Processo seletivo para professor do quadro principal.



O Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) da Pontifícia  Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) está iniciando processo de  seleção para contratação de um professor de tempo integral e dedicação  exclusiva para o Quadro Principal. Esta vaga será voltada para a área de  concentração em Materiais e Nanotecnologia com ênfase em Materiais para  Energia. Os seguintes tópicos na área de Materiais para Energia são  considerados elegíveis: materiais termoelétricos, materiais para células  solares inorgânicas, piezoeléctricos, supercapacitores, materiais para  baterias recarregáveis, materiais para geração e armazenamento de  hidrogênio e células a combustível. 

Os candidatos devem possuir graduação, mestrado e doutorado em  Engenharia de Materiais, Engenharia de Nanotecnologia, Física ou em uma outra área afim. Para candidatos estrangeiros que tiveram sua formação  realizada integralmente no exterior não será exigido o título de mestre. 

Será considerado para fins de pontuação o número de publicações unicamente  na área de Materiais e Nanotecnologia (em especial como primeiro autor e  especialmente nos tópicos de Materiais para Energia supracitados) assim  como o fator de impacto do periódico e a realização de pós-doutorado relativo  à área Materiais para Energia. Experiência de docência comprovada  (somente professor substituto, adjunto ou assistente) é desejável, mas não  eliminatória. O fator H e a média de publicações por ano, exclusivamente no  período entre 2017 e 2022, são fatores que serão considerados, juntamente  com depósitos de patentes e projetos de pesquisa agraciados, comprovadamente, pelas agências de fomento e/ou indústria, na condição de  Coordenador.  

O professor contratado deve possuir um perfil agressivo em pesquisa,  publicação científica e em internacionalização, sendo capaz de desenvolver  rapidamente sua linha de pesquisa de forma independente em um, ou mais, tópicos da área de Materiais para Energia citados anteriormente, mostrando,  ao mesmo tempo, a capacidade de interagir com os grupos de pesquisa já  existentes no DEQM. O professor deverá atuar, a partir do momento da sua  incorporação no quadro docente da Universidade, no ensino de graduação e  de pós-graduação (no mínimo 7 h semanais de dedicação ao ensino), de  acordo com os planejamentos acadêmicos realizados pelo Coordenador de  Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia e pelo Coordenador  de Pós-graduação em Engenharia Química, de Materiais e Processos  Ambientais do DEQM. Além disso, deve ser capaz de orientar alunos de  iniciação científica, mestrado e doutorado, assim como participar, futuramente,  em órgãos colegiados do DEQM e atuar em outros cargos da estrutura  departamental. É esperado seu engajamento na atração de recursos  financeiros na forma de projetos de pesquisa financiados pelas agências de  fomento e/ou pela indústria. 

O salário inicial bruto é de R$ 13.154,44, a depender do enquadramento do  professor na carreira docente da PUC-Rio. O docente contratado estará  submetido a um período de estágio probatório que vai de 3 a 5 anos, para  comprovação de capacidade científica, de atração de projetos de pesquisa e  de ensino antes da aceitação final desse no quadro principal da universidade. 

Etapa 1. (eliminatória) 

  • Avaliação da documentação requerida (ver lista completa na página  seguinte). 
  • Avaliação do Curriculum Lattes ou Curriculum Vitae.
  • Avaliação de Projeto de Pesquisa exclusivamente em um dos tópicos de  Materiais para Energia supracitados, incluindo a viabilidade de sua  implementação e estratégias para obtenção de recursos para respectiva execução. 
  • Avaliação de um documento, de até 2 páginas, que relacione a  produtividade científica do candidato, nos últimos 5 anos (de 2017 a  2022), com o assunto de Projeto de Pesquisa. Além disso, o candidato  deve eleger um ou mais artigos de destaque, justificando essa escolha. 
  • Os candidatos estrangeiros poderão enviar seus documentos para  avaliação em inglês; nenhum outro idioma será aceito.

Etapa 2. Entrevista com a comissão de seleção.  

  • Apresentação do projeto de pesquisa num dos tópicos de Materiais  para Energia (até 25 min). 
  • Prova didática de um tópico na área de Transformações de Fasesa ser  sorteado (45 min). 
  • Os candidatos estrangeiros serão entrevistados e poderão fazer  apresentação em inglês. 

Fonte bibliográfica: D.A. Porter, K.A. Easterling, Phase Transformations in  Metals and Alloys, Chapman & Hall (os possíveis tópicos serão informados aos  aprovadas na etapa 1) 

Os candidatos estrangeiros e os brasileiros comprovadamente não residentes  no Estado do Rio de Janeiro poderão fazer as atividades da Etapa 2  remotamente. 

Documentação requerida (em cópia digitalizada): 

  • Currículo Lattes atualizado. Para estrangeiros Curriculum Vitae. • Diplomas pertinentes. 
  • Comprovante de experiência de docência se tiver.
  • Separatas dos artigos científicos publicados em revistas indexadas entre  2017 e 2022. 
  • Carteira de Identidade e CPF. Para estrangeiros, passaporte. • Projeto de pesquisa com plano de trabalho (máximo de 5 páginas). • Documento, de até 2 páginas, que relacione a produtividade científica do candidato, nos últimos 5 anos, com o assunto de Projeto de  Pesquisa.
  • Duas cartas de referência exclusivamente dos últimos  orientadores/supervisores enviadas exclusivamente de e-mails  institucionais. Outras cartas de recomendação não serão aceitas. 

Qualquer falta ou falha de documentos supracitados causará eliminação do  candidato. 

Prazo limite de inscrição: 07/07/2022 (com envio de todos os documentos  por meio eletrônico) 

OBS.: Os candidatos interessados devem enviar um e-mail, especificando  o assunto “PROCESSO SELETIVO DOCENTE DEQM – MATERIAIS PARA  ENERGIA”, com a documentação completa para deqm@puc-rio.br 

Previsão do resultado da Etapa 1: 18/07/2022 

O calendário da Etapa 2 do processo seletivo será disponibilizado aos  aprovados na Etapa 1 em tempo devido (previsão para as atividades da  etapa 2 é para 25 a 29 de julho de 2022).


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *