Boletim da SBPMat. Edição nº 127.


 

cabecalho-news-2

Edição nº 127. 31 de maio de 2023.

Novo prêmio

jalcom award

A SBPMat e o Journal of Alloys and Compounds (Elsevier) lançaram o JALCOM Award para pesquisadores e pesquisadoras de instituições brasileiras com contribuições significativas em determinados tópicos das áreas de Materiais e Energia. O prêmio vai distinguir 1 cientista com doutorado há mais de 10 anos e 2 pesquisadores/as em início de carreira. As inscrições estão abertas até 15 de agosto. Saiba mais.

Artigos da comunidade

paper guilherme

Neste trabalho, uma equipe científica da UNESP desenvolveu um material de baixo custo, baseado em microfibras de celulose, capaz de remover corantes tóxicos presentes em efluentes da indústria têxtil. O material, que é reciclável, foi produzido dentro do conceito de economia circular a partir de um resíduo agroindustrial amplamente disponível no Brasil, o bagaço da cana-de-açúcar. Acesse o artigo na Bioresource Technology.

paper cafe

Pesquisadores do IFSC-USP e UFES, junto a cientistas da Colômbia, desenvolveram um biossensor portátil e de baixo custo, capaz de detectar ocratoxina com alta sensibilidade e seletividade. A ocratoxina é uma substância tóxica e potencialmente cancerígena produzida por fungos, frequentemente encontrada nos grãos de café. Um pedido de patente sobre este desenvolvimento está em andamento na Agência de Inovação da USP. Acesse o artigo na Talanta.

paper joao vitor

Cientistas da UFSCar e da USP apresentaram uma nova rota, baseada na técnica de “flash-sintering”, para a obtenção de vitrocerâmicas (materiais com alta resistência a impactos, obtidos pela cristalização de vidros comuns). A equipe obteve vitrocerâmicas em tempos e temperaturas muito menores do que as dos métodos convencionais: 20 segundos em um forno a 500 °C, em vez de algumas horas a 950 °C. Pedido de patente sobre o processo já foi submetido ao INPI. Acesse o artigo na Acta Materialia.

paper gustavo

Equipe de cinco instituições brasileiras e uma francesa desenvolveu uma técnica para caracterizar materiais orgânicos quirais, os quais podem mimetizar as propriedades das numerosas moléculas quirais que existem na natureza, bem como formar metamateriais que interajam de forma exótica com a luz. Denominada Dicroísmo Circular Elipsométrico Fotoluminescente (PECD), a técnica permite distinguir as transições eletrônicas que estão relacionadas aos centros quirais das moléculas e pode ser combinada com a Espectroscopia Raman por Elipsometria (ERS). Acesse o artigo na Spectrochimica Acta Part A.

Se você é autor(a) de um artigo de impacto da área de Materiais e deseja divulgá-lo na nossa comunidade, entre em contato.

XXI B-MRS Meeting
Maceió (AL), 1º a 5 de outubro de 2023

maceio

Recebemos cerca de 2.500 resumos!

Status dos resumos. No dia 6 de junho, os autores dos resumos submetidos receberão a notificação do status: se foi aprovado para apresentação, rejeitado ou se necessita modificação.

Prêmios para estudantes. Trabalhos submetidos por estudantes e aprovados para apresentação poderão se candidatar aos prêmios para estudantes até 17 de julho. Saiba mais.

Inscrições. As inscrições estão abertas, com valores especiais para estudantes e pesquisadores de instituições brasileiras e dos outros países da América Latina. Veja os valores. Há descontos de cerca de 40% para sócios da SBPMat, novos ou antigos, que tenham acertado a anuidade de 2023. Além disso, o desconto por early registration encerra em 10 de agosto.

Plenárias. Esta edição do evento terá 6 palestras plenárias, proferidas por destacados cientistas da Alemanha, Espanha, França, Índia, Itália e Portugal. Saiba mais sobre as plenárias e os plenaristas no site do evento.

Palestra Memorial. Na abertura do evento, a tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pelo Prof. Gilberto Fernandes de Sá (UFPE).

Palestra Prêmio José Arana Varela. O Prof. Fernando Lázaro Freire Junior (PUC-Rio) receberá esta distinção da SBPMat e proferirá uma plenária no evento.

Simpósios. Compõem o evento 24 simpósios temáticos abrangendo design, síntese, caracterização, processamento e aplicações de diversos materiais, desde ligas tradicionais até polímeros de base biológica. Mais de 100 pesquisadores de 15 países organizam os nossos simpósios. Veja a lista de simpósios e a descrição de cada um.

Local. O local do evento será o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na cidade de Maceió. Saiba mais.

Chairmen. Os coordenadores gerais do evento são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia.

Manifestos

– A SBPMat subscreveu carta da SBPC aos deputados federais e senadores, manifestando preocupação pela queda de universidades brasileiras em ranking mundial de instituições de ensino superior, causada por cortes no financiamento da pesquisa e da educação. Leia a carta.

– A SBPMat também assinou carta da SBPC manifestando indignação perante a aprovação na Câmara de propostas que retiram do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima órgãos essenciais para a preservação de nossos ecossistemas e subtraem do Ministério dos Povos Indígenas órgãos que constituem sua própria razão de ser. Leia a carta.

Oportunidades

– Chamada de papers do periódico ACS Applied Nano Materials para a edição especial “Women in Nano“, dedicada a artigos de mulheres que trabalham em nanomateriais com foco em aplicações. O prazo para submissão é 31 de agosto. A Profa. Monica Cotta, presidente da SBPMat, está entre as organizadoras. Saiba mais.

– Pós-doutorado em produção e caracterização de materiais multiferróicos na UNIFESP. Inscrições até 30 de junho. Saiba mais.

– Processo seletivo para doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas (Métodos da Ciência e Engenharia de Materiais) na UFCAT. Inscrições em fluxo contínuo. Saiba mais.

– Abertas até 05 de junho as inscrições para o processo seletivo para mestrado e doutorado em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, para ingresso no terceiro quadrimestre de 2023 (setembro). Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Física na UFRN. Inscrições abertas até 11 de junho. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais na UCS. Inscrições até 27 de junho. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

Escuela Virtual de Caracterización de Materiales de la SMMATER – 3ª edición. Online. 20 de fevereiro a 2 de agosto de 2023. Site.

41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

– IV Brazilian Nanocellulose Summit. São Carlos (SP). 9 a 11 de agosto de 2023. Site.

– 1º Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia do PENt-COPPE/UFRJ. Online. 28 a 30 de agosto de 2023. Site.

– Chip in Rio (International Congress in Microelectronics and Microtechnologies). Rio de Janeiro. 28 de agosto a 1º de setembro de 2023. Site.

– XXI B-MRS Meeting. Maceió (AL). 1 a 5 de outubro de 2023. Site.

– 4th International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR). Vitoria (ES). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

XLVI Congresso Internacional de Químicos Teóricos de Expressão Latina (Quitel 2023). Montevidéu (Uruguai). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

Siga-nos nas redes sociais

rodape

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais. do Boletim da SBPM

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *