Oportunidades para pesquisadores no CNPEM.


Pesquisador I (Vaga 57614)

Localização: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron localizado em Campinas/ São Paulo, Brasil. O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de terceira geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Posição: Pesquisador I – Permanente.

Departamento: Linha SAXS1.

Atividades envolvidas:

– Dedicação de parte do tempo ao programa de suporte ao usuário das linhas SAXS1 e SAXS2, bem como sobre as atividades de instrumentação das linhas de luz, que consiste no desenvolvimento de novos dispositivos e ambientes de amostra.

– Estudos de nucleação e crescimento de nano partículas, estudos de dissolução de celulose.

– Análise de dados e valorização dos resultados através da publicação em periódicos internacionais e apresentação em conferências.

Requisitos

– Doutorado em Química, Biologia e/ou Física.

– Inglês Fluente.

Interessados, favor enviar CV e Carta de Apresentação/ Motivação e de Recomendação para elisa.turczyn@lnls.br .

No campo assunto, colocar “Vaga 57614”, caso contrário o CV será desconsiderado.

————————-

Pesquisador II (62220)

Localização: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron localizado em Campinas/ São Paulo, Brasil.

Posição: Pesquisador II.

Departamento: Linha DXAS – divisão científica.

Atividades envolvidas

Desenvolver a própria linha de pesquisa e preparar futuros experimentos para o projeto da Nova Fonte de Luz Síncrotron, Sirius. Ajudar de forma decisiva no projeto de experimentos de condições extremas na linha de luz EMA do Sirius. Fortalecer a equipe que mantém e opera as linhas de luz da atual fonte UVX com ênfase em experimentos envolvendo altas pressões e temperaturas. A busca de recursos financeiros através de projetos apresentados às agências de fomento, individualmente ou dentro de programas de cooperação, inclusive internacional, bem como a formação de estudantes de todos os níveis, são também enfatizadas. Dentre os programas de formação do Laboratório, por exemplo, está o Programa de Bolsas de Verão, uma iniciação científica intensiva para estudantes de graduação de toda a América Latina, realizada anualmente em janeiro e fevereiro. As atividades de pesquisa devem integrar-se aos interesses do LNLS.

Requisitos

Superior completo em Física, Química, Ciência de Materiais, Ciências da Terra, Biofísica, Engenharia, ou áreas relacionadas.

– PhD em Física, Química, Ciência de Materiais, Ciências da Terra, Biofísica, Engenharia, ou áreas relacionadas.

– Sólida experiência em experimentos sob condições extremas (pressão e temperatura); difração e/ou espectroscopia de raios X sob altas pressões/temperaturas; instrumentação em ótica e lasers; experimentos envolvendo altos campos magnéticos; comissionamento e/ou operação e/ou uso de linha de luz raios X duros em sincrotron.

Interessados, favor enviar CV, carta de apresentação e recomendação para elisa.turczyn@lnls.br No campo assunto, colocar “Vaga 62220”, caso contrário o CV será desconsiderado.

——————————-

Pesquisador III (47834)

Local: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) – Campinas, São Paulo, Brasil.

Regime de Contratação: CLT por prazo indeterminado.

Salário: A ser negociado dependendo da experiência do candidato.

Requisitos:

1. Sólida experiência em ciência de síncrotron utilizando técnicas de micro e nanosonda de varredura de raios-x.

2. Ph.D., licenciatura ou grau equivalente em Física, Biologia, Química ou uma disciplina relacionada, com ênfase no uso de técnicas de micro e nano-sonda de varredura de raios-x.

3. Experiência com design beamline e comissionamento.

4. Idioma: Nível avançado de Inglês. Português como adicional.

Breve descrição do trabalho: Os candidatos selecionados terão que realizar seus próprios projetos de pesquisa com difração de raios-x e espectroscopia, bem como estar envolvido no projeto, construção e futura operação da linha de luz nano-sonda no Sirius (CARNAÚBA) sobre o funcionamento do raio-x nas linhas de luz de difração na atual 2ª geração de Fonte de Luz.

Para mais informações sobre as atuais linhas de luz do LNLS, visite www.lnls.br.

Interessados enviar CV, Carta de Motivação e Recomendação para elisa.turczyn@lnls.br.

No campo assunto colocar “47834”, caso contrário o CV não será considerado.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *