Boletim da SBPMat. 104ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 104. 30 de abril de 2021.

Artigo em Destaque

Uma equipe científica do Brasil conseguiu produzir fibras de óxido de grafeno com formato e dimensões controladas. Para isso, os pesquisadores se basearam em conceitos de microfluídica. Flexíveis e com excelente condutividade, as fibras foram aplicadas em um transístor que poderia ser usado em dispositivos eletrônicos vestíveis. O trabalho foi recentemente publicado na Nanoscale. Saiba mais.

microfibras_news

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2021 (virtual)

logo_560

Dear Colleague,

We know that, after a year without the B-MRS annual meeting, our community is particularly eager to meet again around high quality science. That is why our organizing team has been working hard to ensure an interactive and fruitful virtual event this year.

In the joint event XIX B-MRS Meeting + IURMS ICEM, from August 30 to September 3, we will offer you all the possibilities to exchange information, network and chat with colleagues, lecturers and exhibitors, in a multidisciplinar and international environment.

This year, our meeting comprises 7 plenary lectures by leading scientists from around the world and more than twenty thematic symposia with invited, oral and poster sessions covering fields ranging from Biomaterials to Electronic Structure Calculations.

The meeting also features a virtual exhibition of products and services for the materials research community. And, of course, we will enjoy virtually our traditional Memorial Lecture in the opening session and, at the end of the event, the exciting Student Awards Ceremony, where more than 50 prizes and awards will be given.

Abstract submission is open until May 11th. Submit your abstract, invite your collaborators. Join us for the largest conference in the area of Materials Science in Latin America.

Kind regards,

Prof Gustavo Dalpian (Conference Chair)

– Submissão. Atendendo a pedidos da comunidade, o prazo para envio de resumos foi prorrogado até 11 de maio. Veja instruções para autores, aqui.

– Simpósios. Resumos podem ser submetidos dentro dos 24 simpósios temáticos que compõem o evento, abrangendo os mais diversos materiais, desde o design até as aplicações. Veja a lista de simpósios, aqui.

– Prêmios para estudantes de graduação e pós-graduação. Os Bernhard Gross Awards, da SBPMat, distinguirão o melhor pôster e melhor oral de cada simpósio. Os ACS Publications Prizes, da American Chemical Society, vão outorgar prêmios em dinheiro aos melhores trabalhos de todo o evento. O RSC Award, da Royal Society of Chemistry, premiará os 6 melhores pôsteres com vouchers para compra de livros. Saiba como concorrer aos prêmios, aqui.

– Plenárias e palestra memorial. 8 cientistas de destaque internacional confirmaram presença no evento. Veja aqui.

– Inscrição – early registration. Desconto por early registration está disponível até 30 de julho. Confira os valores, aqui.

– Inscrição – desconto para sócios. A soma dos valores da anuidade de sócio + inscrição com desconto é menor que o valor da anuidade para não sócios. Anuidade pode ser paga junto à inscrição ou separadamente. Confira os valores, aqui.

– Inscrição – América Latina. Participantes de instituições latino-americanas pagam o mesmo valor na inscrição do que os participantes do Brasil. Confira os valores, aqui.

– Auxílio FAPESP. Participantes de instituições paulistas com diploma de doutor podem se inscrever para participar do auxílio coletivo que será submetido à FAPESP. Se aprovado, o auxílio financiará as taxas de inscrição. Saiba mais e inscreva-se, aqui.

– Apoio e patrocínio. Esta edição virtual do evento oferece estandes virtuais e outras possibilidades para empresas e entidades interessadas em se conectar com a comunidade e exibir seus produtos e serviços. Interessados podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/19encontro/

Anuidades SBPMat 2021

Sócios da SBPMat podem encontrar os boletos referentes à anuidade 2021 em suas áreas de sócios, inserindo login e senha no cabeçalho do site. Estudantes e profissionais que ainda não são sócios estão convidados a fazer parte.Saiba mais.

banner socios newsletter

University Chapters

Entrevista com Roger Borges, membro e secretário do University Chapter da SBPMat na UFABC. O doutorando participou de uma mesa de discussão sobre a importância da ciência, que reuniu uma vencedora de Prêmio Nobel e 20 estudantes de universidades brasileiras dos mais diversos perfis. Veja a entrevista.

roger_news

À Luz do Candeeiro, iniciativa de divulgação de educação, ciência e tecnologia de University Chapters da SBPMat na UFCAT e UFPE, completou 20 episódios de podcasts publicados e iniciou uma série de lives em seu Instagram. Podcasts, aqui. Instagram, aqui.

candeeiro_news

Lives & Webinars

Estão disponíveis as gravações dos 7 bate-papos com empreendedores realizados ao longo do mês de março dentro do Programa Lives & Webinars da SBPMat. Cada live reuniu, em média, cerca de 80 participantes que ouviram e questionaram os fundadores de startups e empresas da área de materiais. Acesse as gravações, aqui.

Lives_logo_260px

Ações da SBPMat

– Em nota aberta, SBPMat manifesta preocupação com a nomeação da Profa. Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da CAPES. Veja a nota.

SBPMat endossa carta aberta ao Ministro da CT&I e aos presidentes da Câmara e do Senado solicitando incorporação imediata dos recursos integrais do FNDCT ao orçamento do MCTI. Veja o documento.

– SBPMat endossa o documento “União Nacional para Salvar Vidas”, que pede ações urgentes e coordenadas para mitigar os efeitos da pandemia de Covid19. Manifesto foi entregue aos presidentes do STF e do Senado. Veja o documento.

Oportunidades

– Estão abertas até 7 de junho as nomeações para o VinFuture Prize, prêmio internacional da fundação VinFuture (Vietnã), destinado a pesquisas ou inovações com impacto no desenvolvimento sustentável. Inclui um grande prêmio e prêmios para países em desenvolvimento, mulheres e campos emergentes. Informações e nomeações, aqui.

– Chamada CNPq-AIT (Brasil – Suíça) para apoiar jovens cientistas a fundar startups ou estabelecer parcerias com a indústria. Inscrições abertas até 9 de maio. Saiba mais.

– Projeto Versalhes sobre Materiais Avançados e Padrões (VAMAS) lança pesquisa para usuários de espectroscopia Raman sobre reprodutibilidade de resultados. Saiba mais e participe da pesquisa.

– Chamada de artigos para edição especial da Sensors and Actuators Reports (Elsevier) sobre pesquisa brasileira em sensores. Edição não cobrará taxa de publicação aos trabalhos aceitos. Saiba mais.

– Seleção de professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

– WEBINAR. Solar-driven synthesis of fuels and chemicals from biomass and plastic waste. Prof Erwin Reisner (University of Cambridge, Reino Unido). 11 de maio de 2021. Site.

VIRTUAL. 4th International Conference on Applied Surface Science. 29 a 30 de junho de 2021. Site.

– VIRTUAL. International Conference on Materials for Humanity (MH 21). 6 a 9 de julho de 2021. Site.

VIRTUAL. XIX B-MRS Meeting (Encontro da SBPMat) + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Site.

– 7th International Polysaccharide Conference (EPNOE 2021). Nantes (França). 11 a 15 de outubro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 29 de março a 1 de abril de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *