Pós-doutorado em materiais ferroicos para conversão de energia e piezofotônica na UFSCar.


Área do conhecimento: Física da Matéria Condensada, Óptica e Fotônica

Processo FAPESP: 2017 / 13769-1

Título do projeto: MATERIAIS MULTIFERRÓICOS E FERROELÉTRICOS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA: Síntese, Propriedades, Fenomenologia e Aplicações.

Áreas de atuação: Física da Matéria Condensada e Engenharia Física

Número de vagas: 1

Início: Abril de 2021.

Investigador principal: Prof. José Antonio Eiras Unidade / Instituição: Grupo de Materiais Ferroicos (http://www.gmf.ufscar.br/) / Departamento de Física / Universidade Federal de São Carlos / SP-Brasil

Prazo para inscrições: 15–01- 2021

Local: Rod. Washington Luís km 235, 13.565-905 São Carlos – SP

E-mail para envio de propostas: gmf@ufscar.br

Resumo. Para projetar propriedades, em escala micro/manométrica, de um material inteligente, um aspecto fundamental está relacionado ao entendimento de seu comportamento macroscópico interagindo com a luz. No projeto apoiado pela FAPESP “Síntese e Caracterização Fotovoltaica de Nanoestruturas Ferroelétricas e Multiferroicas para Conversão de Energia Solar”, novos materiais ferroicos monofásicos nanoestruturados e compósitos inteligentes são modelados e sintetizados para aplicação em conversores de energias renováveis, tanto fotovoltaicos como piezo-fotônicos, para a próxima geração de dispositivos de telecomunicações. A equipe multidisciplinar de pesquisadores, de diversos grupos e instituições brasileiras, apoiada em infraestrutura adequada, vem aumentando o foco na caracterização óptica e modelagem de materiais multiferroicos.

Da Bolsa

Duração: dois anos, em dedicação exclusiva.

Início: O início das atividades está previsto para Abril de 2021.

Perfil do candidato

Candidatos: Doutorado em Física, Engenharia Física ou Físico de Materiais.

– Além do grau de doutor, é desejável que o candidato tenha experiência num centro de investigação de excelência internacional;

– O candidato deve ter um forte histórico acadêmico e habilidades de comunicação verbal e escrita, no mínimo na língua inglesa.

– O histórico de publicações é um dos itens avaliados;

– É altamente desejável conhecimento prévio e experiência em óptica e caracterizações ópticas, preparação de amostras para as medições, adequação dos setups disponíveis para investigação das propriedades ópticas, automatização de bancada óptica.

– Experiência em organizar e entregar resultados de forma a atingir metas em tempos pré-estabelecidos é essencial.

Candidatura

A candidatura deve ser enviada para o Grupo de Materiais Ferroicos / Departamento de Física / Universidade Federal de São Carlos / SP-Brasil, referência “Candidato a Bolsa de Pós-Doutoramento – Fotovoltaicos e Fotônica”, através do seguinte email: gmf@ufscar.br.

Os candidatos interessados devem enviar os seguintes documentos (em um único arquivo PDF):

1) Uma carta de apresentação descrevendo seus interesses de pesquisa na área da Bolsa de Pós-Doutorado – Ferroelétricos e Multiferroicos Fotovoltaicos e objetivos de carreira;

2) Um curriculum vitae;

3) Uma cópia das publicações indexadas;

4) Os nomes de pelo menos 3 pesquisadores de referência.

Data limite: Inscrições serão aceitas até 15 de janeiro de 2021.

Esta oportunidade é aberta a candidatos de qualquer nacionalidade (desde que apresentem visto oficial, se exigido pela legislação brasileira).

O candidato selecionado receberá bolsa de pós-doutorado FAPESP no valor de R $ 7.373,10 mensais e reserva técnica para pesquisa equivalente a 10 % do valor anual da bolsa que deve ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *