Oportunidade de doutorado em membranas com bolsa CNPq na UFPR.



CHAMADA CNPQ/EQUINOR ENERGIA LTDA. 2018 – FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES EM PETRÓLEO, GÁS NATURAL E ENERGIA RENOVÁVEL.

Título do projeto: Síntese e caracterização de membranas poliméricas para aplicação em processos de purificação do gás natural.

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Daniel Eiras

Responsabilidades do bolsista:

• Sintetizar novos polímeros (homopolímeros, copolímeros ou membranas de matriz mista) para aplicação em processos de separação de gases por membranas.

• Produzir membranas através do método de inversão de fases.

• Caracterizar a permeabilidade a gases e a morfologia das membranas.

• Realizar outros ensaios de caracterização pertinentes ao projeto (DSC, DMA, TGA, FTIR, DRX).

Formação Acadêmica: Desejável formação em Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Física ou Química.

Experiência: Desejável experiência em laboratório de polímeros (experiência prática). Especificamente processamento, síntese e/ou caracterização de polímeros.

Outras informações: O projeto irá envolver atividades de laboratório, portanto o(s) candidato(s) deve(m) ter interesse e disposição para realizar trabalhos experimentais.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais: O bolsista deverá matricular-se no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PIPE/UFPR). As informações sobre o processo seletivo e sobre o programa podem ser encontradas no site do programa. (http://www.tecnologia.ufpr.br/portal/pipe/)

Enviar currículo e histórico do curso de mestrado para o e-mail eiras@ufpr.br até o dia 21/07/2019. Após análise de currículo será realizada uma entrevista (presencial ou por Skype) para discussão do tema do trabalho e dos interesses e objetivos do candidato interessado.


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *