Boletim da SBPMat. 87ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 87. 30 de novembro de 2019.

Notícias da SBPMat

Eleições na SBPMat. Veja os resultados da votação que elegeu a Diretoria Executiva da SBPMat para 2020 e 2021 e seis novos membros do Conselho Deliberativo. Pela primeira vez, a Diretoria será presidida por uma mulher. Veja aqui.

– Prêmio José Arana Varela. Diretoria da SBPMat criou um prêmio que presta homenagem ao professor José Arana Varela e distingue anualmente um(a) pesquisador(a) de atuação destacada no Brasil. Saiba mais.

University Chapters. A 12ª unidade do programa UCs da SBPMat foi criada na UFABC. Saiba mais sobre o novo UC, aqui.

Artigo em Destaque

Equipe científica da UFRGS desenvolveu um tratamento para remoção de contaminantes, dopagem e passivação de defeitos em grafeno. O processo adequa-se à produção em larga escala de grafeno e pode tornar o material apto para uso em dispositivos eletrônicos. O trabalho foi recentemente publicado no Journal of Materials Chemistry C. Saiba mais.

imagem news

Da Ideia à Inovação

Em 15 anos de existência, a Nanox lançou cerca de 30 produtos e atendeu mais de 200 clientes de 14 países. Atualmente, o carro-chefe da empresa são os aditivos antimicrobianos à base de prata. Saiba mais sobre a Nanox e a visão de seu CEO e fundador, Gustavo Simões, aqui.

nanox news

Novidades dos Sócios SBPMat

– Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP), sócio e atual presidente da SBPMat, integra lista tríplice para escolha de diretor científico da FAPESP. Saiba mais.

– A sócia e diretora eleita da SBPMat Andrea Simone Stucchi de Camargo (IFSC-USP) é uma das coordenadoras de evento internacional para mulheres na ciência. Saiba mais.

19 encontro_banner_560 px

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2020
(Foz do Iguaçu, Brasil, 30 de agosto a 3 de setembro de 2020)

Site do evento: www.sbpmat.org.br/19encontro/

Simpósios. 49 propostas de simpósio de 18 países foram submetidas dentro da chamada. A lista de simpósios aprovados será divulgada em dezembro. Saiba mais.

Plenárias e palestra memorial. Sete cientistas internacionalmente destacados já confirmaram presença como palestrantes do evento. Saiba mais no site do evento.

Local do evento. O evento será realizado no hotel Rafain Palace, localizado em Foz do Iguaçu (PR). Saiba mais.

Hospedagem. Veja opções de hospedagem da agência de turismo oficial do evento, aqui.

Evento conjunto. O evento reunirá a 19ª edição do encontro anual da SBPMat e a 17ª edição da conferência internacional sobre materiais eletrônicos organizada bienalmente pela União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS).

Organização. Prof. Gustavo Martini Dalpian (UFABC) é o coordenador geral, Carlos Cesar Bof Bufon (LNNANO) é coordenador de programa e Flavio Leandro de Souza (UFABC) é o secretário geral. No comitê internacional, o evento conta com cientistas da América, Ásia, Europa e Oceania. Saiba mais no site do evento.

Expositores e patrocinadores. Empresas e outras entidades interessadas em participar do evento como expositores, patrocinadores ou apoiadores, podem entrar em contato com Alexandre pelo e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Dicas de Leitura

– Sirius: elétrons fizeram a primeira volta completa no acelerador principal da nova fonte brasileira de luz síncrotron, mostrando que não há falhas em seus 518 metros de circunferência. Saiba mais.

– Nova técnica pode reduzir tempo de carregamento de baterias de carros elétricos de 50 a 10 minutos. Saiba mais.

– Trabalho com participação brasileira desenvolve microbateria de gelatina vegetal que poderia ser usada dentro do organismo (implantes, exames etc). Saiba mais.

Entrevista com membros da comunidade SBPMat sobre simulação computacional de materiais baseada em mecânica quântica: história, limitações e desafios, e um recente trabalho deles que ajuda a tornar essas simulações mais precisas e realistas. Saiba mais.

Oportunidades

– Pós-doutorado em Fotônica não linear no IFSC-USP. Saiba mais.

– Pós-doutorado em filmes para células solares com bolsa FAPERJ. Saiba mais.

– Pós-doutorado em Química de Materiais e Catálise Heterogênea na UFF. Saiba mais.

Pós-doutorado em membranas no CTNano. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em nanobiossistemas. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Física na UFRN. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Física da UFSC: inscrições prorrogadas até 02/12. Saiba mais.

– Oportunidades de mestrado e doutorado na área de membranas na UFPR. Saiba mais.

Eventos

VI Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman. Belém, PA (Brasil). 1 a 4 de dezembro de 2019. Site.

World Forum for Women in Science – Brazil 2020 + 4th International Conference for Women in Science without Borders: Energy, Water, Health, Agriculture and Environment for Sustainable Development. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 10 a 14 de fevereiro de 2020. Site.

XIX B-MRS Meeting + 2020 IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 30 de agosto a 3 de setembro de 2020. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *