Manifesto sobre o baixo número de bolsas de pós-doutorado júnior


Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2025.

Baixo número de bolsas PDJ – Chamada CNPq Nº 49/2024

A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) manifesta preocupação com o baixo número de bolsas Pós-Doutorado Júnior (PDJ) disponibilizadas através da Chamada CNPq Nº 49/2024. O número de bolsas equivale a 10% dos pedidos recebidos nas áreas de Física, Química e Engenharia de Materiais.

Vale ressaltar que estas áreas representam a grande maioria das pesquisas na área de materiais avançados no Brasil, com aplicações em setores estratégicos do país, como: nano e biotecnologia, energias renováveis e sustentabilidade, agronegócio, medicina, entre outras.

As bolsas PDJ oportunizam os recém-doutores a continuarem suas pesquisas após a formação qualificada recebida nos programas de pós-graduação brasileiros. Isso garante o retorno do investimento em sua formação para a sociedade e a continuidade das pesquisas científicas brasileiras, que acontecem majoritariamente em instituições de ensino e pesquisa. A falta de oportunidades no Brasil inevitavelmente motiva nossos doutores(as) a buscarem oportunidades no exterior, levando o conhecimento brasileiro para fora do país.

Desse modo, entendemos a extrema necessidade de aumento de oferta de bolsas para manter o desenvolvimento científico do país e a competividade internacional nas áreas estratégicas mencionadas acima.

O engajamento de todos os setores da sociedade é fundamental.

Ivan H Bechtold

Presidente da SBPMat


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *