Boletim da SBPMat. 101ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 101. 31 de janeiro de 2021.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2021

logo_560

– O evento da SBPMat em 2021 será virtual!

– Ocorrerá de 30 de agosto (segunda-feira) a 3 de setembro (sexta-feira) deste ano.

– Será realizado em conjunto com o IUMRS-ICEM.

24 simpósios compõem esta edição do evento. Veja a lista.

– A submissão de resumos abre em 1º de março. Veja as instruções.

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/19encontro/

Artigo em Destaque

Uma equipe científica brasileira estudou detalhadamente materiais baseados no polímero PEDOT:PSS, promissor para substituir o ITO como eletrodo de células solares orgânicas. Os pesquisadores confirmaram que a adição de determinada proporção de óxido de grafeno ao polímero gera um material mais eficiente e mais barato, o qual se adapta ao sistema favorito para produção industrial dessas células solares flexíveis. O trabalho foi recentemente reportado em The Journal of Physical Chemistry C. Saiba mais.

news_artigo

Ações da SBPMat

– SBPMat, junto a mais de 90 entidades, apoia petição pela derrubada dos vetos do Presidente Bolsonaro à lei sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os vetos atentam contra a liberação de recursos para CTI. Saiba mais e assine a petição.

– SBPMat e mais de 300 entidades de vários setores da sociedade civil apoiam o manifesto “Vacinação Já” pelo início imediato da vacinação contra a Covid-19, gratuita e para todos, sem interferências políticas que atentem contra a saúde dos brasileiros. Saiba mais.

Novidades de Sócios da SBPMat

– Prof. Gustavo M. Dalpian (UFABC), sócio da SBPMat e coordenador do XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM, foi nomeado editor associado de uma nova revista científica open access da área de materiais, a “Discover Materials” (Springer). Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Depois de meio século de esforços internacionais, cientistas desenvolveram um material baseado em silício capaz de emitir luz. Descoberta, escolhida como “2020 Breakthrough of the Year” pela revista Physics World, abre possibilidades de integrar dispositivos optoeletrônicos em chips de silício (Nature). Saiba mais.

– Cientistas apresentam o primeiro estudo experimental detalhado da estrutura de vidros metálicos maciços (BMGs) – nova família de materiais, metálicos e amorfos ao mesmo tempo, com grande potencial de aplicação na indústria (Materials Today). Saiba mais.

– Nova técnica para fabricação de heteroestruturas. Cientistas conseguem rotar camadas de materiais bidimensionais para alinhá-las da forma desejada e controlar, assim, as propriedades da estrutura (Science Advances). Saiba mais.

– Pesquisadores produzem nanoestrutura com inovadora textura na superfície, capaz de penetrar em biofilmes (colônias de micróbios) e gerar uma reação química que mata bactérias. Magnética, a nanoestrutura também facilita a remoção dos restos de biofilme (Nano Letters). Saiba mais.

– Equipe científica franco-brasileira desenvolve estruturas alongadas muito flexíveis, usando um campo magnético para agregar nanopartículas de ferro ligadas por um polímero. Os cílios artificiais poderiam ser usados para direcionar fluidos ou levar material para dentro de células (The Journal of Physical Chemistry C). Saiba mais.

Covid-19

– Pesquisa brasileira gera sistema portátil, de baixo custo e alta sensibilidade para diagnóstico da Covid-19, baseado em genossensor. Saiba mais.

– Grupo de pesquisa e startup de São Paulo desenvolvem teste rápido de baixo custo, baseado em nanopartículas, para detectar anticorpos contra a Covid-19. Dispositivo poderia ser usado para monitorar resposta da população às vacinas. Saiba mais.

Oportunidades

– Bolsas de treinamento técnico para projeto PIPE Fapesp em biossensores. Saiba mais.

– Chamada internacional de estudantes da Egypt-Japan University of Science and Technology (Egito) para mestrado e doutorado. Aberta até 13 de fevereiro. Saiba mais.

– Especialização em ensino de Nanociências e Nanotecnologia EaD na Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria (RS). Inscrições até 03/03. Saiba mais.

– Chamada de projetos da Finep e MCTI para desenvolvimento de produtos/ processos/ serviços inovadores na área de materiais bidimensionais e minerais estratégicos. Podem participar ICTs em colaboração com empresas e startups. Submissão aberta até 01/03/21. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

– WEBINAR “PhD and Beyond: Laying the Foundation for a Successful Career”. 9 de fevereiro de 2021 às 11h (horário de Brasília). Organização: CINE. Apoio: SBPMat. Informações e inscrições (gratuitas).

4th International Conference on Applied Surface Science. Barcelona (Espanha). 28 de junho a 1 de julho de 2021. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2021. Site.

VIRTUAL. XIX B-MRS Meeting (Encontro da SBPMat) + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Online. 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *