Pós-doutorado em Células Solares de Perovskita


O grupo do Prof. Carlos F. O. Graeff da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Bauru (Brasil), está em busca de 1 pesquisador de pós-doutorado. O prazo de inscrição para as vagas é 15/07/2022. Espera-se que os candidatos projetem, produzam e caracterizem células solares de perovskita (PSCs).

Sobre o projeto

O presente projeto visa compreender os mecanismos de degradação envolvidos em PSCs e encontrar soluções para superar os problemas de estabilidade desses dispositivos. Com base nesta premissa, serão investigados diversos aspectos químicos e físicos que incluem; síntese de diferentes materiais coletores de luz de perovskita, análise de fenômenos interfaciais e de defeitos, busca de materiais ótimos para camadas de transporte de elétrons e buracos, uso de novas técnicas promissoras para caracterização de materiais e dispositivos e novas configurações de dispositivos. Essas investigações convergirão para o objetivo principal deste trabalho que consiste em propor PSCs mais estáveis e eficientes.

Principais objetivos do projeto

I. Otimizar composições de perovskita para minimizar defeitos durante as etapas de cristalização e deposição de filmes finos.
II. Projetar novas camadas de transporte de elétrons e buracos como alternativas para os materiais usados atualmente de baixa estabilidade.
III. Caracterizar a estrutura, morfologia e propriedades ópticas de nanomateriais como componentes ativos em PSCs;
IV. Estudar defeitos e seus efeitos em PSCs usando técnicas espectroscópicas e elétricas avançadas, como espectroscopia de deflexão fototérmica (PDS) e foto-CELIV.

Requisitos e como se inscrever

– Doutorado em Física, Ciência e Engenharia de Materiais, Química ou áreas afins.
– Experiência na fabricação e caracterização de células solares de perovskita é necessário.
– Experiência em uma variedade de métodos de deposição de filmes (blade-coating, roll-to-roll, etc) serão avaliados positivamente.
– Experiência anterior com as técnicas de caracterização PDS ou CELIV é um diferencial.
– Conhecimento de inglês (fluente em escrita e fala).

Cada candidato selecionado receberá uma bolsa de pós-doutorado da Universidade de São Paulo Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP) no valor de R$ 8.479,20 mensais e um fundo de contingência, equivalente a 10% do valor anual da bolsa que deverá ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa

Os candidatos devem entrar em contato com o Prof. Carlos F. O. Graeff (carlos.graeff@unesp.br) com um breve declaração de interesse de pesquisa/carta de apresentação, um CV e informações de contato de 2-3 referências. Alunos em seu último ano de Ph.D. treinamento são incentivados a aplicar.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *