Professor Edgar Zanotto recebe o título de “Peão da Tecnologia” por suas ações em prol do desenvolvimento de São Carlos.


O professor Edgar Dutra Zanotto. Crédito: Enzo Kuratomi/ UFSCar.

No dia 25 de abril, o pesquisador da área de Materiais Edgar Dutra Zanotto, um dos principais fundadores da nossa SBPMat, recebeu o título “Peão da Tecnologia” da Fundação Parque Tecnológico de São Carlos – ParqTec. Criado em 1993, o título é concedido a pessoas que tenham contribuído significativamente, através de inovação tecnológica, para aumentar a produção, qualidade e competitividade de produtos, processos e serviços nas empresas. A cerimônia, realizada no São Carlos Science Park – Parque Tecnológico de São Carlos, contou com a presença de pesquisadores, professores, empresários e autoridades locais e regionais. Na mesma cerimônia, o professor José Guilherme Sabe também recebeu o título.

Segundo o presidente do Conselho do ParqTec, Irineu Gualtieri, o prêmio foi outorgado aos professores devido a suas ações em prol do desenvolvimento da cidade. “Com pioneirismo e inovação, os agraciados têm contribuído de maneira significativa para a construção da Capital da Tecnologia desenvolvendo pesquisas, implantando projetos e estimulando o surgimento de novas empresas” afirmou Gualtieri. “Os homenageados possuem todas as características de um Peão da Tecnologia. São dinâmicos, estratégicos, inovadores, ativos, transparentes e humanos”, concluiu o presidente do ParqTec, Sylvio Goulart Rosa Jr.

Sobre o professor Edgar Dutra Zanotto

O professor Edgar Dutra Zanotto é engenheiro de Materiais pela UFSCar, mestre em Física pela IFSC – USP e PhD em Tecnologia de Vidros pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Ele atuou como professor visitante no departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Arizona em 1987 e no “college of Optics and Photonics” da Universidade da Florida Central em 2005, ambos nos EUA.

O pesquisador, professor titular do departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa – UFSCar) e membro do Conselho de Curadores do ParqTec, foi o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia – edição 2012. Zanotto já foi agraciado com mais 25 prêmios, que incluem três dos mais importantes em ciência dos vidros (Zachariasen Award concedido pelo Journal of Non-Crystalline Solids, Vittorio Gottardi Prize pela International Commission on Glass e G. W. Morey Award pela American Ceramic Society).

As atividades de pesquisa do professor e seus colaboradores focam principalmente o tema “cristalização e propriedades de vidros”. O professor e seus colaboradores já publicaram mais de 200 artigos, no Brasil e no exterior, realizaram mais de vinte projetos em parceria com empresas. Zanotto possui ainda 12 patentes depositadas, duas delas premiadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela IBM, e no Concurso Nacional “Prêmio Governador do Estado” – Invento Brasileiro 1996.

Zanotto é pesquisador nível 1A do CNPq, membro da Sociedade de Tecnologia de Vidros do Reino Unido, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), da Academia Mundial de Cerâmica (WAC) e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

O professor Zanotto também atuou como Coordenador Adjunto da diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre 1995 e 2005, com participação ativa na concepção e implantação de diversos projetos de fomento à pesquisa e de divulgação científica. Atualmente ele acumula as seguintes funções administrativas e consultivas: diretor do CEPID-Fapesp (CeRTEV- Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials), supervisor do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV)-DEMa/UFSCar, editor principal do Journal of Non-Crystalline Solids, secretário da divisão de vidros e materiais ópticos da ACerS (EUA), vice-chair do comitê técnico de cristalização de vidros da International Commission on Glass; membro dos conselhos do International Materials Institute (USA), da ACIESP e do IMPA; diretor da Associação Brasileira de Cerâmica e Curador do ParqTec desde 1984.

(Texto elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do ParqTec)

Links relacionados

Entrevista com o pesquisador da área de Materiais Edgar Dutra Zanotto, vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *