Boletim da SBPMat – 134ª edição.


 

cabecalho-news-2

Edição nº 134. 29 de fevereiro de 2024.

Manifestos

Em uma primeira conquista para a comunidade científica dentro do problema da perda de acesso a periódicos científicos no Portal da CAPES, um acordo foi assinado nesta semana pela CAPES e a ACS (American Chemical Society) incluindo o acesso completo às revistas dessa editora, bem como a possibilidade de publicação, sem custo, em formato open access. Desde agosto de 2022, a SBPMat tem se manifestado a respeito a importância do acesso aos periódicos por meio de uma série de cartas enviadas à Presidência da CAPES. Saiba mais.

Artigos da Comunidade

Imagem3

A zircônia, cerâmica muito resistente e biocompatível, já é utilizada em ferramentas de corte, implantes dentários e várias outras aplicações. Entretanto, produzir peças de zircônia de alta qualidade, com formatos complexos e usando processos econômicos e sustentáveis ainda é um desafio. Neste estudo, pesquisadores da USP e UERJ, junto a colaboradores da Universidade de Aveiro (Portugal), combinaram técnicas avançadas de manufatura aditiva e de sinterização para obter amostras de zircônia densas em tempos e temperaturas significativamente inferiores aos convencionais. O artigo, publicado na Ceramics International, pode ser acessado aqui.

Imagem2

Uma equipe de pesquisadores da UFRN e da Unesp mostrou que é possível tratar efluentes e, ao mesmo tempo, produzir hidrogênio verde e produtos químicos. No laboratório, eles descontaminaram água proveniente de uma máquina de lavar roupa. Para isso, usaram um sistema eletroquímico montado por eles e alimentado por energia elétrica de usina solar. Nesse mesmo processo, a equipe conseguiu converter os contaminantes em hidrogênio e ácidos carboxílicos, os quais podem ser usados como combustível e matérias-primas de produtos industriais. A íntegra do artigo científico, publicado na Electrochemistry Communications, pode ser acessada aqui.

Imagem1

As células solares de silício são eficientes para converter a chamada luz visível em eletricidade, mas não para converter os outros tipos de luz que vêm do Sol. Uma estratégia pouco explorada para melhorar essa situação é cobrir o topo dos dispositivos com materiais fotônicos capazes de gerenciar a radiação solar. Neste artigo, pesquisadores do CEETEPS, UPE e USP revisam a literatura científica sobre o assunto e trazem provas de conceito com diferentes vidros que, ao ser colocados no topo das células solares de silício, conseguem aumentar a sua eficiência em até 18%. O artigo está disponível em formato open access e pode ser acessado aqui.

XXII B-MRS Meeting
Santos (SP), 29 de setembro a 3 de outubro de 2024

santos 24

Submissão de resumos. Está aberta, até 8 de abril, a submissão de resumos para apresentação de trabalhos nas sessões orais e de pôster dos simpósios. Veja as instruções para submeter trabalhos.

Simpósios. 29 simpósios temáticos foram aprovados para compor o XXII B-MRS Meeting. Trata-se de um recorde na história do evento anual da SBPMat. Os simpósios cobrem os mais diversos tópicos da pesquisa em Materiais. Veja a lista de simpósios.

Inscrições. Está disponível o valor da inscrição ao evento para as diversas categorias e condições. Veja as taxas de inscrição.

Expositores. 18 empresas e startups já confirmaram participação na nossa exposição de estandes. Conheça os expositores. Organizações interessadas na exposição e outras formas de patrocínio podem entrar em contato com comercial@sbpmat.org.br.

Local. O local do evento é o Blue Med Convention Center da cidade de Santos. Mais informações sobre a cidade e o centro de convenções.

Chairs. Os coordenadores gerais do evento são a Profa. Laura Oliveira Péres, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Prof. Lucas Fugikawa Santos, do Departamento de Física da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Comunidade

Imagem4

Yvonne Primerano Mascarenhas (USP) foi a vencedora do 5º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, da SBPC, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. A distinção reconhece o talento e a dedicação de cientistas brasileiras, fortalecendo o papel feminino no avanço científico nacional. Pioneira no Brasil com destaque internacional, a Profa. Yvonne criou o primeiro laboratório de cristalografia estrutural do país, foi a primeira pessoa a dirigir a Associação Brasileira de Cristalografia e o Instituto de Física de São Carlos da USP e formou cerca de 200 cristalógrafos ao longo da sua trajetória. A SBPMat, filiada à SBPC, foi uma das sociedades que indicou esta cientista para este prêmio. Veja a notícia da SBPC.

Oportunidades

– Estão abertas, até 19 de março, as inscrições para participar do Prêmio Jabuti Acadêmico. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio, que está na sua primeira edição, vai distinguir livros científicos, técnicos e profissionais, escritos em língua portuguesa e publicados em 2023. Uma das categorias do prêmio é “Química e Materiais”. Saiba mais.

– Nomeações para o 7º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, da ACS e SBQ, podem ser realizadas até 22 de março. Saiba mais.

– Aberta até 13 de março a inscrição para as Newton International Fellowships, bolsas para cientistas não britânicos em fase inicial de carreira, para realizar investigação no Reino Unido. Saiba mais.

– Oportunidade de pós-doc em materiais piezoelétricos sem chumbo dentro de consórcio formado pela UFABC e universidades da Europa, com financiamento da FAPESP e M-ERA.Net. Inscrições até 1º de março. Saiba mais.

– Edição especial do periódico Coatings (MDPI) dedicada a filmes e revestimentos ópticos recebe artigos até 30 de março. Editores convidados são sócios da SBPMat. Saiba mais.

– Chamada de artigos (papers, reviews e perspectivas) para coleção da Materials Advances (RSC) sobre avanços em materiais e dispositivos para a transição energética, com foco na América Latina. Editora convidada é membro do Conselho da SBPMat. Novo prazo de submissão: 31 de março. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Eventos da área

2nd School on Glasses and Glass-ceramics. São Carlos (SP). 29 de abril a 4 de maio de 2024. Site.

IEEE International Magnetics Conference (INTERMAG 2024). Rio de Janeiro (RJ). 5 a 10 de maio de 2024. Site.

50th International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF 2024). San Diego (EUA). 19 a 24 de maio de 2024. Site.

101st IUVSTA workshop on high performance SIMS instrumentation and machine learning / artificial intelligence methods for complex data. Maresias (SP). 19 a 24 de maio de 2024. Site.

I International Workshop on Applied Biosensing + IEEE Women in Sensors Day. Joinville (SC). 3 a 6 de junho de 2024. Site.

6th International Conference on Applied Surface Science (ICASS). Wuzhen (China). 17 a 20 de junho de 2024. Site.

17th International Conference on Inorganic Membranes (ICIM 2024). Florianópolis (SC). 1 a 5 de julho de 2024. Site.

29th International Liquid Crystal Conference (ILCC 2024). Rio de Janeiro (RJ). 21 a 26 de julho de 2024. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas (SP). 19 a 23 de agosto de 2024. Site.

19th International Conference on Plasma Surface Engineering (PSE 2024). Erfurt (Alemanha). 2 a 5 de setembro de 2024. Site.

XXII B-MRS Meeting. Santos (SP). 29 de setembro a 3 de outubro de 2024. Site.

VI Iberoamerican Conference on Advanced Oxidation Technologies (CIPOA). Florianópolis (SC). 7 a 11 de outubro de 2024. Site.

SBPMAT GERAL

rodape

Siga-nos nas redes sociais

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *