Simpósios do XII Encontro da SBPMat: 16 temas para submeter seu trabalho até o dia 20 de maio.



Está aberta a submissão de trabalhos para o XII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), que será realizado em Campos do Jordão, no Convention Center, de 29 de setembro a 3 de outubro de 2013.

O evento aceita propostas de trabalhos nas áreas de seus 16 simpósios, que cobrem os mais variados temas da pesquisa em Materiais e suas aplicações, tais como materiais orgânicos, inorgânicos, metálicos, híbridos, sol-gel, materiais para energia renovável e meio ambiente, biomateriais, nanociência e nanotecnologia e modelagem teórica de materiais. Três simpósios (“J”, “K” e “L”) estarão dedicados ao uso de técnicas experimentais avançadas para a caracterização de materiais. Uma novidade da edição deste ano do evento é a inclusão de um simpósio sobre ensino de Ciência de Materiais. “Destacamos também o Simpósio “O”, voltado especificamente para engenharia e comercialização de materiais eletrônicos e biomateriais”, completa José Alberto Giacometti, professor do Instituto de Física da USP São Carlos, que coordena o evento junto ao professor Julio Ricardo Sambrano, da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O simpósio “O” tem, entre seus organizadores, Orlando Auciello, atual presidente da Materials Research Society(MRS) dos Estados Unidos.

Pesquisadores que atuam em áreas não relacionadas às dos simpósios poderão participar com trabalhos na forma de painéis na sessão “P”.

Os 16 simpósios deste ano foram selecionados pelo comitê organizador do evento a partir das propostas recebidas numa chamada lançada em novembro do ano passado e direcionada a toda a comunidade científica. “O critério principal de seleção foi evitar simpósios muito específicos e congregá-los em temas de caráter mais amplo”, diz Giacometti.

Os simpósios deste ano têm como organizadores pesquisadores de universidades de diversas regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste) e contam com a colaboração de pesquisadores da Argentina, França, Estados Unidos e Alemanha. O Simpósio “I”, sobre biohíbridos e biomateriais, tem organizadores da França.

A apresentação dos trabalhos, tanto os orais como os painéis, será em idioma inglês. “A SBPMat tem procurado estreitar cada vez mais as suas relações com as sociedades irmãs dos Estados Unidos (MRS) e da Europa (E-MRS) promovendo a internacionalização das reuniões anuais realizadas no Brasil”, contextualiza o professor Giacometti.

Sobre os Encontros da SBPMat

O encontro anual da SBPMat é um fórum tradicional dedicado aos recentes avanços e perspectivas em ciência e tecnologia de Materiais. O evento vem reunindo uma quantidade crescente de participantes. “Nos últimos três anos, mais de 1.500 participantes têm frequentado cada um dos encontros e promovido um ambiente propício para apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa científica e tecnológica na área de Materiais”, diz o professor Giacometti. O encontro de 2012, realizado em Florianópolis, contou com mais de 1.700 participantes das cinco regiões do Brasil e de outros 26 países. “Temos grande expectativa que no evento deste ano teremos a presença de cerca de dois mil participantes, envolvendo estudantes e pesquisadores das universidades, institutos de pesquisas e empresas”, finaliza Giacometti.


Informações sobre o XII Encontro da SBPMat, instruções para autores, modelo de resumo e sistema de submissão de resumos, no site do evento :
 http://sbpmat.org.br/12encontro/.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *