Boletim da SBPMat – 72ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 72. 31 de agosto de 2018.

logo-natal_560px

Mensagem do chair

Caros congressistas,

Aproveito a proximidade do 17° Encontro Anual da SBPMat para, em nome da Sociedade e da Comissão Organizadora do evento, desejar boas vindas a todos os participantes. No período de 16 a 20 de setembro, a cidade de Natal os receberá de braços abertos para uma jornada de divulgação técnica e científica e de troca de experiências e vivências.

Com ativa participação da comunidade, preparamos uma programação multidisciplinar, diversa e abrangente. Agradecemos aos 76 membros da comunidade que organizaram os 21 simpósios do encontro, divididos em 6 grandes áreas temáticas. Além deles, teremos ainda 1 workshop e 1 challenge proposto pela Boeing. A programação do encontro é composta de 1.666 submissões, resultado do trabalho de 4.617 autores, relatadas e aprovadas por 185 revisores. Aproximadamente 1.000 participantes já confirmaram presença. Essa é a dimensão e força de nossa comunidade, cuja resiliência permitiu que o 17º Encontro tomasse forma, ainda que em um período de grandes desafios quanto ao fomento para a pesquisa no país.

Durante o encontro, serão apresentadas 8 palestras plenárias. Serão duas palestras diárias, proferidas por pesquisadores de renome internacional, especialistas em temas de fronteira em Ciência e Engenharia de Materiais.

Para marcar a abertura do encontro, preparamos uma agradável programação cultural e social. Mas, o ponto alto da noite será, sem dúvida, a palestra memorial do Prof. Fernando Galembeck, que dispensa maiores apresentações. Na quarta-feira, à noite, uma atração à parte, com uma festa climatizada pela brisa do mar. A cerimônia de encerramento contará com a entrega dos prêmios da SBPMat e da ACS Publications para os melhores trabalhos de estudantes.

Por fim, não poderia deixar de agradecer imensamente a confiança da SBPMat na escolha de Natal como sede de seu 17° encontro, o apoio dos nossos patrocinadores e da administração da UFRN, o trabalho árduo, incessante, mas muito prazeroso, realizado pela comissão de apoio local, composta pelos estudantes da UFRN, e pela atuação incansável e competente da equipe da SBPMat.

Aguardo ansiosamente sua presença. Será um prazer recebe-los em Natal.

martinelli

Prof. A. E. Martinelli, chair

Informações úteis

Inscrições. Permanecem abertas até o último dia do evento. É possível se associar ou renovar a anuidade da SBPMat durante a inscrição ao evento e assim pagar a inscrição com valor especial para sócios. Atenção: o valor da inscrição ao evento + anuidade SBPMat é menor do que o valor da inscrição ao evento para não sócios. Veja aqui.

Programa resumido. Veja aqui.

Programa detalhado, por simpósio. Disponível aqui.

Serviço de impressão de pôsteres. É possível enviar o arquivo por e-mail e, durante o evento, retirar o pôster impresso no centro de convenções. Saiba mais.

Hospedagem, transfer e passeios. Veja opções da agência de turismo oficial do evento, a Harabello, aqui.

Centro de convenções. O evento será realizado no centro de convenções do Hotel Praiamar, localizado a metros da famosa praia de Ponta Negra. Veja endereço completo e localização no Google Maps, aqui.

Aplicativo do evento. Os usuários poderão acessar o programa do evento, criar uma agenda pessoal com as apresentações que lhes interessam, enviar perguntas para os palestrantes, acessar os resumos dos pôsteres exibidos capturando seu QR code e mais. A versão final do app do evento estará disponível em breve nas app stores da Apple e da Google. Também poderá ser baixado a partir de um link no site do evento.

Auxílio coletivo Fapesp. Para os participantes contemplados no auxílio coletivo Fapesp há algumas informações importantes, aqui.

Organizadores. Conheça a equipe do comitê organizador, aqui.

natal_careca

Destaques da programação

Domingo, dia 16, das 13:00 às 17:00 hs. Workshop. O professor Valtencir Zucolotto (IFSC/USP, Brasil) conduzirá um tutorial sobre produção e publicação de artigos científicos de impacto. Depois de uma pausa, profissionais da Elsevier falarão sobre diversidade e inclusão de jovens cientistas, e sobre disseminação de artigos publicados. Os inscritos ao evento podem participar deste workshop sem custo adicional, mas devem reservar vaga previamente, no formulário usado para a inscrição ao encontro.

zucolotto

Domingo, dia 16, das 19:30 às 21:00 hs. Abertura do evento e palestra memorial. A Palestra Memorial “Joaquim da Costa Ribeiro”, distinção outorgada pela SBPMat a pesquisadores de trajetória destacada, será proferida pelo professor Fernando Galembeck (Unicamp, Brasil), que falará sobre “Materiais para um futuro melhor”. Saiba mais sobre o Prof. Galembeck, aqui.

galembeck

Domingo, dia 16, das 21:00 às 22:00 hs. Coquetel de boas-vindas com apresentação musical.

orquestra

Segunda, dia 17, das 8:15 às 9:15 hs. Palestra plenária. Junbai Li, professor do Instituto de Química da Academia Chinesa de Ciências e editor-chefe da Colloids & Surfaces, falará sobre nanomateriais com aplicações biomédicas usando aminoácidos que se auto-organizam. Saiba mais sobre o palestrante e a palestra em nossa entrevista com o Prof. Li, aqui.

li

Segunda, dia 17, das 16:45 às 17:45 hs. Palestra plenária. Christian Polak, diretor do Departamento de Tecnologia de Solidificação Rápida da empresa Vacuumschmelze (Alemanha) falará sobre materiais magnéticos nanocristalinos e suas aplicações, principalmente no segmento dos dispositivos eletrônicos miniaturizados. Saiba mais sobre o palestrante e a palestra, aqui.

polak

Terça, dia 18, das 8:15 às 9:15 hs. Palestra plenária. Heinz von Seggern, professor da Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha), ex-pesquisador principal da Bell Labs e do centro de pesquisa da Siemens, falará sobre aplicações de polímeros orgânicos, desde microfones de eletretos até coletores de energia.

seggern site

Terça, dia 18, das 16:45 às 17:45 hs. Palestra plenária. Bernhard Keimer, diretor do Instituto Max Planck de Pesquisa em Estado Sólido (Alemaha) falará sobre o estudo de comportamentos coletivos de elétrons a partir de análises espectroscópicas de estruturas nanométricas compostas por vários materiais. Saiba mais sobre o palestrante e a palestra, aqui.

keimer

Quarta, dia 19, das 8:15 às 9:15 hs. Palestra plenária. Carlos F. O. Graeff, pró-reitor de Pesquisa da UNESP (Brasil) e professor na Faculdade de Ciências dessa universidade, proferirá uma palestra abrangente sobre energia fotovoltaica – dos princípios de funcionamento às perspectivas de uso. Saiba mais sobre o palestrante e a palestra, aqui.

graeff

Quarta, dia 19, das 16:45 às 17:45 hs. Palestra plenária. You-Lo Hsieh, Distinguished Professor na UC Davis e UC Berkeley (Estados Unidos), falará sobre estratégias de processamento de biomassa para gerar novos nanomateriais com diversas aplicações. Saiba mais sobre a palestrante e a palestra, aqui.

hsieh

Quinta, dia 20, das 8:15 às 9:15 hs. Palestra plenária. Pietro Matricardi, professor da Universidade de Roma “La Sapienza” (Itália) falará sobre hidrogéis de polissacarídeos – sua preparação e suas aplicações em biomedicina, principalmente como sistemas de liberação controlada de fármacos. Saiba mais sobre o palestrante e a palestra, aqui.

matricardi

Quinta, dia 20, das 11:30 às 12:30 hs. Palestra plenária. Joan Ramón Morante Lleonart, diretor do Instituto de Pesquisa em Energia da Catalunha (IREC), professor da Universidade de Barcelona e editor-chefe do Journal of Physics D falará sobre os esforços científicos para tornar real a “economia circular do carbono”. Particularmente, abordará o desenvolvimento de novos materiais catalíticos. Saiba mais sobre o palestrante e a palestra, aqui.

morante

Expositores. Estandes de 20 empresas e 1 instituição compõem a exibição desta edição do evento. Boeing, Bruker, Horiba, Tescan, Agilent Technologies, Altmann, Analítica, Anton Paar, Avaco, dp Union, Fischer, Jeol, MBraun, Metrohm, Netzsch, Quantum Design International, Renishaw, Tech Scientific, ThermoFisher, Zeiss e UFRN.

expositores

Terça, dia 18, e quarta, dia 19, no horário do almoço. Desafio Boeing “Materiais e fabricação aeroespacial para o próximo século”. Desafio tecnológico da empresa Boeing para estudantes. Saiba como será esta atividade e como participar, aqui.

boeing_logo

Quarta, dia 19, manhã e tarde. Palestras técnicas de expositores. Dez palestras técnicas, oferecidas por empresas de instrumentação científica, abordarão os avanços e as novas aplicações de diversas técnicas de caracterização, bem como inovações em equipamentos laboratoriais. Veja os dados das palestras, aqui.

palestras expositores

Quarta, dia 19, a partir das 21 hs. Conference Party. A festa do evento será à beira-mar, no Imirá Plaza Hotel & Convention e terá patrocínio de periódicos científicos da ACS Publications. Ingressos, limitados a 400 pessoas, serão vendidos na secretaria do evento a partir da segunda, dia 17. Valor: R$ 20. Saiba mais.

party

Quinta, dia 20, das 12:30 Às 14:00 hs. Entrega de prêmios para estudantes e encerramento. Serão anunciados os trabalhos de estudantes selecionados para o Prêmios Bernhard Gross (da SBPMat) e os ACS Publication Prizes. Os prêmios só serão entregues aos vencedores que estiverem presentes na cerimônia. Saiba mais.

award

Novidades dos sócios

A professora Mônica A. Cotta (Unicamp), diretora da SBPMat, é editora associada do periódico ACS Applied Nano Materials, lançado no início deste ano. Saiba mais.

monica news

Os professores Edgar Dutra Zanotto (UFSCar) e Elson Longo da Silva (UFSCar e Unesp), sócios fundadores da SBPMat, constam na lista de novos agraciados da Ordem Nacional do Mérito Científico. Saiba mais.

condecorados

Siga-nos nas redes sociais também durante o evento. Hashtag #sbpmat2018.

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *