Boletim da SBPMat. 95ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 95. 31 de julho de 2020.

Anuidades SBPMat 2020

A sua contribuição é essencial para manter ativa a nossa sociedade.

– Se você já é sócio, mas ainda não acertou a anuidade 2020, encontrará o boleto na sua área do site da SBPMat.

– Se você ainda não é sócio, está convidado a participar!
Saiba mais.

Da Ideia à Inovação

Médicos e enfermeiros usando máscaras são ícones da atual pandemia de Covid-19. Remontando a história das máscaras para proteção respiratória, é possível encontrar, em diversos lugares do planeta, avanços em materiais, tecnologias, conceitos e métodos que permitiram o desenvolvimento das máscaras atuais, eficientes e certificadas. Conheça um pouco desta história, aqui.

mascaras news

Artigo em Destaque

Um trabalho científico realizado no IQSC-USP gerou um material nanoestruturado de baixo custo e fácil fabricação, baseado em metais não preciosos inseridos em camadas de carbono, que demonstrou alto desempenho como catalisador de reações eletroquímicas usadas na geração de energias renováveis.O trabalho foi recentemente reportado na Journal of Materials Chemistry A. Saiba mais.

artigo news

Lives & Webinars da SBPMat

– O Comitê Organizador do XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM e a Diretoria da SBPMat convidam toda a comunidade a participar de uma breve reunião ONLINE no fim da tarde de 30 de agosto de 2020, momento em que estaria ocorrendo, em Foz do Iguaçu, a abertura do evento, o qual foi adiado em razão da pandemia. Saiba mais.

19 encontro_banner_260 px

– Oito webinários técnicos foram realizados ao longo de julho (segundo mês do programa Lives & Webinars). Saiba mais e acesse as gravações dos webinários já realizados, aqui.

– Acesse a programação de agosto, escolha os webinários do seu interesse e faça sua inscrição (gratuita) aqui.

Lives_logo_260px

Notícias da SBPMat

– FNDCT. SBPMat apoia o PLP nº 135/2020, que protege o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, fonte de recursos de CTI, e convida a comunidade a apoiá-lo na consulta pública do Senado. Saiba mais.

FNDCT. SBPMat subscreve manifesto pela liberação total dos recursos do FNDCT. Saiba mais.

Capes. SBPMat apoia manifesto contra modo de gestão centralizador da atual presidência da Capes. Saiba mais.

CNPq. SBPMat apoia carta ao presidente do CNPq apontando problemas e possíveis soluções na implementação da chamada 25/2020 de bolsas de mestrado e doutorado. Saiba mais.

Websérie. Episódios de websérie sobre ciência brasileira relacionados à pesquisa em materiais têm estreia exclusiva para os canais da SBPMat. Saiba mais.

– Ciências e democracia. A SBPMat participou da Virada pela Democracia, realizada em 4 e 5 de julho, com uma declaração em vídeo sobre a relação entre ciência e democracia, a qual foi incluída em um painel organizado pela SBPC. Veja o vídeo do prof. Ivan Bechtold, diretor científico da SBPMat, gravado para essa ocasião, aqui.

Novidades dos sócios SBPMat

A professora Luciana Reyes Pires Kassab (Faculdade de Tecnologia de São Paulo/CEETEPS), sócia da SBPMat, foi distinguida com a categoria de Senior Member da OSA (The Optical Society). Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Pesquisadores do Brasil usam polímero natural produzido por bactérias para desenvolver um sensor eficaz que adere à pele e detecta biomarcadores e substâncias tóxicas no suor (paper da Talanta). Saiba mais.

– Pesquisa com participação de cientistas do Brasil desvenda como nanopartículas de ferro retiram contaminantes que se acumulam nos poros de rochas de aquíferos. Saiba mais.

– Realidade de jovens pesquisadores que estão trabalhando sem renda, inclusive em pesquisas para combate à Covid-19, leva cientistas a sugerir criação de programa emergencial de bolsas. Saiba mais.

Oportunidades

– Edital da Finep para projetos de alto risco tecnológico envolvendo aplicação de materiais avançados para empresas brasileiras de todos os portes. Saiba mais.

– Pós-doutorado na UFRGS em química de superfícies para desenvolvimento de tecnologia para testes de detecção de SARS-Cov-2. Saiba mais.

– Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC em projetos interdisciplinares voltados à prevenção e diagnóstico de Covid-19. Saiba mais.

– Doutorado em Química na UFSCar em temas relacionados ao enfrentamento da Covid-19 e outras pandemias. Saiba mais.

Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na UFABC, em projetos voltados ao combate à pandemia de Covid-19. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e ONLINE

Webinars sobre técnicas e instrumentos para pesquisa em ensino em materiais. Junho – Agosto de 2020. ONLINE. Organização: SBPMat. Site.

IV Simpósio de Fotobiofísica – UV e Vírus. 21 de agosto de 2020. ONLINE. Organização: Departamento de Física da USP. Folder para download.

XLI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 5 a 7 de outubro de 2020. Site.

5th International Conference of Surfaces, Coatings and NanoStructured Materials – Americas (NANOSMAT-Americas). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 7 a 10 de outubro de 2020. Site.

7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 4 a 6 de novembro de 2020. Site.

Pan American Ceramics Congress and Ferroelectrics Meeting of Americas (PACC-FMAs 2020). Panamá (Panamá). 15 a 19 de novembro de 2020. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 16 a 19 de novembro de 2020. Site.

International Conference on Defects in Insulating Materials (ICDIM 2020). 23 a 27 de novembro de 2020. ONLINE. Organização: UFS. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

logo 560

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM
(Foz do Iguaçu, Brasil,
29 de agosto a 2 de setembro de 2021)

Submissão de propostas de simpósio já está aberta! Saiba mais.

Nova data do evento: 29 de agosto a 2 de setembro de 2021.

Mesmo local do evento: Rafain Convention Center – Foz do Iguaçu.

Submissão de propostas de simpósio: 4 de maio a 2 de novembro de 2020.

Subsmissão de resumos: 1º de fevereiro a 11 de abril de 2021.

Palestras plenárias: 7 palestras plenárias e 1 palestra memorial confirmadas.

Site do evento com novo calendário e informações atualizadas: www.sbpmat.org.br/19encontro/

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *