SBPMat passa a ser sociedade irmã da IEEE Magnetics Society.


Representantes da SBPMat e da IEEE Magnetics Society se reuniram no dia 1º de março para formalizar um acordo entre as duas sociedades científicas. Na reunião, que foi realizada online, foi assinado um memorando de entendimento com o objetivo de promover o intercâmbio e a disseminação de informação técnica, bem como a cooperação entre sócios. Dessa forma, a SBPMat se transformou em sociedade irmã (“sister society”) da IEEE Magnetics Society.

“A SBPMat tem constantemente buscado parcerias internacionais no sentido de ampliar oportunidades para nossa comunidade de materiais”, diz Mônica Cotta (UNICAMP), presidente da SBPMat. “O acordo com a IEEE Magnetics Society vem referendar o excelente trabalho que pesquisadores em magnetismo e áreas correlatas realizam no Brasil; eles devem se beneficiar da maior cooperação com nossa nova sociedade irmã”, completa.

“O Brasil é um global player em materiais magnéticos, sendo produtor de materiais magnéticos especiais e dono de grandes reservas de materiais importantes para a sua produção, como ferro, silício, nióbio e terras raras”, contextualiza Rubem Sommer (CBPF), que é diretor científico da SBPMat.

De acordo com ele, o acordo recém assinado é uma evolução natural das colaborações que vêm ocorrendo, por exemplo, através dos eventos realizados por membros de ambas as sociedades, inclusive dentro dos encontros anuais da SBPMat.

“A evolução destas atividades resultou na parceria em andamento entre SBPMat e IEEE Magnetics Society para a realização da conferência INTERMAG 2024 no Rio de Janeiro de 5 a 10 de maio de 2024”, anuncia Sommer.

sister societies

Imagem da reunião online com seus participantes: Prof. Min-fu Hsie (coordenador de relações internacionais da IEEE MS), Veronica Savignano (gerente de comunicações da SBPMat), Profa. Angela B. Klautau (diretora científica da SBPMat), Profa. Monica Cotta (presidente da SBPMat), Prof. Rubem Sommer (diretor científico da SBPMat), Prof. Atsufumi Hiroata (presidente da IEEE MS), Prof. Masahiro Yamaguchi (ex-presidente da IEEE MS) e Prof. Ivan H. Bechtold (diretor de administração, finanças e patrimônio da SBPMat).

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *