Boletim da SBPMat – edição 37 – especial XIV Encontro da SBPMat.


Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 37

Especial XIV Encontro da SBPMat

XIV Encontro - Rio de Janeiro, 27/09 a 01/10 de 2015: anúncios

Inscrições: Você pode fazer sua inscrição online, aqui. Durante o evento, a secretaria estará aberta para inscrições no dia 27 das 17h00 às 19h00 e, nos demais dias, das 7h00 às 8h30. 

Mensagem dos coordenadores do evento: Veja as palavras dos professores Marco Cremona e Fernando Lázaro Freire Jr., com informações sobre o evento. Aqui.

Abertura do evento: Será realizada no dia 27 (domingo) às 19h00. Além da cerimônia de abertura, contará com a Palestra Memorial “Joaquim da Costa Ribeiro”, que homenageará Eloisa Biasotto Mano, professora emérita da UFRJ, quem proferirá uma palestra sobre a importância dos materiais macromoleculares. Depois da cerimônia, haverá um coquetel de boas-vindas. Saiba mais sobre Eloisa Biasotto Mano.

Apresentação de trabalhos e plenárias: Foram aceitos para apresentação nos 27 simpósios cerca de 2.500 trabalhos (1.892 pôsteres, 368 orais e 189 palestras convidadas), além das 7 plenárias de palestrantes de renome internacional. Confira os dias e horários das sessões orais e de pôsteres no programa resumido e no programa completo (simpósio por simpósio).

Impressão de pôsteres: Veja opções para mandar imprimir seu pôster e retirá-lo no local do evento. Aqui.

Palestras técnicas de expositores: No dia 30 a sala C albergará apresentações de empresas expositoras, que falarão sobre técnicas de caracterização e fabricação de materiais. Saiba mais.

Estandes: Você poderá visitar 32 estandes de empresas e instituições no segundo andar, junto às mesas dos coffee breaks.

Encerramento do evento: Ocorrerá no dia 1º de outubro às 12h30 e incluirá a cerimônia de premiação de trabalhos, na qual serão entregues o Prêmio Bernhard Gross (melhor oral e melhor pôster de estudantes de graduação ou pós-graduação de cada simpósio), o Prêmio da IUMRS (3 melhores pôsteres dentre os agraciados com o Bernhard Gross), o Prêmio Horiba (melhor oral e melhor pôster de todo o evento) e o Prêmio da E-MRS (melhor oral e 2 melhores pôsteres do simpósio C).

Informação turística: Reservas de hotéis e passagens aéreas, passeios, transfers, mapas e muitas informações úteis no site da agência Follow Up.

Festa: A festa de confraternização do evento será realizada na quarta-feira dia 30 às 20h30 no Espaço Rampa. O valor dos ingressos será de R$ 15,00.

Publicação de trabalhos: Trabalhos apresentados no encontro poderão ser submetidos a avaliação por pares para publicação em periódicos científicos do Institute of Physics (IOP). Os trabalhos do XIV Encontro da SBPMat aceitos para publicação em algum dos 5 periódicos propostos serão destacados numa coleção online dedicada ao evento. As submissões estão abertas até 15 de outubro. Saiba mais.

Veja o site do evento.

Plenárias do evento: saiba mais sobre os temas e os palestrantes

Na interação com materiais avançados, a luz e outras ondas podem se comportar de modo realmente inusitado. No XIV Encontro da SBPMat, Nader Engheta, um especialista mundial nos materiais criados pelo ser humano conhecidos como metamateriais, falará de fenômenos extraordinários que ocorrem quando os materiais fabricados em seu grupo interagem com a luz. Entre outras significativas contribuições, Engheta e seus colaboradores têm criado circuitos ópticos nanométricos usando arranjos de metamateriais. Em entrevista a nosso boletim, o professor da Universidade de Pennsylvania (EUA) falou sobre essa e outras contribuições, que foram publicadas em alguns dos periódicos científicos mais renomados. Em mensagem aos leitores, mencionou as emoções da vida de cientista. Veja a entrevista.

Também entrevistamos o professor Edgar Zanotto, da UFSCar (Brasil), que dará uma plenária sobre vitrocerâmicas – materiais formados a partir da cristalização interna de alguns vidros. Desde os inícios de sua carreira científica, Zanotto vem estudando os mecanismos de formação das vitrocerâmicas e desenvolvendo aplicações para elas. Na plenária, o cientista promete falar sobre passado e futuro, inclusive sobre o desenvolvimento de novas vitrocerâmicas e seu uso em novos produtos. Veja a entrevista.

Falamos também com o professor Paul Ducheyne, da University of Pennsylvania (EUA). Ducheyne dedica-se, há umas 4 décadas, ao estudo de biomateriais, campo no qual é autor de centenas de artigos que totalizam mais de 10.000 citações, 40 patentes e livros. Na entrevista, Ducheyne enumerou algumas de suas principais contribuições à área, como, por exemplo, a explicação de como materiais sintéticos levam à formação de tecidos. Na palestra plenária do XIV Encontro da SBPMat, Ducheyne falará, obviamente, sobre biomateriais; em particular, sobre cerâmicas bioativas com funcionalização in situ e materiais sol-gel usados na liberação de fármacos e fatores de crescimento. Veja a entrevista.
A professora Ulrike Diebold, da UT Wien (Áustria), falará em nosso encontro sobre superfícies de óxidos metálicos – materiais usados em monitoramento de gases, catálise, anti-corrosão, conversão de energia, pigmentação e muitas outras aplicações. Usando seus microscópios de tunelamento (STM), Diebold consegue investigar, em escala atômica, os defeitos da rede desses materiais. Em entrevista a nosso boletim, ela falou sobre suas principais contribuições no campo dos óxidos metálicos e sobre o poder da técnica de STM para o estudo de superfícies. E deixou um convite tentador para assistir à palestra dela. Veja a entrevista.
A eletrônica orgânica aplicada ao estudo do cérebro e ao diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas será abordada em uma das palestras plenárias do encontro da SBPMat, a cargo do professor George Malliaras, diretor do departamento de Bioeletrônica da  École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne (França). Dispositivos baseados em materiais orgânicos usados para gravar e estimular a atividade cerebral são exemplos dessas aplicações. Em entrevista a nosso boletim, Malliaras falou sobre a importância da colaboração interdisciplinar para gerar pesquisa com impacto social na sua área de pesquisa. O cientista também citou algumas de suas principais contribuições na eletrônica orgânica e na bioletrônica orgânica.  Veja a entrevista.
O professor Ichiro Takeuchi, da University of Maryland (EUA), falará no encontro da SBPMat sobre a abordagem combinatória na área de Materiais. Essa metodologia, que permite acelerar significativamente diversos processos de pesquisa, tem ajudado Takeuchi a descobrir uma série de compostos e estabelecer estratégias para determinar rapidamente a relação composição-estrutura-propriedade de diversos materiais. Em entrevista a nosso boletim, o cientista explicou como funciona na prática a pesquisa combinatorial e enumerou algumas de suas principais contribuições nesse campo. Ele também falou sobre um tema que abordará na plenária: a “integrated materials engine”, que une teoria e experimentos rápidos para descobrir novos materiais. Veja a entrevista.
Em tempos de “big data”, a professora Claudia Draxl, da Humboldt University (Alemanha), discorrerá sobre como aproveitar a rica informação contida em enormes quantidades de dados sobre materiais, de modo a propiciar avanços científicos sem precedentes.

Veja o currículo resumido da palestrante. Aqui.

Veja o resumo da palestra. Aqui.

      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *