Gente da nossa comunidade: entrevista com o pesquisador Sergio Neves Monteiro.


Sergio Neves Monteiro formou-se em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1966. Logo após a graduação, foi aos Estados Unidos para continuar com a sua formação na Universidade da Flórida, a convite de um professor dessa universidade. Ali desenvolveu trabalhos sobre deformação de materiais e obteve o diploma de mestrado (1968) e o de doutorado (1972), ambos em Ciência e Engenharia de Materiais. Em 1976 realizou um pós-doutorado na Alemanha, na Universidade de Stuttgart.

Entre o mestrado e o doutorado, em 1968, voltou à UFRJ como professor e se tornou coordenador do curso de Engenharia Metalúrgica, além de participar da criação do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (a COPPE). Foi professor titular do departamento de Engenharia Metalúrgica da UFRJ e da COPPE até se aposentar de seu cargo nessa universidade, em 1993. Então iniciou sua atuação na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde participou da comissão de implantação da universidade e criou o Laboratório de Materiais Avançados. Foi professor titular da UENF até 2012.  Desde 2012 é professor colaborador do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Ao longo de sua carreira, exerceu diversos cargos administrativos na UFRJ, UENF, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Ministério de Educação (MEC), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), entre outras instituições.  

Pesquisador 1 A do CNPq, em 47 anos de vida acadêmica, orientou cerca de 80 mestrados e doutorados e publicou mais de 500 artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de 58 capítulos de livros.

Recebeu prêmios e distinções da ABM, FAPERJ e Institute of Superhard Materials (Ucrânia), entre outras entidades. É fellow da American Society for Metals.

Segue uma entrevista com o pesquisador.

Boletim da SBPMat: – Conte-nos o que o levou a se tornar um pesquisador e a trabalhar na área de Materiais.

Sergio Neves Monteiro: – Desde criança sempre fui atraído por coisas da natureza, como animais, rochas, estrelas, terremotos, vulcões e tudo o que nos cerca. Assim, ao entrar para a Escola de Engenharia da UFRJ, a área que prontamente me interessou foi a de Metalurgia e Materiais. Já no terceiro ano, como monitor do professor Hervasio de Carvalho (então presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN) tomei contato com a pesquisa e fui motivado a fazer cursos na COPPE, que começava a se instalar na Escola de Química da UFRJ na Praia Vermelha. Convidado pelo professor Robert Reed-Hill, um dos professores do curso, parti para a Universidade da Florida logo após o término do curso de engenharia para o mestrado e, consequentemente, o início da carreira como pesquisador.

Boletim da SBPMat: – Quais são, na sua própria avaliação, as suas principais contribuições à área de Materiais?

Sergio Neves Monteiro: – Como professor da UFRJ, iniciei em 1968, juntamente com os professores Walter Mannheimer e Ubirajara Cabral, o Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE. Ajudei a formar os primeiros mestres e doutores na área e participei da organização do 1° CIBECIMat, coordenado pelo professor Waldimir Longo no IME. Fui Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Secretário de Ensino Superior no MEC em Brasília, Sub-Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e Presidente do Conselho Superior da FAPERJ. Na pesquisa, venho contribuído ativamente e de maneira inovadora para os seguintes temas:

·        Envelhecimento dinâmico de metais;

·        Propriedades de compósitos reforçados com fibras naturais;

·        Mecanismos de proteção balística associada a novos materiais;

·        Caracterização de cerâmicas convencionais com incorporação de resíduos industriais;

·        Técnicas de processamento de diamante e outras metais/ligas superduras.

Detalhes de minhas realizações estão à disposição em meu curriculum na Plataforma Lattes.

Boletim da SBPMat: – Deixe uma mensagem para nossos leitores que estão iniciando suas carreiras de cientistas.

Sergio Monteiro Neves: – Parabenizo os jovens cientistas brasileiros pelo caminho que escolheram. Lembro que muito mais do que uma carreira profissional, com estabilidade e adequada remuneração em instituições de ensino e pesquisa, ser pesquisador pode trazer grande satisfação pessoal e a certeza de contribuir diretamente para o crescimento do país. A publicação de artigos em periódicos internacionais de alto impacto é uma tremenda realização com reconhecimento pela comunidade. A pesquisa tem sido uma das principais ferramentas para os avanços tecnológicos e de qualidade de vida nos países desenvolvidos.


Comments
    • Hamilton Gomes Ventura

      Abaixo de Deus e graças ao professor Sergio Neves Monteiro optei pela especialidade de Metalurgia na Escola Politécnica da UFRJ. Com uma palestra e seu entusiasmo de acreditar no nosso Brasil, conclui em 1976. Hoje me considero um profissional realizado e, embora não tenha mais contato com ele, acompanha-o através da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia a Materiais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *