XXI B-MRS Meeting: panorama dos simpósios.


Confira os destaques de alguns simpósios segundos os seus organizadores.

Simpósio D: Materiais avançados aplicados em sensores para aplicações sanitárias, agrícolas e ambientais.

Nosso simpósio teve a apresentação de aproximadamente 130 trabalhos, sendo 28 na forma oral. Tivemos a apresentação de 4 invited speakers da Espanha, Inglaterra, Áustria e Brasil. Em relação às apresentações orais ou na forma de posters, tivemos a participação de pesquisadores brasileiros de praticamente todas as regiões.

Treze estudantes submeteram seus trabalhos para concorrer aos prêmios da RCS e ACS. Destaca-se que um dos concorrentes foi selecionado para receber os dois prêmios.

Em resumo, acreditamos que os objetivos propostos para este simpósio foram plenamente alcançados.

 

Simpósio G: Materiais fotocatalíticos aplicados na conversão de energia e remediação ambiental.

Foram apresentados 162 trabalhos, sendo 134 trabalhos na forma de pôsteres, 23 trabalhos na forma de apresentação oral e 5 palestras (Invited lecture), contando com a presença de 2 palestrantes renomados do exterior: Dr. Conchi Ania da University of Orléans – France e Dr. Andrea Folli da Cardiff University- United Kingdom.

Dos 162 participantes do Simpósio G, 69 foram da região Nordeste, 60 participantes da região Sudeste, 19 da região Sul, 4 da região Norte, 2 participantes do Centro Oeste do Brasil e 8 do exterior. Concorreram a prêmios 9 estudantes, sendo concedido um prêmio para a apresentação na forma de pôster e um prêmio para a apresentação oral.

Este Simpósio promoveu a interação entre pesquisadores e estudantes sobre os avanços no desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados para a conversão e armazenamento de energia solar, principalmente materiais fotocatalíticos para a divisão de água solar para produção de hidrogênio, conversão de CO 2 em combustíveis e remediação ambiental.

 

Simpósio H: Novos desenvolvimentos em materiais para baterias: projetando e produzindo sistemas mais eficientes por meio de caracterização em nanoescala.

O Simpósio H e o workshop da reunião da SBPMat 2023 focaram nos últimos avanços e desafios na área de materiais para baterias e foram realizados com sucesso.

Ambos os eventos reuniram um bom número de participantes. O simpósio contou com 4 palestrantes convidados de alto nível da Universidade de Harvard, Universidade de Lisboa, Universidade de Viena e Thermo Fisher Scientific, 5 apresentações orais sendo uma da Thermal Fisher Scientific, uma da Itália e 3 de diferentes instituições do Brasil e 10 pôsteres.

Houve dois oradores convidados da China e um orador convidado dos EUA que não puderam viajar devido a questões de visto. Houve menos participantes do que esperávamos, e a principal razão pode ser a realização de três simpósios semelhantes sobre materiais de armazenamento de energia. Acreditamos que a investigação sobre materiais de baterias será significativamente impulsionada nos próximos anos devido à descoberta do minério de Lítio no Brasil e assim, um simpósio de baterias atrairá um maior interesse no futuro, nomeadamente participantes da Indústria.

Outro ponto que gostaríamos de abordar são as premiações estudantis. Houve apenas alguns resumos estendidos submetidos para premiação. Visitamos todos os cartazes e perguntamos por que os alunos não se candidataram ao prêmio e a resposta foi falta de coragem. Neste caso, deveríamos realmente encorajar todos os alunos a submeter resumos estendidos. No geral, o simpósio e o workshop foram um sucesso, e os organizadores do simpósio gostariam de agradecer a todos os palestrantes, participantes, patrocinadores e revisores pela sua contribuição para o sucesso do evento.

 

Simpósio R: Eletrônica orgânica, fotônica e bioeletrônica: fundamentos, aplicações e tecnologias emergentes.

O Simpósio R sobre eletrônica orgânica, fotônica e aplicações de detecção foi um sucesso notável, mostrando o cenário vibrante e inovador da pesquisa neste campo. Tivemos a honra de receber renomados pesquisadores internacionais que proferiram palestras inspiradoras, lançando luz sobre os desenvolvimentos de ponta nesta área. As impressionantes palestras dos apresentadores brasileiros destacaram a excepcional qualidade das pesquisas realizadas no país, apesar dos persistentes cortes de financiamento que enfrentamos nos últimos anos. Além disso, as contribuições de nossos talentosos estudantes palestrantes demonstraram o notável potencial da próxima geração no avanço da área e nos encheram de esperança para o futuro da pesquisa no Brasil. O Simpósio R foi uma verdadeira demonstração do espírito colaborativo da nossa comunidade e esperamos replicar seu sucesso no próximo ano em Santos.

 

Simpósio U: Produção sustentável de nanomateriais e formulações de tinta para eletrônica impressa acessível, eficiente e reutilizável.

O Simpósio U recebeu um total de 25 submissões, das quais 8 foram apresentações orais cobrindo uma ampla gama de tópicos. Essas submissões foram representadas principalmente por jovens pesquisadores brilhantes do Brasil.

Em termos de palestras convidadas, o simpósio foi marcado por apresentações de alto nível de investigadores internacionais, nomeadamente o Dr. Sergio Pinilla do Instituto de Estudos Avançados de Madrid (IMDEA); Prof. Jeff Kettle da Universidade de Glasgow; Dr. Emanuel Carlos do CENIMAT, Universidade Nova de Lisboa e Dr. João Coelho do CENIMAT, Universidade Nova de Lisboa/Facultad de Física, Universidad de Sevilla. Foram apresentações de alta qualidade que levaram a uma sessão de discussão muito frutífera. Aliás, em todas as apresentações, com um público de cerca de 50 pessoas, houve sempre questões interessantes para os oradores, o que elevou o nível científico do simpósio. É importante mencionar também que a Merck também contou com uma representante, Carla Decandio, no simpósio. Esta participação proporcionou uma visão muito interessante de como as grandes empresas estão a tentar avançar para produtos químicos sustentáveis e produtos eletrônicos com impressão verde.

Em termos de prémios, a apresentação oral “Eletrodeposição de óxido de manganês em grafeno induzido por laser à base de papel para fabricação sustentável de supercapacitores” da estudante de doutoramento Maykel dos Santos Klem (FCT-UNESP) foi galardoada com o Prêmio Bernhard Gross de Melhor Apresentação de Simpósio. O prêmio de melhor pôster foi para Júlia Ketzer Majewski (UFPR).

No geral, o simpósio foi um sucesso e esperançosamente uma inspiração para todos os jovens investigadores interessados em sustentabilidade e electrónica impressa.

 

Simpósio V: Nanocompósitos avançados para fotônica: síntese de materiais, propriedades ópticas e aplicações.

O simpósio focou nos desenvolvimentos recentes de nanocompósitos fotônicos: síntese, caracterização e potenciais aplicações tecnológicas. Foram apresentados panoramas de trabalhos recentes e experimentos ainda em andamento baseados em nanocompósitos avançados: vidros, vitrocerâmicas, coloides, materiais bidimensionais, cristais fotônicos, sistemas híbridos, filmes finos flexíveis e nanoestruturados, pontos quânticos, entre outros. Diversas aplicações da fotônica foram destacadas: nanotermometria, displays coloridos, amplificadores ópticos, dispositivos fotovoltaicos, sensores magneto-ópticos e lasers aleatórios

Ocorreram sessões de pôsteres (2 a 4 de outubro) com 70 apresentações; o trabalho sobre vidros telurito dopados com íons Er3+ com potencial para aplicações em sensoriamento termométrico, apresentado por Gaston Lozano Calderón, do Instituto de Física de São Carlos (São Paulo-Brasil), recebeu o Prêmio Bernhard Gross pela apresentação de pôster.

As sessões orais aconteceram de 2 a 5 de outubro com 37 apresentações, incluindo 14 palestras convidadas do Brasil (3), Canadá (1), Itália (2), França (2), México (1), Espanha (1) e EUA (4). João Antonio Oliveira Santos, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, recebeu o Prêmio Bernhard Gross pela apresentação oral sobre plataforma nanohíbrida inteligente para sensoriamento de temperatura. É importante destacar o público amplo em todas as sessões e a interação permanente com os apresentadores. O entusiasmo dos alunos merece ser mencionado e motiva a todos nós a continuar com persistência.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *