Boletim da SBPMat – edição 35.


 

Saudações %primeiro_nome%!

Edição nº 35 – 7 de agosto de 2015 

Notícias da SBPMat: XIV Encontro - Rio de Janeiro, 27/09 a 01/10 de 2015 

Cerca de 1.000 pessoas já se inscreveram no XIV Encontro da SBPMat. 

Inscrições: O período de inscrições com desconto foi prorrogado até 31 de agosto. Veja os novos valores especiais para estudantes de graduação e pós e faça sua inscrição. Aqui.

Programa: Está no site o programa preliminar do evento. Aqui.

Publicação de trabalhos: Trabalhos apresentados no encontro poderão ser submetidos a avaliação por pares para publicação em periódicos científicos do Institute of Physics (IOP). Os trabalhos do XIV Encontro da SBPMat aceitos para publicação em algum dos 5 periódicos propostos serão destacados numa coleção online dedicada ao evento. As submissões estão abertas até 15 de outubro. Saiba mais.

Prêmio Bernhard Gross: Os autores que são estudantes podem submeter, até 21 de agosto, resumos estendidos de seus trabalhos para participar do prêmio ao melhor oral e melhor pôster de cada simpósio. Mais informações nas instruções para autores.

Prêmio da IUMRS: Neste ano, a IUMRS (International Union of Materials Research Societies) premiará os 3 melhores pôsteres do conjunto dos trabalhos agraciados com o Prêmio Bernhard Gross.

Prêmio Horiba: Será outorgado ao melhor oral e melhor pôster de todo o evento.

Prêmio da E-MRS: Será entregue ao melhor oral e aos 2 melhores pôsteres do simpósio C. Saiba mais.

Hospedagem: Está disponível uma lista de hotéis com condições especiais para participantes do XIV Encontro da SBPMat. Aqui.

Patrocinadores e expositores: 28 empresas já reservaram seu lugar no XIV Encontro da SBPMat. Contato para expositores e demais patrocinadores: rose@metallum.com.br.

Veja o site do evento.

XIV Encontro: 2.325 trabalhos aceitos para apresentação
Dos 2.444 resumos submetidos aos 27 simpósios e 2 workshops do XIV Encontro da SBPMat, 2.325 foram aceitos para apresentação. Trata-se do maior número na história dos encontros da sociedade. Alguns simpósios contam com mais de 250 trabalhos aceitos. Entre os aceitos, os trabalhos submetidos por estudantes de graduação ou pós podem se candidatar ao Prêmio Bernhard Gross. Saiba mais.
XIV Encontro: entrevistas com palestrantes de plenárias

A eletrônica orgânica aplicada ao estudo do cérebro e ao diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas será abordada em uma das palestras plenárias do encontro da SBPMat, a cargo do professor George Malliaras, diretor do departamento de Bioeletrônica da  École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne (França). Dispositivos baseados em materiais orgânicos usados para gravar e estimular a atividade cerebral são exemplos dessas aplicações. Em entrevista a nosso boletim, Malliaras falou sobre a importância da colaboração interdisciplinar para gerar pesquisa com impacto social na sua área de pesquisa. O cientista também citou algumas de suas principais contribuições na eletrônica orgânica e na bioletrônica orgânica.  Veja a entrevista.

Artigo em destaque 

Uma equipe de cientistas da UniVap (Brasil) coordenou uma pesquisa em que foi fabricado um biomaterial compósito com potencial para ser usado na área de saúde, na regeneração de tecido ósseo. O material agrega as propriedades mecânicas dos nanotubos de carbono às propriedades biológicas da hidroxiapatita.  Ao observar o comportamento do compósito em fluído corporal simulado, os cientistas puderam avançar na compreensão de como ocorre o processo de biomineralização – uma das fases da geração de tecido ósseo. O trabalho, que envolveu a colaboração de pesquisadores do INPE (Brasil) e de instituições de Israel e Reino Unido, foi recentemente publicado na Nanoscale. Veja nossa matéria de divulgação.

Gente da nossa comunidade 

Entrevistamos Marcelo Knobel, professor da Unicamp que acaba de assumir o cargo de diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Físico por formação, Knobel vem pesquisando, desde a iniciação científica, propriedades magnéticas de materiais – área na qual participou de pesquisas pioneiras sobre magnetorressistência e magnetoimpedância gigantes em determinados materiais. Além de ser autor de uns 300 papers com mais de 6.300 citações, ele tem uma importante atuação na área de divulgação científica, contando com realizações como a exposição NanoAventura, uma coleção de livros, artigos na mídia etc. Na entrevista, Marcelo Knobel fala sobre a importância da divulgação científica e sobre sua carreira de cientista de materiais e deixa uma mensagem para os leitores em início de carreira, sugerindo a paixão como guia, acompanhada de sólida formação técnica, habilidades pessoais e cultura geral. Veja nossa entrevista com o cientista.

Dicas de leitura
Divulgação científica internacional.

  • Fibras condutoras, de borracha e nanotubos de carbono, esticam 1.000% e podem ser usadas em eletrônicos, sensores e músculos (divulgação de paper da Science com participação de cientistas do Brasil). Aqui.
  • Usando laser de pulsos ultracurtos, cientistas do Brasil geram fase tipo diamante a partir de grafite policristalino (divulgação de paper da Scientific Reports com participação de cientistas do Brasil). Aqui.
  • Cientistas conseguem formular um material ideal para produzir hidrogel biocompatível e resistente em impressoras 3D (divulgação de paper da Advanced Materials). Aqui.

Notícias dos INCTs e CePIDs.

  • Grafeno piezoelétrico e grafeno sob altíssima temperatura rendem artigos em revistas do grupo Nature a pesquisadores do NAMITEC (INCT). Aqui.
  • Livro lançado pelo CDMF (CEPID) reúne mais de 200 imagens de microscopia eletrônica de varredura escolhidas e coloridas com olhar estético. Aqui.
Oportunidades
  • Concurso para professor na Universidade de São Paulo (USP), em Física da Matéria Condensada (pesquisa experimental ou teórica). Aqui.
  • Concurso para professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Física da Matéria Condensada/ propriedades ópticas de semicondutores. Aqui.
  • Oportunidade de doutorado – sanduíche nos Estados Unidos e pós-doc no Brasil em dispositivos fotônicos para biossensores. Aqui.
Próximos eventos da área
  • III Escola de Química da UFRGS. Porto Alegre, RS (Brasil). 10 a 12 de agosto de 2015. Site.
  • Palestra: Impactos das novas Tecnologias – Nanopartículas – Riscos Emergentes – O caso da Nanotecnologia. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 13 de agosto de 2015. Folder.
  • Primeira Conferência de Materiais Celulares (MATCEL 2015). Aveiro (Portugal). 7 e 8 de setembro de 2015. Site.
  • XXII Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr) e I Reunião da Latin America Crystallographic Association (LACA). São Paulo e Campinas, SP (Brasil). 9 a 11 de setembro de 2015. Site.
  • 2015 IUCr High-Pressure Workshop. Campinas, SP (Brasil). 12 a 15 de setembro de 2015. Site.
  • Workshop em Ciências dos Materiais. São Carlos, SP (Brasil). 21 a 25 de setembro de 2015. Site.
  • XIV Encontro da SBPMat. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Site.
  • 8th International Summit on Organic and Hybrid Solar Cells Stability (ISOS-8). Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 29 de setembro a 1º de outubro. Site.
  • 13th International Conference on Plasma Based Ion Implantation & Deposition (PBII&D 2015). Buenos Aires (Argentina). 5 a 9 de outubro de 2015. Site.
  • Nanomercosur 2015. Buenos Aires (Argentina). 6 a 8 de outubro de 2015. Site.
  • 4th EPNOE International Polysaccharide Conference. Varsóvia (Polônia). 18 a 22 de outubro de 2015. Site.
  • 10th Ibero-American Workshop on Complex Fluids 2015. Florianópolis, SC (Brasil). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
  • 14th International Union of Materials Research Societies – International Conference on Advanced Materials (IUMRS-ICAM 2015). Jeju (Coreia). 25 a 29 de outubro de 2015. Site.
  • III Método Rietveld de Refinamento de Estrutura. Belém, PA (Brasil). 26 a 30 de outubro de 2015. Aqui.
  • 16th International Feofilov Symposium on spectroscopy of crystals doped with rare earth and transition metal ions. São Petersburgo (Rússia). 9 a 13 de novembro de 2015. Site.
  • 6th Transmission Electron Microscopy (TEM) Summer School. Campinas, SP (Brasil). 11 a 29 de janeiro de 2016. Aqui.
  • 43rd International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 25 a 29 de abril de 2016. Site.
      
Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *