Boletim da SBPMat – 66ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 66. 28 de fevereiro de 2018.
Notícias da SBPMat

Entrevistamos o professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, eleito em janeiro deste ano para presidir a SBPMat pelo segundo período bienal consecutivo. Veja o que ele falou a respeito do mandato anterior e da gestão que está iniciando, e saiba mais sobre as atividades científicas do nosso presidente. Aqui.

chu evento

Conheça os diretores eleitos junto ao professor Novais de Oliveira Junior em janeiro deste ano para compor a diretoria da SBPMat durante 2018 e 2019: Rubem Luis Sommer (CBPF), Antonio Eduardo Martinelli (UFRN), Daniel Eduardo Weibel (UFRGS), Glaura Goulart Silva (UFMG), Iêda Maria Garcia dos Santos (UFPB) e Mônica Alonso Cotta (UNICAMP). Aqui.

diretoria

XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting
(Natal, RN, 16 a 20 de setembro de 2018)

natal_careca

Some-se a nós, junto à praia, e faça parte desta grande reunião, onde ciência e tecnologia se agregarão à natureza para uma experiência ideal de aprendizagem e intercâmbio!

Simpósios. A relação dos simpósios que vão compor o evento será divulgada nos próximos dias. Acompanhe pelo site, Facebook e Twitter.

Palestras plenárias. Saiba quem são os 8 cientistas de renome internacional que proferirão as plenárias do evento e quais serão os temas das palestras. Veja aqui.

Expositores e patrocinadores. 16 empresas já reservaram seus estandes. Empresas interessadas em participar do evento com estandes e outras formas de divulgação podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Organizadores. O coordenador do evento é o professor Antonio E. Martinelli (UFRN). Conheça a equipe do comitê organizador.

Centro de convenções. O evento será realizado no centro de convenções do Hotel Praiamar, localizado a metros da famosa praia de Ponta Negra. Saiba mais.

Natal. Famoso destino turístico que atrai visitantes do mundo todo, Natal oferece um prazeroso ambiente para debates, interações e aprendizagem. O clima agradável (seco e com temperatura média de 25 °C em setembro), o povo acolhedor e a deliciosa culinária da cidade criam uma atmosfera de bem-estar que vai além das belezas naturais do seu litoral. Veja vídeo sobre Natal.

montagem natal

Artigo em destaque

Uma equipe de pesquisadores do Brasil apresentou na NanoLetters um processo que gera nanofios semicondutores de formato incomum, sem defeitos e promissores para uma série de aplicações. O segredo dessa rota de fabricação é colocar nanopartículas catalisadoras aquecidas sobre o substrato onde crescem os nanofios e deixar que elas se movimentem espontaneamente. Saiba mais.

nanofios assimetricos

Novidades dos sócios SBPMat

  • Reginaldo Muccillo (IPEN), sócio e ex-diretor da SBPMat, recebeu o “Global Star Award” da ACerS. Saiba mais.

 

Dicas de leitura

  • Equipe com participação brasileira usa simulações e impressão 3D para fabricar schwarzitas, idealizadas em 1880, e comprovar suas excelentes propriedades mecânicas (paper da Advanced Materials). Saiba mais.

  • Equipe com participação brasileira dá novo passo para produção em escala de nanocompostos que atraem e matam bactérias (paper da Scientific Reports). Veja vídeo.

  • Cientistas conseguem medir temperatura em materiais 2D, superando um dos empecilhos para sua aplicação (paper da Physical Review Letters). Saiba mais.

  • Edição inaugural da ACS Applied Nano Materials pode ser lida sem custo. Veja aqui.

Oportunidades

  • Vagas para pesquisadores no LNLS/ Sirius (XPCS e difração de raios X). Saiba mais.

  • Subject proposal for PhD (with 3 years scholarship from French Ministry of Education) September 2018 – August 2021. Saiba mais.

  • Abertas até 01/03 as nominações para o Heroes of Chemistry Award, prêmio da ACS para profissionais que desenvolveram produtos que beneficiam a humanidade. Saiba mais.

  • III Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell: indicação de candidatos aberta à sociedade. Saiba mais.

  • Microscópio de varredura por tunelamento entra em funcionamento na Unicamp e será aberto para uso de pesquisadores externos do estado de São Paulo. Saiba mais.

Eventos

  • Escola de Caracterização de Nanomateriais e Nanoestruturas. Duque de Caxias, RJ (Brasil). 5 a 9 de março de 2018. Site.

  • V Escola de Verão do Departamento de Física da PUC-Rio. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 12 a 15 de março de 2018. Site.

  • I Simpósio Brasileiro de Materiais e Pesquisas Relacionadas. Juiz de Fora, MG (Brasil). 10 a 13 de abril de 2018. Site.

  • Primer Encuentro de Jóvenes Investigadores en Ciencias de Materiales. Montevideu (Uruguai). 13 a 14 de abril de 2018. Site.

  • 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica (ENEBI 2018). Águas de Lindoia, SP (Brasil). 8 a 11 de maio de 2018. Site.

  • 8th International Symposium on Natural Polymers and Composites. São Pedro, SP (Brasil). 27 a 30 de maio de 2018. Site.

  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA 2018). São Petersburgo (Rússia). 4 a 6 de junho de 2018. Site.

  • 7th International Congress on Ceramics (ICC7). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 17 a 21 de junho de 2018. Site.

  • International Conference on Electronic Materials 2018 (IUMRS-ICEM). Daejeon (Coreia do Sul). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.

  • Symposium “Nano-engineered coatings, surfaces and interfaces” no “XXVII International Materials Research Congress”. Cancun (México). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.

  • XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting. Natal, RN (Brasil). 16 a 20 de setembro de 2018. Site.

  • International Conference of Young Researchers on Advanced Materials (ICYRAM 2018). Adelaide (Austrália). 4 a 8 de novembro de 2018. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *