Boletim da SBPMat. Edição nº 109.


 

 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 109. 31 de outubro de 2021.

Eleições SBPMat

– A comissão eleitoral recebeu a inscrição de uma chapa candidata à Diretoria Executiva da SBPMat. Saiba quem são os membros da chapa, aqui.

As inscrições de sócios que gostariam de fazer parte do Conselho Deliberativo continuam abertas até 15 de novembro pelo email eleicoes2021@sbpmat.org.br.

Saiba mais sobre o processo eleitoral SBPMat 2021, aqui.

Conheça os membros da comissão eleitoral que está conduzindo o processo, aqui.

Artigo em destaque

Pesquisadores de instituições pernambucanas reportam um método simples e limpo para sintetizar compósitos de nanotubos e pontos quânticos que podem ser usados como fotoanodos para produzir hidrogênio a partir da molécula de água e da luz do Sol. Artigo foi publicado no Journal of Power Sources. Saiba mais.

artigo destaque news

Artigos sugeridos pela comunidade

Pesquisadores da UNESP, junto a colaboradores da Alemanha e EUA, estudaram os radicais livres da melanina, pigmento que tem despertado grande interesse em função de suas possíveis aplicações em dispositivos bioeletrônicos. Eles usaram um campo magnético quase 30 vezes maior do que o encontrado na literatura para aumentar a sensibilidade da técnica EPR e assim poder distinguir as espécies de radicais livres. Acesse o paper https://doi.org/10.1039/D1MA00446H.

Student Awards 2021

Convidamos os vencedores dos prêmios para estudantes do XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (prêmios da SBPMat, ACS e RSC) a falarem sobre os trabalhos premiados, em poucos minutos e de um jeito descomplicado. Veja os vídeos no YouTube da SBPMat.

students awards

XX B-MRS Meeting

cataratas 1

Atendendo a pedidos da comunidade, o comitê organizador do XX B-MRS Meeting prorrogou o prazo de envio de propostas de simpósio.

O evento será realizado em Foz do Iguaçu de 25 a 29 de setembro de 2022. As coordenadoras são as professoras Lucimara Stolz Roman (UFPR) e Marcela Mohallen Oliveira (UTFPR).

Novo prazo para envio das propostas de simpósio: 15 de novembro.

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/20encontro/

Oportunidades

– Abertas até 31 de dezembro as indicações ao Soft Matter Lectureship, prêmio promovido por periódicos da Royal Society of Chemistry para pesquisadores/as em inicio de carreira com contribuição destacada no campo da matéria mole. Saiba mais.

– Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, aceita propostas para experimentos de comissionamento em várias estações experimentais. Saiba mais.

– “Garotas STEM” do British Council oferece treinamentos para professores brasileiros com projetos que incentivem o interesse de meninas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado, doutorado e doutorado direto em materiais para a agroindústria no PPGEnCiMAT da USP. Inscrições encerram hoje, 31 de outubro. Saiba mais.

– Abertas as inscrições até 5 de novembro para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado em Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na USP São Carlos com previsão de bolsas. Inscrições até 24 de novembro. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na UFSCar. Inscrições até 26 de novembro. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência dos Materiais na UFSCar Sorocaba. Inscrições até 31 de dezembro. Saiba mais.

Novidades de sócios da SBPMat

A Profa. Mariana Amorim Fraga (Mackenzie) é editora, junto a outros pesquisadores dos Estados Unidos e Turquia, de um livro lançado pela Elsevier sobre desafios para a utilização eficiente da energia solar. Saiba mais.

socia mariana

Dicas de leitura

– Em materiais 2D, elétrons podem congelar formando arranjos chamados de cristais de Wigner, os quais foram previstos há 90 anos. Agora, cientistas conseguiram fazer a primeira imagem de um cristal de Wigner, usando uma armadilha de grafeno e um microscópio de tunelamento (Nature). Saiba mais.

– Baseada em biomaterial, nova vacina contra a Covid-19, que foi testada com sucesso em ratos, “recruta” células do sistema imunológico na área da injeção e gera imunidade adaptativa (Advanced Healthcare Materials). Saiba mais.

– Vídeo: Webinário do Prof Ado Jorio (UFMG) sobre o nanoscópio brasileiro – a ciência, a tecnologia e a inovação que foram necessárias para desenvolver o instrumento e fazer os experimentos que ganharam capa da Nature. Assista no YouTube do UC Materials Catalão, um dos University Chapters da SBPMat.

Manifestos

– SBPMat apoiou o manifesto assinado por 51 coordenadores e ex-coordenadores da Área de Materiais da CAPES em favor da retomada da avaliação quadrienal. Veja o documento.

– SBPMat apoiou notas da SBPC e outras entidades denunciando manobra do Ministério da Economia que retira R$ 515 milhões destinados ao CNPq, descumprindo lei aprovada no Congresso. Veja a nota.

– Coordenadores da CAPES, inclusive alguns sócios da SBPMat, manifestaram preocupação com a paralisação do processo de avaliação dos programas de pós-graduação por decisão judicial. Veja o manifesto.

– SBPMat publicou carta a favor da retomada da avaliação quadrienal 2021 promovida pela CAPES. Veja a carta pública.

– SBPMat apoiou carta da ICTP.br aos ministros de CTI e Saúde manifestando preocupação pela escassez de radioisótopos para o tratamento de doenças. Veja a carta.

– SBPMat apoiou a carta aberta da SBPC contra a PEC que enfraquece os concursos e a estabilidade do funcionário público. Veja o documento.

Agenda de eventos presenciais e online

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

– X Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC. Evento online. 9 a 12 de Novembro de 2021. Site.

– 5th International Conference on Applied Surface Science. Palma, Mallorca (Espanha). 25 a 28 de abril de 2022. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments
    • Dr. Emerson Roberto Santos

      Prezados Amigos da SBPmat.
      Meu nome é Emerson, acabei de publicar um artigo na Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo intitulado: “Assembly of UV-Ozone Reactor to Combat of Coronavirus and Other Pathogenic Microorganisms”, referente à aplicação de raios ultravioletas e produção de gás ozônio, ambos utilizados no combate de: fungos, micróbios, bactérias e vírus e, principalmente, o Coronavírus. Talvez seja de grande importância à toda comunidade científica, divulgá-lo aqui no site, principalmente pelos resultados promissores que ele apresenta e, também, pela vasta fonte de referência.
      Segue o link para baixá-lo gratuitamente: http://www.sbvacuo.org.br/rbav/index.php/rbav
      Esta importante revista é gratuita, aceita artigos relacionados à tecnologia de diversas área (não somente vácuo) escritos tanto em português, quanto inglês.
      Saudações a todos.
      Emerson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *