Boletim da SBPMat – 130ª edição.


 

cabecalho-news-2

Edição nº 130. 1º de setembro de 2023.

Eleições na SBPMat

ELEIÇOES

Encerra no dia 5 de setembro a inscrição de sócios que desejam ser candidatos a membros do Conselho Deliberativo. A votação será realizada online de 1º a 20 de outubro. Saiba mais.

História

historia

Artigo do presidente fundador da SBPMat, Prof. Guillermo Solórzano (PUC-Rio), compila informações sobre os eventos anuais da SBPMat, desde o Encontro Inaugural de 2002, que contou com 400 participantes de 18 países, até o XIX B-MRS Meeting, realizado em formato virtual durante a pandemia com mais de 1.000 participantes. O artigo conclui que o B-MRS Meeting se tornou principal evento interdisciplinar de pesquisa em Materiais no Brasil. Saiba mais.

Artigos da comunidade

artigo leonardo

Este artigo de revisão, assinado por uma equipe da UNESP e da USP, aborda os avanços recentes no encapsulamento de bioherbicidas usando micro e nanopartículas. Peças fundamentais na agricultura sustentável, os bioherbicidas são produtos baseados em microorganismos e seus derivados, utilizados para inibir o crescimento de ervas daninhas e, dessa forma, aumentar a produtividade das lavouras. Apesar dos seus numerosos benefícios, muitos bioherbicidas são suscetíveis à degradação por fatores ambientais, o que tem incentivado o desenvolvimento de técnicas de encapsulamento com o objetivo de prolongar a vida útil desses compostos, além de aumentar a sua eficácia ao controlar a liberação dos ingredientes ativos. Saiba mais no artigo publicado na ACS Sustainable Chemistry & Engineering.

pamela

Estruturas magnéticas como os skyrmions são componentes essenciais para desenvolver os próximos dispositivos spintrônicos. Por isso, pesquisadores da USP, LNLS e UFPA, junto a colaboradores da Suécia, investigaram as origens da formação de skyrmions em um material multicamada. Utilizando uma combinação de simulações computacionais e resultados de várias técnicas experimentais, os autores mostraram que a mistura entre átomos de camadas diferentes é essencial para a formação de skyrmions. O trabalho abre perspectivas no desenvolvimento de materiais para a spintrônica. Acesse o paper na Nano Letters.

artigo lucas

Neste artigo, pesquisadores da USP e colaboradores reportam um passo importante no desenvolvimento de biomateriais para regeneração óssea. Usando colágeno e carragenana (polissacarídeo extraído de algas marinhas), os autores produziram estruturas que imitam a parte orgânica de uma matriz óssea natural, cumprindo adequadamente a função de promover a mineralização do tecido ósseo. O trabalho mostra o potencial do uso das estruturas desenvolvidas como matrizes orgânicas para implantes ósseos e para estudos sobre mineralização. Confira o paper na revista Biomacromolecules.

membranes

Cerâmicas eletrônicas podem ser usadas para produzir membranas capazes de separar gases por meio do processo de permeação (a penetração das moléculas do gás através da membrana). Dessa forma, é possível, por exemplo, separar dióxido de carbono de outros compostos com o objetivo de diminuir as emissões desse gás do efeito estufa à atmosfera. Neste artigo, pesquisadores do IPEN apresentam um sistema que permite avaliar a eficiência dessas membranas cerâmicas. O sistema avalia, simultaneamente, a permeação do material e as suas propriedades elétricas. O trabalho foi premiado em junho deste ano no 67º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Acesse o artigo na íntegra na revista Membranes.

Graphical Abstract LA

Revestimentos de hidroxiapatita são importantes em implantes de titânio porque melhoram a sua integração ao organismo e aumentam a sua vida útil. Atualmente, a técnica de spray a plasma é a mais utilizada para revestir implantes comerciais, mas o equipamento usado no processo tem custo muito alto. Neste artigo, uma equipe científica da UFRGS e UFN apresenta um método de baixo custo que poderia substituir o spray a plasma. A técnica se baseia em uma simples pintura com pincel. E mais: o recobrimento obtido pelos autores atende todas as normas ISO para revestimentos de implantes. Acesse o paper na Ceramics International.

hugo

Neste trabalho, os autores utilizaram a chamada “engenharia de defeitos” (a introdução controlada de defeitos na estrutura de um material) para modificar as propriedades ópticas e de superfície do óxido de zinco (ZnO) – material de grande interesse tecnológico e industrial. A equipe, formada por pesquisadores da UFOP, UNIFAL e USP e colaboradores da Espanha e Finlândia, dopou o óxido de zinco com diferentes concentrações e atmosferas de manganês e cobalto (dois metais de transição) e estudou detalhadamente as suas propriedades. Veja o artigo no periódico Acta Materialia.

Se você é autor(a) de um artigo de impacto da área de Materiais e deseja divulgá-lo na nossa comunidade, entre em contato.

Sócios

socios

Os sócios Rubem L. Sommer (CBPF) e Ivan H. Bechtold (UFSC) são chairmen de duas importantes conferências internacionais que serão realizadas pela primeira vez na América Latina; respectivamente, a IEEE International Magnetics Conference (Intermag 2024) e a 29th International Liquid Crystal Conference (ILCC2024). Ambos os eventos ocorrerão no Rio de Janeiro no ano que vem e têm apoio da SBPMat.

XXI B-MRS Meeting
Maceió (AL), 1º a 5 de outubro de 2023

maceio

Programa resumido: está disponível no site. Veja aqui.

Impressão de pôsteres. Os participantes que quiserem imprimir seus pôsteres em Maceió podem enviar o arquivo para a empresa Conexão e retirar o pôster impresso no local do evento no dia 2 de outubro. Saiba mais.

Plenárias. Esta edição do evento terá 6 palestras plenárias, proferidas por destacados cientistas da Alemanha, Espanha, França, Índia, Itália e Portugal. Saiba mais sobre as plenárias e os plenaristas no site do evento.

Palestra Memorial. Na abertura do evento, a tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pelo Prof. Gilberto Fernandes de Sá (UFPE).

Palestra Prêmio José Arana Varela. O Prof. Fernando Lázaro Freire Junior (PUC-Rio) receberá esta distinção da SBPMat e proferirá uma plenária no evento.

Simpósios. Compõem o evento 24 simpósios temáticos abrangendo design, síntese, caracterização, processamento e aplicações de diversos materiais, desde ligas tradicionais até polímeros de base biológica. Mais de 100 pesquisadores de 15 países organizam os nossos simpósios. Veja a lista de simpósios e a descrição de cada um.

Local. O local do evento será o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na cidade de Maceió. Saiba mais.

Chairmen. Os coordenadores gerais do evento são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia.

Manifestos

– A SBPMat apoia a campanha da ANPG pedindo que os anos de mestrado e doutorado sejam considerados para o acesso a auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade e, principalmente, aposentadoria por contribuição. Assine aqui o abaixo-assinado.

Oportunidades

Materials Advances, periódico de acesso aberto da RSC, lança chamada de artigos científicos de autores da América Latina na área de materiais e dispositivos para a transição energética. Submissões abertas até 15 de novembro. Saiba mais.

– Edição especial da revista Membranes (MDPI) sobre membranas cerâmicas e sua aplicação em permeação e captura de gases. A submissão de artigos está aberta até janeiro de 2024. Saiba mais.

– Estágio de pesquisa na IBM Research para alunos de doutorado na área de Modelagem Molecular. Saiba mais.

– Vaga para bolsista DTI no Instituto de Física da UFG, dentro da Rede de Laboratórios Integrados em Fotônica (LIFóton). Inscrições até 11 de setembro. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais na UCS. Inscrições até 17 de outubro.

– Prêmio do Waterloo Institute for Nanotechnology (WIN), da Universidade de Waterloo (Canada), para líder emergente em nanociência e nanotecnologia alinhado/a com os temas do WIN: materiais inteligentes e funcionais, dispositivos conectados, sistemas de energia de próxima geração, terapêutica e teranóstica. Inscrições até 15 de setembro. Saiba mais.

– Chamada de artigos para coleção temática sobre hidrogéis injetáveis nos periódicos da RSC Journal of Materials Chemistry B e Biomaterials Science. Submissões até 10 de setembro. Saiba mais.

– Processo seletivo para doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas (Métodos da Ciência e Engenharia de Materiais) na UFCAT. Inscrições em fluxo contínuo. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos

– XXI B-MRS Meeting. Maceió (AL). 1 a 5 de outubro de 2023. Site.

– 29 CSBMM e XVII CIASEM. Olinda (PE). 7 a 10 de novembro de 2023. Site.

– III Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia. Rio de Janeiro (RJ). 8 a 10 de novembro de 2023. Site.

– XLIV Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC). Campos do Jordão (SP). 25 a 29 de novembro de 2023. Site.

– 4th International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR). Vitoria (ES). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

– XLVI Congresso Internacional de Químicos Teóricos de Expressão Latina (Quitel 2023). Montevidéu (Uruguai). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

– IEEE International Magnetics Conference (INTERMAG 2024). Rio de Janeiro (RJ). 5 a 10 de maio de 2024. Site.

– 50th International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF 2024). San Diego (EUA). 19 a 24 de maio de 2024. Site.

– 29th International Liquid Crystal Conference (ILCC 2024). Rio de Janeiro (RJ). 21 a 26 de julho de 2024. Site.

Siga-nos nas redes sociais

rodape

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *