Boletim da SBPMat. Edição nº 115.


 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 115. 30 de abril de 2022.

Artigo em destaque

artigo destaque_news

Equipe da UFMS, IQSC-USP e UFGD desenvolveu catalisadores com baixo teor de metal nobre, alta eficiência e alta durabilidade para a produção sustentável de peróxido de hidrogênio – composto que tem um mercado grande e em expansão. (Artigo da ACS Applied Materials & Interfaces) Saiba mais.

Lives & Webinars

Lives_logo_260px

A SBPMat, em parceria com a Horiba, vai oferecer no mês de junho dois minicursos sobre temas relacionados às espectroscopias Raman e de fluorescência. Os eventos são gratuitos, e sócios da SBPMat podem receber certificado de participação. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições.

XX B-MRS Meeting

20meeting_imagemtopo_2

A submissão de resumos foi prorrogada até 6 de maio!

  • Data: 25 a 29 de setembro de 2022.
  • Local: Hotel Rafain Palace, Foz do Iguaçu (PR).
  • Coordenadoras: Profa. Lucimara Stolz Roman (UFPR) e Profa. Marcela Mohallen Oliveira (UTFPR).
  • Submissão de resumos: aberta até 6 de maio.
  • Simpósios: são 23 simpósios temáticos sobre pesquisa nos mais diversos materiais, da síntese até as aplicações, organizados por cerca de 100 cientistas do Brasil e do exterior.
  • Hospedagem: a aba “venue” do site do evento contém informações sobre reservas no hotel Rafain e em outros dos arredores.
  • Palestra memorial: será proferida pelo Prof Roberto Mendonça Faria (IFSC-USP).
  • Plenaristas: Christine Kranz (Ulm University), Daniel Mario Ugarte (UNICAMP), Gustavo Rivas (Univ. Córdoba), Natalie Stingelin (Georgia Tech Univ.), Olle Inganas (Linkoping Univ.), Pulickel Ajayan (Rice Univ.), Stuart Parkin (Univ Martin-Luther de Halle-Wittemberg).
  • Inscrições: abertas com desconto até 5 de agosto. Descontos especiais para sócios com anuidade 2022 paga.
  • Apoio e patrocínio: 11 empresas já confirmaram patrocínio e participação na exposição desta edição do evento. Empresas interessadas em participar da expo ou de outras formas de divulgação e apoio podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

O XX B-MRS Meeting vai celebrar os 20 anos da SBPMat e a 20ª edição do evento. Contamos com a sua participação!

Para mais informações, submissões e inscrições, visite o site do evento.

Artigos da comunidade

Pesquisadoras da UNICAMP, em colaboração com cientistas do exterior, desenvolveram líquidos iônicos para uso na produção de etanol a partir de bagaço de cana em biorrefinarias. Acesse o paper: https://doi.org/10.1021/acssuschemeng.1c05353.

Para sugerir a divulgação de um artigo da sua autoria, de alto impacto e feito no Brasil, envie a referência, 1 frase e 1 imagem sobre o paper para comunicacao@sbpmat.org.br.

Comunidade

elvira

A cientista de materiais portuguesa Elvira Fortunato é a nova Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Elvira participou de vários B-MRS Meetings, inclusive como organizadora de simpósio e como plenary speaker. Saiba mais.

rodrigo premio

O Prof Rodrigo Martins (FCT NOVA), sócio da SBPMat, recebeu o Prêmio Carreira e Reconhecimento da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM). O cientista português atualmente é o presidente da IUMRS. Saiba mais.

tatiane

A doutoranda Tatiane Pretto recebeu uma isenção para participar do XX B-MRS Meeting como prêmio pela melhor apresentação oral do evento Fronteiras Nano 2021. O trabalho premiado, desenvolvido no seu mestrado em Materiais na UFRGS, foi sobre nanopartículas de CuxSbySz.

Dicas de leitura

– Usando microscopia de altíssima resolução em conjunto com simulações computacionais, cientistas observam a deformação do contorno de grão em materiais metálicos poligranulados na escala atômica e em tempo real (Science). Saiba mais.

– Cientistas modificam com polímeros a superfície de membranas usadas para separar CO2 de outros gases e melhoram seu desempenho, reunindo permeabilidade e seletividade (Science). Saiba mais.

– Trabalho com participação de pesquisadores de universidades brasileiras demonstra o uso de alta pressão para controlar propriedades e estudar a estrutura eletrônica de monocamadas de dicalcogenetos de metais de transição usando espectroscopia Raman de ressonância dupla (ACS Nano). Saiba mais.

Oportunidades

– Estão abertas até 9 de maio as inscrições para o programa Para Mulheres na Ciência (L´Oréal, Unesco e ABC) que vai outorgar bolsas-auxílio de R$ 50 mil a jovens pesquisadoras atuantes no Brasil. Saiba mais.

– Programa CAPES/ Humboldt concede bolsas para pós-docs e pesquisadores experientes do Brasil para fazer pesquisa na Alemanha. Inscrições até 31 de maio. Saiba mais.

– Pós-doutorado em cerâmicas para próteses dentais com bolsa FAPESP. Saiba mais.

– Pós-doutorado no Mackenzie em Síntese e Caracterização de MOFs para dispositivos eletrônicos. Inscrições até 15 de maio. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– Webinar: Materials for energy. 3 de maio de 2022. Organizado pela ACS Publications, com apoio da SBPMat. Site.

– IV Curso do Método Rietveld. Belém, PA (Brasil). 2 a 6 de maio de 2022. Site.

– WOCSDICE EXMATEC 2022. Ilha de São Miguel (Portugal). 3 a 6 de maio de 2022. Site.

– 2022 E-MRS Spring Meeting and Exhibit. Online. 30 de maio a 3 de junho de 2022. Site.

– International Conference on the Science and Technology of Synthetic Metals (ICSM). Glasgow (Escócia). 17 a 22 de julho de 2022. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2022. Site.

– IUMRS-ICAM2021 + IMRC2022. Online + Cancun (México). 14 a 19 de agosto de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Online + Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 18th International Conference on Plasma Surface Engineering (PSE 2022). Trade Fair Erfurt (Alemanha). 12 a 15 de setembro de 2022. Site.

XX B-MRS Meeting. Foz do Iguaçu (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2022. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces (AUTOORG 2022). Bento Gonçalves (RS). 2 a 4 de novembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

anuidades

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *