Chamada para Bolsa de Pós-Doutorado em Física e Física de Materiais com Simulação Computacional em Parceria com Empresa


Esta é uma oportunidade para pesquisadores interessados em contribuir no estudo sobre Modelagem de Multiescala Aplicada a Processos de Mineração.

O bolsista atuará em colaboração com uma empresa no âmbito de um convênio entre empresa, UFOP e Unesp. O projeto se concentra em simulação computacional, utilizando métodos de primeiros princípios e/ou dinâmica molecular clássica ou quântica, com programas como o Quantum Espresso, VASP, LAMMPS, entre outros.

Requisitos para os candidatos incluem doutorado em Física, Física de Materiais, Engenharia de Materiais ou áreas afins, com experiência comprovada em pesquisa na área de simulação computacional de materiais. Fluência em inglês, habilidades de trabalho em equipe e capacidade de
publicar resultados em periódicos de alto impacto também são essenciais. Além disso, é necessário ter disponibilidade para trabalhar em Ouro Preto/MG.

Está disponível uma bolsa com duração de 12 meses, podendo ser renovada por mais 12 meses, sujeita à avaliação de desempenho e disponibilidade de recursos. O valor mensal da bolsa é de R$ 9.047,40, conforme tabela da Fapesp.

Os interessados devem enviar os documentos abaixo para o e-mail do coordenador do projeto, Prof. Dr. Matheus J. S. Matos (matheusmatos@ufop.edu.br), até 19 de fevereiro de 2024:

• Curriculum vitae atualizado, preferencialmente no formato Lattes;
• Carta de apresentação, abordando motivação, interesse pelo projeto e indicando experiência prévia em simulação computacional;
• Uma carta de recomendação de pesquisadores capazes de avaliar o desempenho acadêmico e científico do candidato.

No campo de assunto do e-mail, inserir: Inscrição processo seletivo Bolsa de Pós-Doc UFOP.

O processo seletivo consistirá na análise dos documentos enviados e, possivelmente, na realização de uma entrevista online com o coordenador do projeto e outros membros da equipe de pesquisa.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com o Prof. Dr. Matheus Matos pelo email matheusmatos@ufop.edu.br.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *