Oportunidade de doutorado direto em Crescimento e Caracterização de Monocristais com bolsa FAPESP na UNIFESP


Local: Grupo de Materiais Multifuncionais e Sensores (GMMS) / Instituto de Ciência e  Tecnologia / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / São José dos Campos – SP  

O projeto temático financiado pela FAPESP – MATERIAIS MULTIFERRÓICOS E  FERROELÉTRICOS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA: Síntese, Propriedades,  Fenomenologia e Aplicações. (Processo FAPESP: 2017/13769-1), tem uma bolsa de  Doutorado Direto (DD) para o desenvolvimento de pesquisas em: Crescimento de  monocristais multiferróicos e caracterização de propriedades ópticas para aplicações em  piezofotônica. O projeto será desenvolvido no Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP,  campus São José dos Campos, com a orientação dos professores Manuel Henrique Lente e  José Antonio Eiras.  

Da aplicação e prazos:  

A inscrição neste processo seletivo deve ser encaminhada para o seguinte endereço de  e-mail: mlente@unifesp.br  

No campo “assunto” do e-mail deve constar a referência “Candidato à Bolsa de  Doutorado Direto – Monocristais Multiferroicos”. Os candidatos interessados devem enviar  os seguintes documentos (como um único arquivo em PDF):  

a-) Histórico Escolar completo do seu curso de graduação (incluindo reprovações, quando for  o caso);  

b-) Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado);  c-) Nome completo e endereço de e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências  sobre o(a) candidato(a).  

* Encerramento das inscrições: 14/01/2022;  

* Seleção do candidato: até 21/01/2022;  

* Início previsto das atividades: abril de 2022. 

Perfil do candidato:  

Desejável formação acadêmica em Física; Química; Engenharia de Materiais;  Engenharia Física ou Engenharia Química.  

Da Bolsa: http://www.fapesp.br/bolsas/dd 

Destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto  sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o  título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese.  

A solicitação de bolsa de doutorado direto pode ser apresentada antes do término do  curso precedente (graduação) ou quando de passagem do mestrado para o doutorado direto,  respeitando-se os prazos definidos pela FAPESP, mas a apresentação dos comprovantes  correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na  bolsa.  

A FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de doutorado, prioriza candidatos que  tenham recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração do curso, com  excelente histórico escolar e, preferencialmente, com experiência comprovada de estágio de  iniciação científica.  

Observações:  

Para a implementação da bolsa o candidato selecionado deverá:  

a-) Ingressar como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de  Materiais da UNIFESP através do Processo Seletivo Extraordinário:  

https://www.ppgecm.sites.unifesp.br/index.php/pt/processos-seletivos/aluno-regular processo-extraordinario  

b-) Ter a sua indicação como bolsista aceita pela FAPESP.  

Dúvidas ou maiores informações:  

Prof. Manuel Henrique Lente  

E-mail: mlente@unifesp.br


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *