Boletim da SBPMat. Edição nº 121.


 

cabecalho-news-2

Edição nº 121. 8 de dezembro de 2022.

Artigo em destaque

Pesquisadores da UFMS prepararam dióxido de titânio preto por meio de um método simples e escalável e utilizaram esse nanomaterial fotossensível de baixo custo como fotoânodo de uma célula a combustível. O dispositivo foi capaz de gerar eletricidade, com altíssima eficiência, usando compostos orgânicos como combustível e luz solar como fonte de energia. O trabalho foi reportado na ACS Applied Materials & Interfaces. Saiba mais.

comunidade 560

Você é autor(a) de um trabalho científico destacado, realizado total ou majoritariamente no Brasil e publicado em periódico de alto fator de impacto, e deseja divulgá-lo na nossa comunidade? Entre em contato para que o seu paper seja considerado na seleção mensal do “Artigo em destaque”: comunicacao@sbpmat.org.br.

XXI B-MRS Meeting
Maceió (AL), 1º a 5 de outubro de 2023

maceio

Chamada de simpósios. Grupos de pesquisadores que queiram organizar um simpósio no seu tema de pesquisa dentro do próximo B-MRS Meeting podem submeter uma proposta preenchendo um formulário simples. A chamada encerra neste sábado, dia 10 de dezembro. Acesse o formulário de submissão de simpósios.

Local. O local do evento será o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na cidade de Maceió. Saiba mais.

Chairmen. Os coordenadores gerais do evento são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq: Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia.

Sócios

sergio rezende 260

O Prof. Sergio Machado Rezende (UFPE), sócio-fundador da SBPMat, integra o grupo técnico de ciência e tecnologia na transição de governo. Rezende foi ministro da Ciência e Tecnologia (2005 – 2010) e presidente da FINEP (2003 – 2005) e tem uma produção científica de destaque internacional em Física de Materiais.

edvani 260

O Prof. Edvani Curti Muniz (UTFPR, UFPI e UEM) é o novo coordenador da Área de Materiais da CAPES. O nome dele foi um dos cinco enviados à CAPES pela SBPMat em setembro deste ano após consulta ao corpo de sócios. Edvani tem ampla experiência em cargos de gestão acadêmica e uma sólida carreira científica.

ana flavia 260

A Profa. Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), membro do Conselho da SBPMat, foi admitida como fellow da Royal Society of Chemistry e eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências – dois reconhecimentos dos pares à sua trajetória científica e liderança. Ela tem importantes contribuições em materiais emergentes para células solares e dirige o Centro de Inovação em Novas Energias.

Se você é sócio/a da SBPMat e deseja difundir uma novidade da sua atuação profissional na nossa comunidade, entre em contato: comunicacao@sbpmat.org.br.

Artigos da comunidade

PVA

Trabalho liderado pelo Prof. Helinando Pequeno de Oliveira (UNIVASF), sócio da SBPMat, descreve a produção simples e rápida de um nanogerador triboelétrico flexível de baixo custo à base de membranas de PVA com fibroína (material extraído do bicho-da-seda). O dispositivo, que converte energia mecânica em elétrica, é promissor para uso em eletrônicos vestíveis. Acesse o paper na Nano Energy: https://doi.org/10.1016/j.nanoen.2022.108035.

amine gas

Este artigo de revisão foi destacado pela ACS Sensors como um dos mais lidos entre os recentemente publicados. O texto traz uma revisão dos avanços conseguidos na última década em sensores de aminas e aponta caminhos para continuar o desenvolvimento desses dispositivos, que permitem monitorar a qualidade dos alimentos e evitar o seu desperdício. Acesse o artigo: https://doi.org/10.1021/acssensors.2c00639.

Se você é autor(a) de um artigo de impacto da área de Materiais e deseja divulgá-lo na nossa comunidade, entre em contato: comunicacao@sbpmat.org.br.

Dicas para ler e assistir

Artigo científico. Revisão de mais de mil artigos, publicada na Environmental Science: Nano, busca compreender como nanomateriais afetam as plantas. Saiba mais na Agência Fapesp.

Inovação. Parceria entre empresa e grupos de pesquisa do estado de São Paulo com apoio da Fapesp resulta no desenvolvimento de compósito de polímeros e nanopartículas para uso em cortinas hospitalares, utilizadas para levar privacidade e proteção a pacientes internados. Saiba mais na Agência Fapesp.

– Política de CTI. Ocorreu hoje, 08/12, a entrevista coletiva do grupo técnico de CTI no gabinete de transição, o qual é responsável por fazer um diagnóstico da área e apresentar proposições. O grupo trabalhou durante 4 semanas dividido em 14 subgrupos. O ex-ministro Sergio Rezende afirmou que a área passa pela maior crise dos últimos 24 anos, além de apontar falta de articulação do ministério com a comunidade científica nos anos recentes. Entre as recomendações: acabar com o contingenciamento do FNDCT e aumentar a quantidade e o valor das bolsas da CAPES e do CNPq. Veja a gravação no YouTube.

Manifestos

– SBPMat manifestou repúdio ao Decreto nº 11.269 do governo federal que zerou desembolsos financeiros no mês de dezembro, impedindo o pagamento de cerca de 200 mil bolsas da CAPES.

A Sociedade se solidarizou com os bolsistas neste momento difícil e exigiu a recomposição imediata do orçamento da CAPES para que a agência possa cumprir seus compromissos legais. Leia o manifesto.

PS: Até o fechamento desta edição, foi anunciado que recursos do MEC começaram a ser liberados.

Oportunidades

– Aberta até 15/12/22 a chamada de propostas de pesquisa para realizar experimentos no Sirius, o novo laboratório brasileiro de luz síncrotron. Saiba mais.

– Oportunidades para doutores no Centro de Inovação em Novas Energias dentro de projeto FINEP sobre módulos solares de grafeno e óxido de nióbio, a ser realizado na UNICAMP em colaboração com o CTI Renato Archer e o IFRN. Inscrições até 16/12/22. Saiba mais.

– Inscrições abertas dos processos seletivos para o mestrado (até 31/01/23) e o doutorado (fluxo contínuo) em Engenharia e Ciência dos Materiais no PIPE da UFPR. Saiba mais.

– Abertas até 14/12/22 as inscrições para o mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar. Saiba mais.

– Abertas até 15/02/2023 as inscrições para o mestrado Erasmus Mundus em Ciência e Engenharia de Materiais AMASE – programa conjunto de universidades da Alemanha, França, Espanha, Itália, Áustria e Suécia, com bolsas de estudo para os melhores alunos. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

– Webinar (In-)visibility of women in science: historical perspectives. Online. 16 de dezembro de 2022. Site.

– II Encuentro de Investigadores en Ciencia de Materiales. Montevidéu (Uruguai). 20 e 21 de abril de 2023. Site.

– 41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

Siga-nos nas redes sociais

rodape

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *