Boletim da SBPMat. Edição nº 110.


 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 110. 30 de novembro de 2021.

Eleições SBPMat

– Inicia amanhã, 01/12, o período de votação para eleição da nova Diretoria Executiva e de membros do Conselho Deliberativo. A eleição encerra no dia 14/12.

– Todos os sócios com a anuidade em dia podem votar. Pessoas que desejam pagar a anuidade antes da votação podem fazê-lo até o dia 06/12. Informações sobre anuidade, aqui.

– A votação será realizada em formato online. Para votar, cada sócio deve entrar na sua área inserindo seu login e senha no site da SBPMat. Se o sócio estiver com a anuidade em dia, verá na página inicial da sua área o link para a votação.

– Leia o plano de ação proposto pela chapa única à Diretoria Executiva, conheça os membros da chapa e os sócios que manifestaram interesse em ser votados para o Conselho, e acesse outras informações sobre o processo eleitoral 2021, aqui.

Artigo em destaque

Um estudo computacional realizado na UFSCar traz nova luz para o entendimento de questões fundamentais dos líquidos super-resfriados e dos vidros, abrindo perspectivas para a produção de novos materiais vítreos. Artigo foi publicado no periódico Acta Materialia. Saiba mais.

destaque_news

Artigos sugeridos pela comunidade

Em artigo destacado em capa da Advanced Materials, pesquisadores do CNPEM e da UNICAMP reportam a concepção e caracterização de novas plataformas ultracompactas de transistores orgânicos eletroquímicos tridimensionais, além de suas aplicações no monitoramento da oxidação de dopamina – um biomarcador relacionado a doenças neurodegenerativas em humanos. Acesse o paper https://doi.org/10.1002/adma.202101518.

Também em artigo de capa da Advanced Materials, pesquisadores da Embrapa e UFSCar em colaboração com cientistas do exterior revisam um assunto muito importante para a economia circular: a produção de materiais multifuncionais avançados (bioplásticos) a partir da reciclagem de resíduos agroalimentares. Acesse o paper https://doi.org/10.1002/adma.202170342.

XX B-MRS Meeting

cataratas 1

O comitê organizador do evento recebeu 33 propostas de simpósio!

A lista dos simpósios aprovados será divulgada até 20 de dezembro.

O evento será realizado em Foz do Iguaçu de 25 a 29 de setembro de 2022.

As coordenadoras são as professoras Lucimara Stolz Roman (UFPR) e Marcela Mohallen Oliveira (UTFPR).

 

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/20encontro/

Oportunidades

– Abertas as indicações para prêmios (lectureships) outorgados por periódicos da Royal Society of Chemistry para pesquisadores em início de carreira com contribuições nos campos dos polímeros (veja aqui), biomateriais (veja aqui) e matéria mole (veja aqui). Prazo: 31/12/21.

– LNNano – CNPEM tem chamada de propostas de pesquisa para uso de seus equipamentos de microscopia eletrônica. Submissão aberta até 23/12/21. Saiba mais.

– Oportunidades de pós-doutorado no IPEN e UFABC ligadas ao Centro de Inovação em Novas Energias (CINE). Inscrições até 25/12/21. Saiba mais.

– Oportunidade de pós-doutorado na UFSCar em nanoestruturas multiferroicas e ferroelétricas. Inscrição até 10/01/22. Saiba mais.

– Doutorado direto em crescimento e caracterização de monocristais com bolsa FAPESP na UNIFESP. Inscrições até 14/01/2022. Saiba mais.

– Doutorado direto na UFSCar em cerâmicas ferroicas nanoestruturadas sinterizadas por SPS (saiba mais) e heteroestruturas magnetoelétricas (saiba mais). Inscrições até 10/01/22.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência dos Materiais na UFSCar Sorocaba. Inscrições até 31/12/21. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Ciência dos Materiais na UNESP – campus de Ilha Solteira. Inscrições até 10/12/21. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Física na UFRN. Inscrições até 05/12/21. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados da UFSC – Campus Blumenau. Inscrições até 19/01/22. Saiba mais.

– Aberta a seleção até 15/12/21 para o novo Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum, escola de ciência do CNPEM, com plano pedagógico inovador e imersão em projetos de pesquisa. Tem vagas reservadas para alunos do ensino público de todas as regiões do Brasil. Saiba mais.

Novidades de sócios da SBPMat

O professor Daniel Mario Ugarte (UNICAMP), sócio-fundador da SBPMat, foi empossado como membro da TWAS (The World Academy of Sciences) em cerimônia virtual realizada no dia 4 de novembro. Saiba mais.

ugarte_news

Dicas de leitura

– Baseado em cobre e nanocelulose, novo material fino e flexível com grande capacidade de conduzir íons é promissor para baterias mais seguras, eficientes e sustentáveis do que as atuais (Nature). Saiba mais.

– Pesquisadores do IFGW-UNICAMP e colaboradores do exterior estudam propriedades e defeitos de monocamadas de nitreto de boro e abrem possibilidades de aplicação do material como fonte de luz UVC, usada para inativar microrganismos (2D Materials). Saiba mais.

– Artigo descreve um aspecto menos conhecido da sempre envolvente história da cientista Mildred Dresselhaus: o seu estilo único de ensinar Física do Estado Sólido no MIT e o seu trabalho de mentoria para as (pouquíssimas) meninas que estudavam Física na instituição na década de 1970. Saiba mais.

Manifestos

– SBPMat apoiou o tuitaço em defesa da pós-graduação realizado no dia 29/11. Saiba mais.

– SBPMat assinou carta aberta em defesa da avaliação dos cursos de pós-graduação brasileiros. Saiba mais.

– SBPMat expressou solidariedade com os coordenadores da Área de Física/Astronomia da CAPES que pediram demissão. Saiba mais.

– SBPMat apoiou o tuitaço pela liberação dos recursos para a ciência brasileira e pelo reajuste das bolsas, realizado no dia 23/11. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

– III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência. Online. 6 a 10 de dezembro de 2021. Site.

– 5th International Conference on Applied Surface Science. Palma, Mallorca (Espanha). 25 a 28 de abril de 2022. Site.

– 2022 E-MRS Spring Meeting and Exhibit. 30 de maio a 3 de junho de 2022. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *