Áreas de conhecimento: Física da Matéria Condensada e Ciência dos Materiais
Processo FAPESP: 2017 / 13769-1
Título do projeto: MATERIAIS MULTIFERRÓICOS E FERROELÉTRICOS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA: Síntese, Propriedades, Fenomenologia e Aplicações.
Área de atuação: Física da Matéria Condensada ou Engenharia Física
Número de vagas: 1
Início: Abril, 2021
Investigador Principal: José Antonio Eiras Unidade / Instituição: Grupo de Materiais Ferroicos (http://www.gmf.ufscar.br/ ) / Departamento de Física / Universidade Federal de São Carlos / SP-Brasil
Prazo para submissões: 12-01-2021
Localização: Rod. Washington Luís km 235, CEP: 13.565-905 – São Carlos – SP
E-mail para submissão de propostas: gmf@ufscar.br
Resumo: O projeto, financiado pela FAPESP, tem uma posição de pós-doutorado para investigação em “Estrutura e propriedades elétricas de domínios em multiferroicos e ferroelétricos”. Os principais objetivos do projeto são alcançar avanços significativos, qualitativos e quantitativos, na síntese, caracterização, modelagem e aplicações de materiais nanoestruturados ferroicos, visando melhorar suas propriedades para aplicações em conversores de energias renováveis (mecânicas e solar). Nanoestruturas monofásicas ou heteroestruturas ferroicas estão sendo desenvolvidas por métodos químico ou físico (RF-Sputtering) para uso em conversores de energia mecânica (eletromecânicos) ou solar (fotovoltaicos). A equipe multidisciplinar, de pesquisadores de vários grupos e instituições brasileiras, possui a infraestrutura adequada para desenvolver todas as etapas necessárias para a síntese e caracterização de domínios em materiais ferroicos.
Da Bolsa
Duração: dois anos, dedicação exclusiva necessária.
Início: o início das atividades está previsto para Abril de 2021.
Perfil do candidato
Candidatos: PhD. em Física ou Engenharia Física.
– Além do doutorado, é desejável que o candidato tenha pelo menos seis meses de experiência profissional comprovada em um centro de pesquisa de excelência internacional;
– O candidato deve ter um forte histórico acadêmico e habilidades de comunicação verbal e escrita, pelo menos em inglês.
– O histórico das publicações é um dos itens avaliados;
– É altamente desejável ter conhecimento prévio e experiência em: síntese de nanoestruturas por métodos físicos e caracterização por técnicas físicas (condutividade elétrica, microscopia de força atômica
– AFM, Microscopia de Força de PiezoresponcePFM, espectroscopia de impedância entre outras).
– Experiência na organização e entrega de resultados para alcançar objetivos em tempos pré-estabelecidos é essencial.
Aplicação: O pedido deve ser encaminhado para o Grupo de Materiais Ferroicos / Departamento de Física / Universidade Federal de São Carlos / SP-Brasil, referência “Candidato a Bolsa de Pós-Doutorado – Propriedades de Domínios”, para o seguinte endereço: gmf@ufscar.br.
Os candidatos interessados devem enviar os seguintes documentos (em um único arquivo PDF):
1) Uma carta descrevendo seus interesses de pesquisa, na área da Bolsa de PósDoutorado – Estrutura de Domínios em Materiais Ferroicos, e objetivos de carreira;
2) O curriculum vitae;
3) Uma cópia de suas publicações indexadas;
4) Os nomes de pelo menos 3 pesquisadores como referências.
Data limite: As inscrições podem ser submetidas até 12 de Janeiro de 2021.
Esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade (desde que possuam o visto oficial seja exigido pela legislação brasileira, quando for o caso).
O candidato selecionado receberá uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R $ 7.373,10 por mês e um fundo de contingência para pesquisa, equivalente a 10 % do valor anual da bolsa que deve ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa.