Boletim da SBPMat. Edição 119ª.


 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 119. 31 de agosto de 2022.

Artigo em destaque

Pesquisadores da USP São Carlos desenvolveram um imunossensor fotoeletroquímico portátil que demonstrou alta eficiência para detectar um biomarcador de câncer de próstata em amostras de sangue. A principal novidade do trabalho é a miniaturização da tecnologia, a qual foi viabilizada pelo desenvolvimento de um fotocatalisador. O dispositivo é promissor para o diagnóstico de doenças dentro da abordagem point-of care. (Paper de capa da ACS Applied Materials & Interfaces). Saiba mais.

artigo destaque_560

XX B-MRS Meeting

20meeting_imagemtopo_2

  • Programa. Veja no site o programa resumido do evento para organizar a sua viagem.
  • Hospedagem. A aba “venue” do site do evento contém informações sobre reservas no hotel Rafain e em outros dos arredores.
  • Young Researchers School. Uma nova edição do tutorial do Prof. Valtencir Zucolotto (IFSC-USP) sobre escrita e publicação científica de artigos de alto impacto será realizada no domingo 25, antes da abertura do evento. Para participar, é necessário estar inscrito no XX B-MRS Meeting e se inscrever (sem custo extra) no tutorial, acessando o sistema de inscrições e clicando no botão “Adicionar/Editar atividades”.
  • Playroom para crianças. O hotel do evento terá uma sala de jogos infantis com monitores durante a semana do evento, com atividades para crianças de 4 a 12 anos. Interessados devem entrar em contato com secretaria@sbpmat.org.br.
  • Conference party. A tradicional festa do B-MRS Meeting, que neste ano comemora as 20 edições do evento, será realizada na noite da quarta-feira, dia 28, no espaço Dreams Motor Show com a banda Scope, especializada em rock/ pop dos anos 80.
  • Prêmios para estudantes. Os prêmios só serão entregues aos vencedores que estiverem presentes na cerimônia, no último dia do evento.
  • Inscrições. Descontos especiais para sócios com anuidade 2022 paga. As inscrições online permanecerão abertas até o final do evento. Durante o evento, também será possível se inscrever na secretaria.
  • Palestra memorial. Será proferida pelo Prof Roberto Mendonça Faria (IFSC-USP).
  • Plenaristas: Christine Kranz (Ulm University), Daniel Mario Ugarte (UNICAMP), Gustavo Rivas (Univ. Córdoba), Natalie Stingelin (Georgia Tech Univ.), Sanjay Sampath (State Univ. of New York at Stony Brook), Pulickel Ajayan (Rice Univ.).
  • Apoio e patrocínio. 22 empresas e startups já confirmaram patrocínio e participação na exposição desta edição do evento, que tem também 42 apoiadores institucionais entre periódicos científicos, empresas e outras organizações.

Para mais informações, visite o site do evento.

Dicas de leitura

– Usando materiais bidimensionais para prender um líquido, cientistas criam uma forma de estudar interfaces sólido – líquido no microscópio eletrônico e, dessa maneira, eles obtêm as primeiras imagens de átomos “nadando”. Técnica abre possibilidades no estudo de processos químicos essenciais ao desenvolvimento de dispositivos como baterias e células a combustível. (Nature) Saiba mais.

– Cientistas criam o primeiro substituto de cartilagem baseado em hidrogel. Mais resistente e durável do que a cartilagem natural, o material, que é inserido numa base de titânio, poderia ser implantado em joelhos com cartilagem desgastada. (Advanced Functional Materials) Saiba mais.

– Combinando perovskitas e outros materiais, cientistas fabricam dispositivos fotoeletroquímicos flutuantes que produzem combustíveis a partir de água, CO2 e luz do sol. Por serem leves e não se degradarem com a umidade, essas “folhas artificiais” poderiam ser instaladas em hidrovias poluídas ou oceanos. (Nature) Saiba mais.

– Pesquisadores da UFMG e UEMG desenvolvem tecido capaz de manter a temperatura do corpo ao absorver ou liberar calor. Objeto de patente, o material ganhou prêmio da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual. Saiba mais.

– No Ano Internacional do Vidro (IYOG2022), matéria e vídeo da revista Physcis World abordam a história do vidro, iniciada há cerca de 3.500 anos, e a importância desse material transparente na nossa sociedade. Saiba mais.

Comunidade

yvone

Simpósio em celebração aos 91 anos de vida da Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas, cientista da comunidade e pioneira no Brasil da cristalografia estrutural e molecular por raios X, será realizado no dia 16 de setembro no IFSC-USP com transmissão no YouTube. Informações e inscrições, aqui.

Manifestos

– SBPMat apoia nota da SBPC contra a MP 1136/22, que mutila orçamento do FNDCT por vários anos. Nota denuncia que a MP desrespeita a independência dos poderes constitucionais. Leia a nota.

– SBPMat apoia manifesto da SBPC que alerta para a ameaça sem precedentes à Educação e à Ciência no Brasil e conclama a votar com consciência e defender eleições livres e respeito aos resultados do pleito. href=”https://sbplink.sbpmat.org.br/cl/POFYc/A/4bd2/0/BLdP/HkqyuIUEXcv/1/”>Leia o manifesto.

– Carta da SBPMat à presidente da CAPES expressa preocupação com a perda de acesso às revistas da Royal Society of Chemistry no Portal da CAPES. Leia a carta.

Oportunidades

– Chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira para cientistas em início de carreira. Inscrições de 28 de outubro a 28 de novembro. Saiba mais.

– Chamada do CNPq para projetos de PDI e aplicação de soluções tecnológicas e empresariais usando grafeno e materiais 2D à base de carbono. Submissões até 19/09. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 22/2022 – Programa MCTI de Inovação em Grafeno, InovaGrafeno-MCTI. Veja aqui.

– Chamada do CNPq para apoio a projetos de PDI na cadeia produtiva de nióbio estimulando a cooperação empresas – ICTs. Submissões até 19/09. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 23/2022 – Implementação do programa de PD em nióbio (Inovanióbio). Veja aqui.

– Concurso para Professor de Física na UNILA. Inscrições até 11/09. Saiba mais.

– Oportunidade na IBM Research Brazil para pesquisador com experiência em ciência computacional de materiais. Atuação será na descoberta acelerada de materiais para captura, separação e armazenamento de carbono. Saiba mais.

– Pós-doutorado em nanomateriais e compostos bioativos da flora brasileira na #UFRJ. Inscrições até 09/09 no email nal.ufrjadm@gmail.com.

– Seleção para mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais no IPRJ (UERJ). Inscrições até 14/11. Saiba mais.

– Vaga de estágio na área de P&D da multinacional Ecolab para estudantes de graduação. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– Machine Learning School for Materials @Ilum. Evento híbrido. 5 a 7 de setembro de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Online + Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 18th International Conference on Plasma Surface Engineering (PSE 2022). Trade Fair Erfurt (Alemanha). 12 a 15 de setembro de 2022. Site.

– Webinar: Strategies for Increasing the Efficiency of Organic Solar Cells. Online. 15 de setembro de 2022. Site.

– Minicourse: Caracterization of nanostructures and organized systems. Online. 22 a 23 de setembro de 2022. Site.

XX B-MRS Meeting. Foz do Iguaçu (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2022. Site.

– 22nd International Magnetic Measurement Workshop (IMMW22). Online. 26 a 30 de setembro de 2022. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces (AUTOORG 2022). Bento Gonçalves (RS). 2 a 4 de novembro de 2022. Site.

– V Workshop de Química Inorgânica. Manaus (AM) + online. 9 a 11 de novembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

anuidades 2

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *