Boletim da SBPMat. 82 ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 82. 29 de junho de 2019.

Notícias da SBPMat

XVIII B-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat (Balneário Camboriú, 22 a 26 de setembro de 2019). A programação do evento já está no site. Veja aqui. Além disso, está aberta a submissão de resumos estendidos para concorrer aos prêmios para estudantes. Saiba mais sobre os prêmios, aqui.

XIX B-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat (Foz do Iguaçu, 30 de agosto a 3 de setembro de 2020). O evento será realizado em conjunto com a IUMRS – ICEM (International Conference on Electronic Materials). O site do evento já está no ar. Veja aqui. Além disso, está aberta, até 31 de outubro de 2019, a chamada de propostas de simpósios para o evento. Acesse o formulário de submissão de simpósios, aqui.

Eleições na SBPMat. Encerram em 1º de julho as inscrições de chapas candidatas à Diretoria da SBPMat. Saiba mais.

– Ano Internacional da Tabela Periódica. A União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS), da qual a SBPMat é membro, endossa o Ano Internacional da Tabela Periódica (UNESCO). Saiba mais.

Artigo em Destaque

Uma equipe científica brasileira mostrou, por meio de simulações computacionais, uma forma de controlar as propriedades eletrônicas de uma folha de grafeno e do seu substrato baseado em silício. O estudo, que foi reportado na Carbon, pode contribuir ao desenvolvimento de dispositivos eletrônicos bidimensionais. Saiba mais.

artigo_news

Cientista em Destaque

Entrevistamos Leonardo Mathias Leidens, vencedor do prêmio do CNPq à melhor iniciação científica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Este jovem gaúcho, recém-formado em Engenharia Química pela UCS e doutorando em Materiais nessa universidade, trabalhou com pesquisas sobre adesão de filmes de carbono amorfo em ligas ferrosas, as quais culminaram em um tratamento industrial que aumenta a adesão e na explicação do mecanismo físico-químico que gerou a melhoria. Veja nossa entrevista.

imagem leo

Novidades dos Sócios SBPMat

Sócios da SBPMat são editores de focus issue de periódico da MRS sobre nanomateriais para aplicações biomédicas. Saiba mais.

Comunidade

A SBPMat expressa profundo pesar pelo falecimento de Eloisa Biasotto Mano, Professora Emérita da UFRJ. A Professora Eloisa faleceu no dia 8 de junho de 2019, aos 94 anos de idade. Ela foi distinguida pela SBPMat em 2015 por meio da “Palestra memorial Joaquim da Costa Ribeiro”. Veja matéria biográfica sobre a professora Biasotto Mano publicada no Boletim da SBPMat em 2015, aqui.

– Completou 100 anos de idade Carlos José de Azevedo Quadros, professor aposentado do IFUSP que instalou e chefiou o primeiro laboratório de baixas temperaturas do Brasil e se destacou no estudo magneto-térmico de monocristais de semicondutores. Veja artigo sobre o professor Azevedo Quadros recentemente publicado no portal do IFUSP, aqui.

banner evento

XVIII B-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat
(Balneário Camboriú, SC, 22 a 26 de setembro de 2019)

Site do evento: www.sbpmat.org.br/18encontro/

Programa. Está no ar a programação resumida do evento, com as atividades técnicas e sociais. Veja aqui.

Prêmios para estudantes. Para concorrer aos prêmios para estudantes de graduação e pós-graduação (Bernhard Gross Award e ACS Publications Prizes), os autores deverão submeter um resumo estendido até 14 de julho. Saiba mais, aqui.

Inscrições. Já estão abertas as inscrições. Saiba mais, aqui.

Impressão de pôsteres. É possível enviar o arquivo do pôster por e-mail e retirar a impressão no local do evento. Saiba mais.

Local do evento. O encontro será realizado no Hotel Sibara Flat & Convenções, localizado no centro da cidade, próximo a hotéis, restaurantes e lojas, e a apenas 100 metros do mar. Saiba mais, aqui.

Local da abertura. A cerimônia de abertura, a palestra memorial e o coquetel de boas-vindas serão realizados no dia 22 de setembro (domingo) no complexo Cristo Luz, uma das principais atrações turísticas da cidade. Haverá transporte para o local, saindo do Hotel Sibara a partir das 17:00. Conheça o local, aqui.

Palestra memorial. A tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pela professora Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC – USP). Saiba mais sobre a palestrante homenageada, aqui.

Festa do evento. Será realizada no lounge do Green Valley, um destacado clube noturno. Saiba mais sobre o Green Valley, aqui. A festa contará com a impactante banda Brothers. Assista à Brothers, aqui.

Cidade-sede. Balneário Camboriú (SC) é um importante destino turístico que oferece praias urbanas e agrestes, ecoturismo e esportes de aventura, além de passeios de barco, bondinho, bicicleta e teleférico – tudo dentro de uma paisagem única que combina serra, mar e arranha-céus. O visitante tem acesso a muitíssimas opções de gastronomia, hospedagem e compras, bem como à agitada vida noturna que se destaca no cenário brasileiro.

Hospedagem, passagens, transfers etc. Confira as opções do hotel e da agência oficial do evento, aqui.

Palestras plenárias. Destacados cientistas de instituições da Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Itália proferirão palestras plenárias sobre temas de fronteira no evento. Também haverá uma plenária do brasileiro Antônio José Roque da Silva, diretor do CNPEM e do projeto Sirius. Saiba mais sobre as plenárias, aqui.

Simpósios. 23 simpósios propostos pela comunidade científica internacional compõem esta edição do evento. Veja a lista de simpósios, aqui.

Organização. O chair do evento é o professor Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física da UFSC) e o co-chair é o professor Hugo Gallardo (Departamento de Química da UFSC). O comitê de programa é formado pelos professores Iêda dos Santos (UFPB), José Antônio Eiras (UFSCar), Marta Rosso Dotto (UFSC) e Mônica Cotta (Unicamp). Conheça todos os organizadores, aqui.

Expositores e patrocinadores. 40 empresas e instituições já confirmaram participação no evento e apoio/patrocínio. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Dicas de Leitura

– Fatores de impacto 2018 (2019 Journal Citation Reports): veja os destaques da editora Wiley em Ciência de Materiais, aqui.

– Cientistas conseguem ampla compreensão de problemas no desempenho de baterias de íon-lítio (utilizadas por exemplo em smartphones) ao analisar o comportamento simultâneo de milhares de partículas que compõem seus eletrodos (paper da Advanced Energy Materials). Saiba mais.

– Cientistas levam material cristalino 2D a crescer seguindo curvas 3D e assim geram regiões com propriedades ópticas diferenciadas. Descoberta por ser usada para fabricar emissores de fótons e outros componentes da eletrônica do futuro (paper da Science Advances). Saiba mais.

Equipe científica com participação brasileira desenvolve rota rápida e econômica para produzir material tipo biosilicato (vitrocerâmica bioativa e bactericida criada na UFSCar, usada, por exemplo, em ossos artificiais e “olhos de vidro”). Método permite fabricação de estruturas (produtos) por impressão 3D (paper do JACS). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil desenvolvem sensor portátil, econômico e fácil de usar que detecta com precisão o vírus zika na urina desde o início da infecção (papers da Scientific Reports e Talanta). Saiba mais.

Usando nanopartículas magnéticas e molécula presente em veneno de abelhas, equipe científica do IFSC-USP, Embrapa e UFSCar cria sensor barato que detecta bactérias em pequenas amostras de alimentos e bebidas em menos de meia hora (paper da Talanta). Saiba mais.

Oportunidades

– Concurso para professor de Química Geral e Nanocatálise da UFF. Saiba mais.

– Pós-doutorado do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado de Mato Grosso do Sul. Saiba mais.

Eventos

X Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 8 a 12 de julho de 2019. Site.

II Simpósio Multidisciplinar em Materiais do Centro-Oeste. Caldas Novas, GO (Brasil). 7 a 9 de agosto de 2019. Site.

20th International Sol-Gel Conference. São Petersburgo (Rússia). 25 a 30 de agosto de 2019. Site.

V Reunião Anual sobre Argilas Aplicadas. Franca, SP (Brasil). 28 a 30 de agosto de 2019. Site.

21st Materials Research Society of Serbia Annual Conference (YUCOMAT 2019) and 11th IISS World Round Table Conference on Sintering (WRTCS 2019). Herceg Novi (Montenegro). 2 a 6 de setembro de 2019. Site.

XVIII B-MRS Meeting. Balneário Camboriú, SC (Brasil). 22 a 26 de setembro de 2019. Site.

XL CBRAVIC (Brazilian Congress on Vacuum Applications in Industry and Science). 7 a 11 de outubro de 2019. Site.

XII Brazilian Symposium on Glass and Related Materials. Lavras, MG (Brasil). 22 a 25 de outubro de 2019. Site.

19th Brazilian Workshop on Semiconductor Physics. Fortaleza, CE (Brasil). 18 a 22 de novembro de 2019. Site.

XIX B-MRS Meeting e 2020 IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 30 de agosto a 3 de setembro de 2020. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *