidente da SBPMAT

ano novo sbpmat

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *