Pós-doutorado na UFABC com bolsa FAPESP.



Área de conhecimento: Física/Química de materiais

Nº do processo FAPESP: 2017/02317-2

Título do projeto: Síntese e modificação da interface de nanocristais de óxidos metálicos para aplicação em dispositivos fotoeletroquímicos

Pesquisador: Dr. Flavio Leandro de Souza

Unidade/Instituição: Universidade Federal do ABC – Campus Santo André

Data limite para inscrições: 18/03/2019

Localização: Avenida dos Estados, 5001 – Bairro Santa Terezinha – Santo André, São Paulo.

E-mails para inscrições: (flavio.souza@ufabc.edu.br)

 

As atividades de pesquisa estão relacionadas ao projeto temático “Interfaces em Materiais: Propriedades Eletrônicas, Magnéticas, Estruturais e de Transporte”, sob coordenação do Prof. Adalberto Fazzio (LNNano, CNPEM – Campinas). O supervisor do pós-doutorado será o Prof. Flavio Leandro de Souza da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – São Paulo.

Pretende-se desenvolver pesquisa envolvendo a síntese de fotoeletrodos nanoestruturados e modificar a interface entre os nanocristais de óxidos de metais de transição com adição de impurezas  tais como: SnO2, NiFeOx, TiO2, entre outros. O objetivo principal é minimizar o efeito bloqueante dessas interfaces, isto é, reduzir os sítios de aprisionamento de cargas e consequente a taxa de recombinação. Espera-se com a engenharia da interface entre os nanocristais maximizar o desempenho dos materiais desenvolvidos quando aplicados em células fotoeletroquímicas. A pesquisa será desenvolvida principalmente na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André. No entanto, uma parte das caracterizações poderá ser realizada em colaboração com o Laboratório Nacional de Nanotecnologia, LNNANO, CNPEM – CAMPINAS. Também são esperadas intensas colaborações com os grupos de teoria e simulação na área de materiais, tanta da UFABC e quanto do LNNANO.

A oportunidade está aberta igualmente a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor, no Brasil ou no exterior, em áreas relacionadas ao tema proposto. É imprescindível que o candidato tenha alguma experiência internacional, além de publicações nas áreas correlatadas ao projeto em revistas de relevante impacto internacional.

Os seguintes documentos são necessários para candidatura:

  1. Curriculum vitae, apresentando a experiência acadêmica do candidato e a lista de trabalhos publicados em periódicos. O currículo deve ser submetido em formato eletrônico pdf (Portable Document Format), onde os artigos devem ser identificados pelo DOI;
  2. Documento que comprove que é portador de título de doutor;
  3. Carta de apresentação/motivação do candidato de no máximo 2 páginas.

Para avaliação das propostas serão levados em consideração os seguintes aspectos: histórico de pesquisa do candidato e experiência na área. No que se refere à análise curricular, não será considerado somente o número de publicações do candidato, mas também sua qualidade e relevância. Adicionalmente, os candidatos serão convocados para uma entrevista presencial ou online com o supervisor para avaliar aderência das áreas de experiência do candidato aos temas de pesquisa relacionados ao projeto. Nesta etapa poderá ser solicitado ao candidato cartas de recomendação as quais deverão ser enviadas diretamente ao endereço informado na oportunidade.

A implantação da bolsa está condicionada à aprovação do candidato selecionado pela FAPESP. Caso a decisão seja referendada pela FAPESP, o candidato selecionado receberá bolsa no valor de R$ 7.174,80 mensais e reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar apenas despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. A FAPESP também financia despesas de transporte para mudança para São Paulo (Santo André). Mais informações sobre a bolsa podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.fapesp.br/bolsas/pd.

O candidato deverá enviar toda a documentação via e-mail para o endereço eletrônico acima com o título “Fellowship PD – Application”. O prazo para envio das inscrições se encerra em 30/01/19. Serão consideradas as inscrições em que todos os documentos (inclusive as cartas de recomendação) tenham sido recebidos impreterivelmente até a meia-noite do dia 18/03/2019, no horário de Brasília (UTC-3, horário de brasileiro de verão).

 


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *