Boletim da SBPMat – 74ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 74. 31 de outubro de 2018.
Notícias da SBPMat

A chamada de propostas de simpósio do XVIII B-MRS Meeting (Balneário Camboriú, 22 a 26 de setembro de 2019) permanecerá aberta até o dia 18 de novembro. Grupos de pesquisadores do Brasil ou do exterior que desejem organizar um simpósio no próximo evento anual da SBPMat devem preencher um breve formulário até esse dia. Saiba mais.

logo mini

O Programa University Chapters (UCs) da SBPMat tem um novo coordenador, o professor Newton Martins Barbosa Neto (UFPA). Saiba quais são, na visão do coordenador, os desafios desta nova gestão do programa que constrói pontes entre a comunidade de materiais de hoje e do amanhã, aqui.

Newton_ UCs_news

Está aberta até 9 de novembro a chamada de artigos para compor o volume especial dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) intitulado “Materials Sciences for a Better Future”, realizado em parceria com a SBPMat. Pesquisadores da área de Materiais estão convidados a submeter seus trabalhos. Saiba mais.

aabc-sbpmat

Artigo em Destaque

Equipe brasileira de cientistas de Materiais e da Computação desenvolveu uma ferramenta computacional (uma rede neural artificial) que é capaz de predizer com eficácia uma importante propriedade dos vidros. O trabalho foi reportado no periódico científico Acta Materialia e deve tornar mais rápido e barato o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de vidros. Saiba mais.

redes neurais news

Pesquisadores em Destaque

Entrevistamos os autores de quatro pesquisas de doutorado em temas de materiais (biossensores para detecção de doenças e espectroscopia de materiais de baixíssimas dimensões) que foram selecionadas para receber o Prêmio Capes de Tese 2018. Conheça estes destacados doutores recém-formados e seus trabalhos de alto impacto científico e social, aqui.

premio capes news

Novidades dos Sócios SBPMat

  • O sócio fundador Sergio Rezende (UFPE) é autor de artigo na seção News & Views da Nature sobre materiais antiferromagnéticos e spintrônica, no qual comenta descobertas recentes sobre o assunto. Saiba mais.

  • O sócio fundador Elson Longo (UFSCar e UNESP), junto a colaboradores, apresentou no Congresso da Argentina um projeto de dispositivo para aquecedores a gás, baseado em sensores desenvolvidos pela equipe, que interrompe a saída de gases tóxicos e explosivos quando detecta níveis perigosos no ambiente – problema que causa mais de 250 mortes e 2.000 intoxicações anuais nesse país. Saiba mais.

  • O sócio fundador Angelo Fernando Padilha (EPUSP) recebeu a Medalha Carneiro Felippe, distinção da CNEN para personalidades que se destacaram no desenvolvimento de aplicações pacíficas da energia nuclear. Saiba mais.

  • O sócio Victor Carlos Pandolfelli (UFSCar) é coautor de 2 dos 3 trabalhos premiados em congresso de materiais refratários realizado na Colômbia. Saiba mais.

Dicas de Leitura

  • Dupla de cientistas que inclui uma jovem física brasileira descobre possibilidade de controlar propriedades eletrônicas do grafeno por meio de campos elétricos (paper de capa da Physical Review Letters). Saiba mais.

  • Cientistas conseguem imitar a natureza ao produzir materiais baseados em peptídeos, capazes de formar e desfazer estruturas, mudando assim suas propriedades. As estruturas são particularmente interessantes para a medicina (paper da Science). Saiba mais.

  • Usando um supercomputador, cientistas predizem as propriedades de materiais bidimensionais híbridos (orgânico-inorgânico) de estrutura perovskita, visados para células solares e LEDs (paper da Physical Review Letters). Saiba mais.

Oportunidades

  • Chamada de programa da União Europeia para estudantes brilhantes que desejem fazer doutorado em institutos de pesquisa de Barcelona (Espanha) em materiais avançados funcionais. Saiba mais.

  • Chamada do Instituto Serrapilheira para jovens cientistas de instituições brasileiras que queiram desenvolver projetos criativos, inovadores e audaciosos. Saiba mais.

  • Inscrições para mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos na PUC-Rio. Saiba mais.
  • Inscrições para mestrado em Física de Materiais na UFOP. Saiba mais.

  • Inscrições para mestrado e doutorado em Materiais na Unesp Ilha Solteira. Saiba mais.

  • Inscrições para mestrado e doutorado em Física e Química de Materiais da UFSJ. Saiba mais.

  • Inscrições para mestrado e doutorado em Materiais na USP. Saiba mais.

  • Inscrições para mestrado e doutorado em Materiais na UNESP. Saiba mais.

  • Inscrições para mestrado e doutorado em Física na UFSC. Saiba mais.

  • Concursos para cargo de professor titular no IF da USP. Saiba mais.

Eventos

  • São Paulo School of Advanced Science on Colloids (SPSAS Colloids). Campinas, SP (Brasil). 28 de outubro a 7 novembro de 2018. Site.
  • XIII Simpósio de Lasers e Suas Aplicações (XIII SLSA). Recife, PE (Brasil). 30 de outubro a 2 de novembro de 2018. Site.

  • International Conference of Young Researchers on Advanced Materials (ICYRAM 2018). Adelaide (Austrália). 4 a 8 de novembro de 2018. Site.

  • 6th Meeting on Self Assembly Structures In Solution and at Interfaces. São Pedro, SP (Brasil). 7 a 9 de novembro de 2018. Site.

  • 3rd International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR 2018). Florianópolis, SC (Brasil). 3 a 5 de dezembro de 2018. Site.

  • II Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia (IISNNB). São Bernardo do Campo, SP (Brasil). 6 e 7 de dezembro de 2018. Site.
  • VII Curso de Análise de Minerais/Minérios pelas Técnicas de DRX e FRX. Fortaleza, CE (Brasil). 10 a 14 de dezembro de 2018. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *