Boletim da SBPMat. 77ª edição.


 

 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 77. 31 de janeiro de 2019.

Artigo em Destaque

Uma equipe científica brasileira usou nanoargilas para eliminar a toxicidade de compostos luminescentes de irídio. Os cientistas geraram, dessa maneira, um novo nanomaterial que pode ser usado, por exemplo, para o diagnóstico e tratamento de doenças ou para estudar organismos vivos. A descoberta, que foi reportada no Applied Materials & Interfaces, abre possibilidades de desenvolvimento de mais materiais e aplicações. Saiba mais.

nanodiscos luminescentes

Cientista em Destaque

Entrevistamos o professor Daniel Ugarte (IFGW-UNICAMP). Ele nos contou como aconteceram alguns momentos importantes de sua trajetória científica, começando pela gênese na infância, e sem esquecer a história de algumas de suas principais descobertas (nanocebolas de fulereno, fonte de elétrons de nanotubos, nanofios de ouro), as quais foram publicadas em periódicos de altíssimo impacto. O cientista também compartilhou conosco sua visão crítica de um certo modo de se fazer ciência e de se avaliar a produção científica. Veja nossa entrevista.

Paella_Ugarte news

banner evento

XVIII B-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat
(Balneário Camboriú, SC, 22 a 26 de setembro de 2019)

Site do evento: www.sbpmat.org.br/18encontro/

Submissão de trabalhos. A submissão de resumos está aberta até 15 de abril. Notificações de aprovação, modificação ou rejeição serão enviadas até 31 de maio. Notificações finais para resumos que precisarem de modificação serão enviadas até 21 de junho. Veja as instruções para autores, aqui.

Simpósios. 23 simpósios propostos pela comunidade científica internacional foram aprovados pela organização e compõem esta edição do evento. Veja a lista de simpósios, aqui.

Prêmios para estudantes. Para participar do Bernhard Gross Award, os autores deverão submeter um resumo estendido até 11 de julho, além do resumo convencional. Saiba mais, aqui.

Inscrições. Já estão abertas as inscrições. Saiba mais, aqui.

Local do evento. O encontro será realizado no turístico Balneário Camboriú (SC), no Hotel Sibara Flat & Convenções, localizado no centro da cidade, próximo a hotéis, restaurantes e lojas, e a apenas 100 metros do mar. Saiba mais, aqui.

Palestra memorial. A tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pela professora Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC – USP).

Palestras plenárias. Destacados cientistas de instituições da Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Itália proferirão palestras plenárias sobre temas de fronteira no evento. Também haverá uma plenária do brasileiro Antônio José Roque da Silva, diretor do CNPEM e do projeto Sirius. Saiba mais sobre as plenárias, aqui.

Organização. O chair do evento é o professor Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física da UFSC) e o co-chair é o professor Hugo Gallardo (Departamento de Química da UFSC). O comitê de programa é formado pelos professores Iêda dos Santos (UFPB), José Antônio Eiras (UFSCar), Marta Rosso Dotto (UFSC) e Mônica Cotta (Unicamp). Conheça todos os organizadores, aqui.

Expositores e patrocinadores. 29 empresas já confirmaram participação no evento e apoio/patrocínio. Interessados em reservar estandes ou participar com outras formas de divulgação/ patrocínio podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Novidades dos Sócios SBPMat

– O sócio da SBPMat Oswaldo Luiz Alves (IQ – UNICAMP) foi agraciado com o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Ao aplicar um método químico de polimerização sobre substratos revestidos com cristais líquidos, cientistas geram nanofibras poliméricas com propriedades extremamente controladas. O processo tem potencial para a escala industrial (paper da Science). Saiba mais.

– Inspirado em proteínas, novo material muda sua estrutura e realiza atividade química específica em resposta a estímulos ambientais (paper da Nature). Saiba mais.

– Contribuição ao desenvolvimento da computação quântica: cientistas criam plataforma de bits quânticos com “sanduíche” de grafeno e nitreto de boro hexagonal (paper da Nature Nanotechnology). Saiba mais.

– Cientistas descobrem de que maneira o tamanho dos espaços vazios altera as forças que unem os “blocos de construção” em materiais bidimensionais porosos, abrindo possibilidades para o desenvolvimento de nanoestruturas complexas (paper da Physical Review Letters). Saiba mais.

Nanoaglomerados de partículas de ouro agindo diretamente nos neurônios revertem sintomas da doença de Parkinson em testes feitos in vitro e em camundongos (paper da Biomaterials). Saiba mais.

– Estudo brasileiro mostra que biomaterial (polímero orgânico) associado a células-tronco diminui consideravelmente lesões cerebrais de camundongos. Pesquisa abre possibilidades de tratamento em humanos vítimas de AVC ou traumatismo (paper da Nanomedicine: Nanotechnology, Biology, and Medicine). Saiba mais.

Oportunidades

– Concurso para professor do CEFET/RJ (Mecânica/ Materiais). Saiba mais.

– Concurso para professor da UFPEL. Saiba mais.

Pós-doutorado na UFABC com bolsa FAPESP. Saiba mais.

Post-doctoral scholarship in methane conversion. Saiba mais.

Bolsa de pós-doc FAPESP em divulgação científica e ensino de Físico-Química. Saiba mais.

– Bolsas FAPESP para doutorado direto em materiais ferroicos na UFSCar. Saiba mais.

Eventos

Escola de Fabricação e Caracterização de Nanomateriais e Nanodispositivos. Duque de Caxias, RJ (Brasil). 18 a 22 de fevereiro de 2019. Site.

International Workshop on Advanced Magnetic Oxides (IWAMO 2019). Aveiro (Portugal). 15 a 17 de abril de 2019. Site.

2019 E-MRS Spring Meeting e IUMRS – ICAM. Nice (França). 27 a 31 de maio de 2019. Site.

20th International Symposium on Intercalation Compounds (ISIC). Campinas, SP (Brasil). 2 a 6 de junho de 2019. Site.

10th International Conference on Materials for Advanced Technologies (ICMAT 2019). Cingapura. 23 a 28 de junho de 2019. Site.

XVIII B-MRS Meeting. Balneário Camboriú, SC (Brasil). 22 a 26 de setembro de 2019. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *