Boletim da SBPMat. 97ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 97. 30 de setembro de 2020.

XIX B-MRS Meeting

Está aberta a submissão de propostas de simpósio para o XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM, que ocorrerá em Foz do Iguaçu de 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Propostas que já tinham sido aprovadas para o evento de 2020 podem ser submetidas novamente. Novas propostas também são bem-vindas. Saiba mais.

logo 260

Artigo em Destaque

Pesquisadores da UNICAMP fizeram uma importante contribuição para aumentar a estabilidade de células solares de perovskitas. Mediante a adição de um polímero, os cientistas retardaram e reverteram a degradação dos filmes de perovskita usados para absorver a luz nesses dispositivos. O trabalho foi recentemente reportado na Journal of Materials Chemistry C. Saiba mais.

artigo news

Pesquisadores sem remuneração

Conheça a história de Olívia Carr, 30 anos, doutora em Materiais pela USP. A jovem tem passado longos períodos sem bolsa nem remuneração desde a época do doutorado, apesar de ter realizado uma pesquisa de alto impacto acadêmico e social, que resultou em um sensor para detecção precoce de câncer. Veja aqui.

olivia_news

Assista aos vídeos da presidente da SBPMat, Mônica Cotta (aqui), e do diretor científico Ivan Bechtold (aqui) sobre a campanha da SBPMat pela recomposição de bolsas de pós-doc e por politicas de inserção de doutores no mercado.

videos news

Editorial da Nature aborda as dificuldades e angústias adicionais que os pós-docs enfrentam durante a pandemia, com base nos resultados de uma pesquisa realizada com 7.600 jovens doutores de 19 áreas e 93 países. Texto alerta que o sistema científico (público e privado) pode perder boa parte da próxima geração de pesquisadores e pede ações e investimentos. Veja aqui.

Blog ligado à Materials Research Society (MRS) aborda o problema dos doutores sem remuneração e dos cortes em bolsas e orçamento de CTI no Brasil, com declarações de Osvaldo Novais de Oliveira Junior, ex-presidente da SBPMat. Veja aqui.

Reportagem do portal UOL aborda a questão dos doutores e doutorandos brasileiros que estão em outros países, nos quais encontraram financiamento e condições para fazer pesquisa, além de valorização da profissão que escolheram. Veja aqui.

University Chapters da SBPMat

O I Encontro Nacional dos University Chapters da SBPMat foi realizado online de 5 a 7 de setembro. Organizado pelos estudantes do chapter da UFPE, o evento contou com apresentações das ações realizadas pelos chapters, além de palestras convidadas. Saiba como foi este encontro que gerou integração entre todas as equipes de estudantes e mostrou o potencial do Programa UCs da SBPMat. Veja aqui.

enuc_news

Os UCs da SBPMat promovem um ciclo de webinários que abordará assuntos diversos durante os meses de outubro e novembro. Saiba mais.

Comunidade

Texto do professor Petrus Santa Cruz (DQF/UFPE), sócio da SBPMat, homenageia o professor Larry Clark Thompson (University of Minnesota Duluth) por suas contribuições à ciência brasileira, seus trabalhos na área de complexos lantanídeos e sua generosidade. Thompson faleceu em agosto deste ano. Veja aqui.

larry news

Ações da SBPMat

– Pantanal. SBPMat assinou, junto a dezenas de organizações, nota de repúdio ao descaso governamental no combate a incêndios florestais e desmatamento no Pantanal e outros ecossistemas brasileiros. Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Material baseado em queratina obtida de resíduos têxteis pode ser “programado” para adquirir formas complexas e voltar à forma original. Biocompatível e fabricado por impressão 3D, o material abre possibilidades na indústria têxtil e na engenharia de tecidos (Nature Materials). Saiba mais.

– Inovação: Empresa do Brasil desenvolve filme plástico adesivo com micropartículas de prata e sílica que demonstrou inativar mais de 99% das partículas de SARS-CoV-2 em ensaio realizado na USP. Saiba mais.

Oportunidades

– Pós-doutorado na UFABC em síntese e caracterização de nanomateriais com bolsa FAPESP. Saiba mais.

– Pós-doutorado na UNESP Presidente Prudente. Saiba mais.

– Pós-doutorado em Biofotônica no CEPOF, IFSC – USP. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados na UFSC – campus Blumenau. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado multi-institucional em Nanobiossistemas. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Materiais na UCS, com possibilidade de bolsas e taxas. Saiba mais.

– Abertas as inscrições para o Programa Unificado de Estágios (PUE) do CNPEM, com oportunidades na área de materiais e afins. Saiba mais.

– Programa de estágios da empresa Dow tem oportunidades na área de materiais. Saiba mais.

– Inscrições abertas para o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, da SBPC, dedicado em 2020 a meninas de ensino médio e graduação com pesquisas de iniciação científica que demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Saiba mais.

– Chamada de artigos para edição especial do periódico Crystals (editora MDPI) sobre cerâmicas condutoras. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e ONLINE

– ONLINE. Ciclo de webinars “A ciência que inspira”. Agosto a novembro de 2020. Organização: PGCM e PPG UFMS. Site.

– ONLINE. 100 anos da ciência de polímeros. Setembro a novembro de 2020. Mais informação.

ONLINE. 72ª Reunião Anual da SBPC. Setembro a dezembro de 2020. Site.

– ONLINE. First Global Symposium on Janus Particles. 1 e 2 de outubro de 2020. Site.

– ONLINE. II Encontro de Polímeros Naturais (EPNAT). 21 a 23 de outubro de 2020. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2021. Site.

– ONLINE. International Conference on Defects in Insulating Materials (ICDIM 2020). 23 a 27 de novembro de 2020. Organização: UFS. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *